Categories: Economia

Nowports opera com eficácia no setor logístico

Compartilhe este conteúdo com seus amigos. Desde já obrigado!

A Nowports é um agente de carga digital que facilita os processos de importação e exportação das empresas, atuando em todos os modais com soluções em tecnologia, logística, seguros e financiamentos. A startup também oferece serviços financeiros com base nos dados dos clientes que analisa. A Nowports é a resposta latino-americana à Flexport, startup do Vale do Silício na qual o Softbank também investe e que foi avaliada em US$ 8 bilhões após levantar US$ 2,2 bilhões em capital. Candidata a IPO, a Flexport encabeçou a lista de startups de alto crescimento mais inovadoras da rede americana CNBC em 2022. No começo do ano passado, a Nowports iniciou operação no Panamá, em Concepción (Chile) e em Medellín (Colômbia). Agora, a startup tem dez escritórios em sete países latino-americanos. “Oportunidade de inovação: tecnologia, um dos pilares da Nowports, permite realmente impactar a experiência do cliente e otimizar sua operação logística ao trazer mais visibilidade, acesso à informação, em tempo real e na palma da mão, organização e eficiência no dia a dia. Além de serviços adicionais, como acesso a financiamento, que permitem aos nossos clientes otimizarem seus fluxos de caixa e saúde da empresa. A Nowports trabalha na criação de um ecossistema completo para resolver as dores dos nossos clientes relacionadas ao supply chain”, diz Karim Hardane, country manager da Nowports.

Nos últimos anos, a Nowports está chamando a atenção do mercado com aportes de gigantes como o japonês SoftBank. Como enxerga esse êxito até aqui?

Geralmente, os investidores avaliam três importantes critérios para seus investimentos:

Tamanho do mercado: somente o Brasil é um mercado de mais de US$ 500 bilhões. Ao olhar para a América Latina, nos principais países onde atuamos, atualmente, falamos de um mercado de mais de US$1 trilhão. O mercado é gigante, ao considerar serviços adicionais que a Nowports está implementando (ex.: financiamento), o tamanho aumenta ainda mais. Ou seja, é uma oportunidade enorme.

Oportunidade de inovação: tecnologia, um dos pilares da Nowports, permite realmente impactar a experiência do cliente e otimizar sua operação logística ao trazer mais visibilidade, acesso à informação, em tempo real e na palma da mão, organização e eficiência no dia a dia. Além de serviços adicionais, como acesso a financiamento, que permitem aos nossos clientes otimizarem seus fluxos de caixa e saúde da empresa. A Nowports trabalha na criação de um ecossistema completo para resolver as dores dos nossos clientes relacionadas ao supply chain.

Capacidade de execução do time: o forte da Nowports é nossa diversidade e capacidade de unir pessoas com mais de 20 anos de experiência no mercado de comércio exterior, pessoas que cresceram nas áreas de tecnologia e de inovação. Ao trazer o melhor dos dois mundos, executamos e evoluímos rápido. Atualmente, o time reúne mais de 900 pessoas globalmente, que trabalha para melhorar a experiência dos nossos clientes.

Em que pilares a empresa tem estabelecido as suas operações no cenário logístico?

Não tem um pilar específico. Hoje, atuamos em Marítimo (FCL/LCL), Aéreo e Rodoviário. Estamos conquistando clientes de todos os tamanhos e segmentos. Alguns setores de destaque: importadores no segmento de painéis solares, exportadores de madeira e papéis, importação aérea dos EUA, entre outros.

Quais são os fatores mais complexos quando se fala em logística digital de cargas?

Ter vários fatores na cadeia. Informações diversas e dispersas complicam a qualidade e a precisão dos dados. No entanto, por meio da Inteligência Artificial que desenvolvemos, conseguimos melhorar muito isso e trazer confiabilidade aos nossos clientes.

Como avalia o mercado das logtechs no Brasil?

É um mercado grande e com muitas dores. Contudo, em todas as searas onde há problemas também existem espaços para oportunidades, tanto para empreendedores quanto para investidores.

