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Bianca Setin analisa o mercado imobiliário

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O mercado imobiliário foi um dos setores que reagiu a uma velocidade surpreendente durante a pandemia de Covid-19. Não à toa, a Setin Incorporadora lançou quatro empreendimentos ao longo de 2020 e vendeu aproximadamente os R$ 500 milhões que lançou. “O início da pandemia causou retração no setor, mas com o mercado imobiliário impulsionado pela queda na taxa de juros, percebemos um aumento da demanda do consumidor a partir de junho e vendemos muito acima do que esperávamos em menos meses do ano”, explica Bianca Setin, diretora de operações da Setin Incorporadora. A executiva ressalta que o investimento na variedade de produtos foi iniciada ainda em 2020 com o lançamento do Setin Downtown Nova República, empreendimento localizado na praça da República com studios e apartamentos de 1, 2 e 3 dormitórios de até 117 m² e investimentos de R$ 250 mil a R$ 1,5 milhão, atendendo diversos públicos. Em apenas 30 dias, a incorporadora superou 80% das vendas das unidades de uma torre de 25 andares. Com essa aposta na diversificação, a Setin vai comercializar, em 2021, imóveis de R$ 500 mil a R$ 5 milhões, predominantemente apartamentos de dois e três dormitórios, consolidando a presença da companhia em mais regiões da capital paulista. “Antes, ocupamos espaços nas áreas metropolitanas no entorno do centro da capital, e agora faremos o caminho inverso”, explica Bianca.

Bianca, o que mudou no mercado imobiliário durante a pandemia?

O mercado imobiliário se adaptou rapidamente às novas necessidades perante a pandemia – uma das mais significativas foi a digitalização do processo de compra: hoje, o cliente pode, se desejar, conhecer e comprar o seu imóvel de forma 100% digital.

Quais os hábitos dos clientes que foram remodelados no mesmo período?

Neste período, as pessoas mudaram a relação com a moradia, o que aumentou a procura por imóveis mais amplos e com espaços para home office, varandas, cômodos mais confortáveis, e áreas mais verdes e arejadas, além do crescimento na busca pelo atendimento online e pela pesquisa de imóveis por meio das plataformas digitais.

Por onde passa o bom momento desse mercado atualmente?

Sem dúvida, passa pela baixa taxa de juros. Desse modo, o melhor e mais seguro investimento continua sendo o imóvel. Outro fator importante é a redução das taxas de financiamento, que permite a mais pessoas terem acesso a crédito para compra do seu imóvel.

Quais devem ser as tendências para este ano?

Entre as principais tendências para 2021 está o espaço de home office – modelo de trabalho que deve permanecer mesmo no pós-pandemia. Por isso, já desenvolvemos produtos pensando especificamente nesse espaço físico. Outra tecnologia que já estamos aplicando em nossos empreendimentos é a portaria virtual integrada no celular do morador, que é desenvolvida com a administração do condomínio – o cliente consegue entrar e acessar a unidade apenas com seu smartphone. Nossos empreendimentos também contam com espaços dedicados ao delivery com tecnologia embarcada, incluindo lockers inteligentes nas áreas comuns – uma tendência que cresceu bastante durante a pandemia.

A Selic em queda também favorece o mercado, não?

Sim, a queda da Selic e a redução das taxas de financiamento habitacional estão favorecendo o mercado imobiliário, uma vez que a queda de juros torna o mercado financeiro menos atrativo e, ao mesmo tempo, traz liquidez para investidores que optam pelo setor imobiliário. De acordo com a Abrainc, a associação do setor, nos últimos 10 anos, o investimento que mais rendeu no país foi o imóvel.

Como a Setin está alinhada nesse setor atualmente?

Presente no mercado imobiliário há mais de 41 anos, a Setin é uma incorporadora especializada em empreendimentos de médio e alto padrão na cidade de São Paulo. Portanto, somos uma marca bastante sólida e reconhecida no mercado. Atualmente, estamos focados em desenvolver empreendimentos residenciais, sempre buscando ouvir e atender as necessidades dos clientes.

Ao longo de 2020 a Setin lançou 4 empreendimentos. Como isso se sucedeu?

Em 2020, lançamos, devido à pandemia, 50% do que havíamos previsto inicialmente. Em junho do ano passado, decidimos lançar nosso primeiro empreendimento daquele ano e vendemos 80% em 30 dias – um grande sucesso – e devido seguimos nos lançamentos dos demais produtos. Fechamos 2020 de forma positiva, vendendo mais do que lançamos.

A longevidade da incorporadora faz com que oportunidades sejam vistas mesmo no meio de grandes turbulências?

Geralmente, em momentos de turbulência é que surgem as melhores oportunidades, por isso estamos atentos diariamente às mudanças de consumo e do nosso mercado.

Como a inovação é tratada pela Setin?

A inovação na Setin é um pilar importante em todas as frentes dos negócios, portanto olhamos diariamente para esse tema. Para os nossos empreendimentos procuramos trazer inovações que tornem a experiência do morador mais prática e segura, como a portaria virtual integrada dentro do celular do morador – o cliente consegue entrar e acessar a unidade apenas com seu smartphone. Também procuramos inovar no atendimento com o uso de plataformas virtuais que permitem ao cliente conhecer os empreendimentos, negociar e fechar negócios sem precisar se locomover.

2021 será um ano de mais lançamentos?

Projetamos lançar neste ano seis empreendimentos, totalizando um volume de vendas (VGV) de R$ 900 milhões – este valor é quase o dobro do VGV de lançamentos de 2020, que ficou na ordem de R$ 500 milhões.

A palavra de ordem em todos os mercados é experiência. Como as experiências estão colocadas nos empreendimentos imobiliários da incorporadora?

A experiência está relacionada diretamente com as tendências e o comportamento do consumidor. Como citado acima, a pandemia forçou as pessoas a olharem mais para a própria casa, então a procura por apartamentos maiores e confortáveis aumentou. Por isso, a Setin já tem empreendimentos com opções de espaços físicos para home office. Já nos nossos apartamentos menores, os studios, desenhamos um espaço de coworking nas áreas comuns.

Última atualização da matéria foi há 2 anos


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