Natalia Castan é empreendedora e há mais de 20 anos está à frente de negócios que promovem educação e inovação no Brasil. Formada em Direito, cursou inovação pelo MIT e participou de vivências na Escola da Ponte em Portugal, no Sustainability Institute, África do Sul, e no Projeto Âncora do Brasil. Seu primeiro empreendimento foi fundado quando ela tinha 18 anos, o Grupo Unite, um call center humanizado em todas as suas frentes, que tem como objetivo fazer com que a experiência entre cliente e marca parceira seja a melhor possível. Natalia também está à frente de outros negócios, como a Talkeen, empresa de relacionamento que faz o uso da tecnologia e Inteligência Artificial, e projetos de inovação como a Escola de Repertório e a Nutriens. Desde o início de sua carreira, Natalia se dedica a promover a educação no Brasil e impactar o maior número de pessoas. Já inseriu mais de 2 milhões de alunos na educação latino-americana. Além disso, Natalia sente-se motivada a desenvolver novas lideranças com os mesmos objetivos que o seu, promover impactos positivos na comunidade. Ela também sempre está disposta a conhecer projetos disruptivos em diversos setores e contribuir para que eles se desenvolvam ainda mais. Natalia é mãe da Isabela e do Paulo e a maior fã dos Rolling Stones. “O repertório vem ampliar a visão de mundo das pessoas, proporciona melhores escolhas e decisões”, afirma a empreendedora.
Natalia, qual foi a motivação por trás da criação do Grupo Unite, seu primeiro empreendimento?
Realizar um trabalho ético com todos os ecossistemas e conquistar meus sonhos a partir de um negócio próprio.
Como você acredita que a educação pode ter um impacto positivo na sociedade brasileira?
Quando ampliamos a nossa consciência, e a educação tem esse poder, passamos a enxergar tudo diferente. Passamos a ter “olhos de ver“, como diz Fernando Pessoa e uma sociedade formada por cidadãos mais conscientes, mais educados são menos manipulados, a corrupção, a criminalidade, a desigualdade são muito inferiores. O enfoque está no desenvolvimento das pessoas, da sociedade e da nação.
Quais são as principais estratégias que você utiliza para promover a educação e a inovação no Brasil?
Primeiramente atuando nesse segmento, tendo incentivado, inspirado, apoiado, orientado mais de 2MM de alunos que foram matriculados com a interferência da nossa equipe que valoriza e sabe a importância da educação na vida das pessoas. Segundo fazendo um trabalho de dentro para fora, com os nossos colaboradores e com a nossa comunidade, desenvolvendo o indivíduo. Nossa área de sapiência não desenvolve o profissional para a Unite e sim o ser humano para o mundo.
Como foi sua experiência cursando inovação pelo MIT e participando de vivências em Portugal e na África do Sul?
Foi maravilhoso poder ver com meus próprios olhos que poderia haver um jeito diferente de fazer as coisas e enxergar o mundo. Quando fui para Stellenbosch e vi funcionando uma comunidade autossustentável, que até então só tinha lido no livro Carta aos Pássaros, fiquei impressionada com o modus operandi daquele perfeito ecossistema e a valorização da verdadeira riqueza que são as relações humanas e a nossa relação com o mundo. Na Escola da Ponte e aqui no Brasil no Projeto Âncora vi o quanto as crianças são desenvolvidas a partir de valores virtuosos. Não são as matérias em si, mas o ambiente propício para que as crianças desenvolvam as habilidades mais importantes para suas vidas que lhe serão exigidas na fase adulta. No MIT pude chancelar o conhecimento mais técnico sobre a importância das pessoas e das relações para qualquer empresa criar e cultivar um ambiente inovador. Foram experiências marcantes e importantes para mim, pois, mudaram meu modo de pensar, ver o mundo e as pessoas, e quando a gente muda por dentro, a gente transforma o nosso entorno e foi isso que aconteceu.
De que forma a Talkeen incorpora tecnologia e Inteligência Artificial para aprimorar o relacionamento com os clientes?
