A Nubimetrics – startup argentina focada em empoderar os vendedores sobre o mercado do e-commerce – tem apostado no mercado digital brasileiro, que cresce ano após ano. Segundo dados de pesquisa do All INN, em parceria com a Opinion Box, o e-commerce deve atingir R$187 bilhões até o final deste ano. Para aproveitar esse crescimento, a empresa acaba de anunciar mais um marketplace parceiro: a Americanas. O objetivo é trazer para a plataforma ainda mais informações e dados de vendas para fornecer insights para sellers e grandes marcas por meio de Big Data e Inteligência Artificial, para vendedores e marcas presentes na Americanas Marketplace, democratizando o acesso à informação inteligente no e-commerce e culminar para o aumento das vendas online. “Este anúncio vem para reforçar o foco no mercado brasileiro. Nosso objetivo é ampliar a gama de dados e com isso ter a capacidade de oferecer nossa plataforma de Sales Intelligence a vendedores e marcas ativos em diversos marketplaces, ampliando nossa oferta e ajudando mais sellers e marcas a potencializar seus resultados no e-commerce, por meio de insights inteligentes sobre demanda, concorrência e sazonalidade. Tudo isso para empoderar ainda mais esses sellers e marcas e cumprir nosso propósito”, afirma Juliana Vital, Chief Revenue Officer (CRO) da Nubimetrics em entrevista exclusiva ao portal Panorama Mercantil.
Juliana, qual é a importância da parceria da Nubimetrics com a Americanas no mercado brasileiro de e-commerce?
Nosso objetivo é ampliar a gama de dados e, com isso, ter a capacidade de oferecer nossa plataforma de Sales Intelligence a vendedores e marcas ativos em diversos marketplaces, ampliando nossa oferta e ajudando mais sellers e marcas a potencializar seus resultados no e-commerce por meio de insights inteligentes sobre demanda, concorrência e sazonalidade. Tudo isso para empoderar ainda mais esses sellers e marcas e cumprir nosso propósito.
Por que a Nubimetrics decidiu expandir sua atuação para o mercado brasileiro?
O Brasil é o mercado mais maduro em e-commerce na América Latina. Temos um mercado diverso e bastante competitivo, com diversos big players disputando o share. Além disso, é claro que é uma potência em crescimento. Diversas pesquisas, números e dados comprovam que o e-commerce brasileiro, no pós-pandemia, não para de crescer e, pelo menos até 2026, será assim. Desde 2016, já tínhamos clientes no Brasil e o negócio está crescendo aqui naturalmente. Em 2021, vimos a oportunidade de expandir e tornar o território brasileiro com maior geração de receita para nós. Isso se concretizou no fim de 2021, onde o Brasil já era o líder em geração de receita na Nubimetrics. Seguimos apostando forte e crescendo no país, porque a oportunidade continua enorme.
Quais são os principais benefícios que a plataforma de Sales Intelligence da Nubimetrics oferece aos vendedores e marcas presentes na Americanas Marketplace?
Para os vendedores, a Nubimetrics oferece uma solução que lhes permite ser rentáveis ao explorar o mercado para descobrir oportunidades, que são os nichos e produtos que lhes permitem potencializar sua rentabilidade; e competitivo, que os permite conhecer a estratégia de seus concorrentes e comparar-se com eles para serem muito mais competitivos. Além disso, a nossa plataforma viabiliza que esses sellers conheçam suas métricas de operação com a possibilidade de fazer benchmarking para saber onde melhorar.
Já para as marcas, a Nubimetrics é importante para brandshare, ou seja, entender como seus produtos são vendidos em um marketplace. Além disso, auxilia no canal (vendedores) a monitorar o canal de vendas, entender a estratégia dos melhores vendedores dos produtos de sua marca e de sua concorrência. A plataforma ainda fornece insumos para entender a demanda dos consumidores, alinhar-se a ela com os produtos que possui ou com novos produtos; e estimar o estoque futuro com a possibilidade de ver vendas em 12 meses no futuro (forecasting). Por fim, é possível estudar os preços em detalhe.
Como a utilização de Big Data e Inteligência Artificial contribui para fornecer insights inteligentes sobre demanda, concorrência e sazonalidade no e-commerce?
Falamos sobre inteligência de vendas, porque concebemos inteligência como a capacidade de se adaptar ao contexto para sobreviver, e no mundo tão competitivo do e-commerce. Acreditamos que a informação é a chave para a adaptação de vendedores e fabricantes, não apenas para sobreviver, mas também para desenvolver negócios sustentáveis ao longo do tempo. Entender a demanda, a sazonalidade e a estratégia da concorrência é fundamental para isso.
Fale mais sobre isso.
A Nubimetrics é uma solução que democratiza a inteligência de e-commerce para vendedores e fabricantes, para que desenvolvam negócios rentáveis neste mundo tão competitivo do e-commerce.
Quais são os principais resultados que a Nubimetrics já alcançou desde que focou sua expansão no mercado brasileiro?
Desde que focamos nessa expansão, crescemos mais de 120% no faturamento. Além disso, a maioria dos líderes está no Brasil. Ou seja, de todos os heads globais existentes na empresa, 44% das posições são ocupadas por brasileiros. O Brasil também é responsável pela maior porcentagem da receita em nosso negócio, superando até mesmo a Argentina, onde a empresa foi fundada.
Como a parceria com a Americanas reforça o compromisso da Nubimetrics em colocar os parceiros no centro de suas ações?
Aqui na Nubimetrics, temos o cliente no centro de nossa operação. Para garantir uma boa experiência e informações relevantes, os dados são essenciais. Por isso, os parceiros são uma parte importante de nossa estratégia e sempre estarão ao nosso lado no centro de nossas ações.
Quais são os diferenciais da Nubimetrics em relação a outras plataformas de análise de dados de mercado no setor de e-commerce?
A Nubimetrics é a única plataforma que ajuda vendedores e marcas a entender a demanda, o mercado, a estratégia dos concorrentes e permite que o vendedor ou a marca se compare ao mercado e aos concorrentes. Em geral, nosso diferencial é focar em inteligência de vendas. Não somos uma plataforma com foco operacional. Nosso objetivo é capacitar vendedores e marcas para que a tomada de decisão no universo tão dinâmico e competitivo que é o e-commerce seja apoiada por dados inteligentes.
Como a Nubimetrics pretende continuar crescendo e se expandindo no mercado brasileiro e em outros países da América Latina?
O Brasil é o nosso mercado prioritário e, em segundo lugar, vem o México, onde também estamos em forte expansão e crescimento desde 2020. Além disso, a Nubimetrics tem clientes em mais de 16 países e continua investindo para crescer em mercados potenciais, sempre melhorando nossa oferta e expandindo nossa relevância de dados.
Quais são os planos futuros da Nubimetrics para oferecer cada vez mais informações estratégicas e empoderar ainda mais os vendedores e marcas no e-commerce?
Essa expansão de dados é parte principal do plano. O mercado é dinâmico, e os sellers e as marcas acompanham isso. Ao expandirmos nossa fonte de dados, ampliamos nosso mercado potencial.
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