Hoje, o mercado de logtechs brasileiro cresce e ganha visibilidade. O Brasil tem 300 logtechs, 46% atuam no ramo de logística e cargas. Esses dados integram um levantamento publicado pela Distrito e pela KPMG, em 2021.

Desde 2011, foram destinados US$1,3 bilhão para esse mercado. Além disso, mais de 50% das logtechs brasileiras nasceram entre 2015 e 2020, o setor é jovem, mas tem dado passos largos para atacar as dores que permeiam o setor. Importante destacar que em 2020, a Covid-19 foi caracterizada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como uma pandemia, o que de certa forma também refletiu no crescimento das logtechs.

Quais as maiores semelhanças do mercado mexicano e brasileiro?

Ambos são mercados de tamanho grande, mas carente de inovação e de otimização da cadeia de suprimentos.

E as maiores diferenças?

Devido a sua posição geográfica, o México desenvolveu relações comerciais muito fortes com os EUA, tornando-se seu principal parceiro de comércio exterior. O Brasil, em contrapartida, tem a China como seu principal parceiro. Outro ponto que percebemos é que os clientes no Brasil, geralmente, são mais exigentes.

Qual o preço que se paga quando se é o primeiro e maior agente de carga digital da América Latina?

A Nowports investe muitos recursos e tempo para entender profundamente as dores de nossos clientes e cria soluções para solucioná-las. Isso é, em geral, o preço da inovação. Por outro lado, isso nos permite captar clientes e crescer de forma mais rápida.

Como está sendo a implementação do serviço de carga consolidada aérea?

Por mais que a consolidação de cargas tenha a finalidade de facilitar a logística e promover a redução dos custos, não significa que a sua adesão seja simples em um primeiro momento, pois, precisamos entender as operações de cada cliente e nos adequar a elas. Acima de tudo, é preciso ter planejamento quanto às cargas bases que irão compor a consolidada e promover a operação de forma segura e regular. Seguimos promovendo nosso serviço junto ao mercado para solidificar cada vez mais nossas operações e aumentar a frequência de voos por semana.

Quais as maiores peculiaridades desse serviço?

Devemos estar atentos a quais mercadorias podem compor a consolidação. Produtos químicos, por exemplo, podem ter certa restrição na hora de consolidar. As mercadorias devem estar embaladas corretamente para permitir a consolidação das cargas e o empilhamento adequado.

E os maiores benefícios?

Os principais benefícios da consolidação aérea são: redução dos custos logísticos, combinados à agilidade do modal aéreo, e uma operação segura e de serviço regular.

Quais são os próximos passos da empresa dentro desse setor?

Buscamos continuamente formas de atender mais e melhor os importadores e exportadores brasileiros a fim de promover o crescimento sustentável da Nowports. Nossos próximos passos serão buscar desenvolver operações regulares em outras rotas de grande demanda nas importações para o Brasil.

Frankfurt será o local de consolidação de mercadorias na Europa e Hong Kong o ponto de consolidação na China, assim como hoje é em Miami nos EUA.

*Com participação da especialista de pricing da Nowports, Gabriela Corbis.


Compartilhe este conteúdo com seus amigos. Desde já obrigado!
Espaço Publicitário:

Recent Posts

Houve ilegalidades na privatização das teles?

A privatização das telecomunicações no Brasil foi um dos episódios mais marcantes da década de…

2 horas ago

Como Frank Miller mudou a história das HQs

Frank Miller é um dos nomes mais importantes e influentes da história dos quadrinhos. Sua…

8 horas ago

O estilo de vida nômade faz sentido pra você?

O estilo de vida nômade, em que pessoas optam por viver em constante movimento, sem…

20 horas ago

O suicídio caracterizou Ernest Hemingway

Ernest Hemingway, um dos escritores mais icônicos do século XX, viveu uma vida marcada por…

1 dia ago

Celulares mais antigos: uma solução inteligente para quem quer economizar

Apostar em smartphones de gerações anteriores pode ser uma alternativa para quem busca economia sem…

1 dia ago

Gerenciamento de crise na internet: entenda como reagir a problemas e proteger sua marca

Com a rápida disseminação de informações nas redes, empresas precisam de estratégias eficazes para responder…

2 dias ago