Fazemos com que a tecnologia seja uma aliada no desenvolvimento desse relacionamento contínuo entre marca e cliente. Desde o nosso software omnichannel que possibilita a escolha do cliente por qual canal deseja ser atendido, horário e até atendente, como também o registro histórico de todas as solicitações e contatos gerando análises preditivas e prescritas, ou seja, prevendo e receitando o próximo melhor passo com o cliente. Também facilitamos a vida da empresa parceira que está conosco por meio da integração do nosso software com o ChatGPT que por sua vez auxilia na criação da melhor jornada de comunicação com o cliente, dando muitos insights e opções e depois automatizamos esse processo, sem perder a personalização e individualidade do cliente.
O que motivou você a criar projetos como a Escola de Repertório e a Nutriens?
São projetos que de alguma forma são a extensão da nossa mentalidade de impacto e educação. Quando falamos de consciência, a alimentação é uma delas e porque não desenvolver algo que possa ampliar o leque de conhecimento da nossa sociedade, sobretudo nesse momento em que o Brasil desponta como o país que mais cresce em obesidade no mundo, inclusive infantil? A Escola de Repertório vem afirmar o nosso compromisso no desenvolvimento do ser humano, entendemos que, nesse mundo contemporâneo, ter desenvolvidas as habilidades técnicas e sócio emocionais já não são mais suficientes. O repertório vem ampliar a visão de mundo das pessoas, proporciona melhores escolhas e decisões e já que vamos fazer, porque não para todos? A universidade corporativa pode ser aberta para todos e foi o que escolhemos fazer aqui.
Como você vê o papel da liderança na promoção de impactos positivos na comunidade?
Crucial atualmente obrigatório para qualquer trabalho sustentável, de longo prazo e com engajamento. Se a equipe não vê a liderança envolvida nessa agenda tão necessária e urgente, não sentirá espaço para fazê-lo, pois, não terá suporte da organização e também seu eventual esforço será em vão.
Quais são os desafios que você enfrentou ao longo de sua carreira como empreendedora?
Falta de conhecimento, escassez de recursos financeiros, dificuldade na captação de novos clientes, ausência de rede de apoio e networking para facilitar a jornada. Foi tudo muito difícil, mas possível.
Como você equilibra sua vida profissional com sua vida pessoal como mãe de dois filhos?
Não equilibro, aprendi que a vida é de fases e o equilíbrio está justamente no desequilíbrio que aquela fase lhe pede. Atenção maior para empresa, num outro momento a necessidade de atenção maior para os filhos, depois em outra fase atenção maior com seus pais e por aí vai. Fiquei em paz com isso, pois, não dá para termos uma agenda equilibrada porque os desafios são cíclicos.
Qual é a importância da música em sua vida e como ela influencia sua forma de pensar e agir como empreendedora?
A música sempre foi uma grande motivadora, inspiradora. Desde composições brasileiras que são verdadeiras poesias e nos ajudam a colocar em palavras muitos sentimentos e situações que por vezes não conseguimos; e ainda as batidas de um rock’n roll clássico que gera confiança, coragem para ir adiante ou um jazz e blues gostoso que vai te levar para outro canto, o da reflexão e paz tão necessárias. Música é vida!
O que você considera ser a chave para o sucesso em seus empreendimentos e projetos de inovação?
Estar em constante movimento.
Eder Fonseca é o publisher do Panorama Mercantil. Além de seu conteúdo original, o Panorama Mercantil oferece uma variedade de seções e recursos adicionais para enriquecer a experiência de seus leitores. Desde análises aprofundadas até cobertura de eventos e notícias agregadas de outros veículos em tempo real, o portal continua a fornecer uma visão abrangente e informada do mundo ao redor. Convidamos você a se juntar a nós nesta emocionante jornada informativa.
João Augusto Amaral Gurgel, conhecido como João Gurgel, foi um visionário da indústria automobilística brasileira.…
Ao longo da história, as celebrações e eventos excessivos refletem os costumes e valores de…
Nos últimos anos, o Mato Grosso tem despertado a atenção de investidores e especialistas em…
A década de 1990 foi um marco na televisão brasileira. A disputa pela audiência entre…
No cenário do luxo e da alta moda italiana, poucos nomes carregam tanto peso e…
A figura de John Montagu, o 4º Conde de Sandwich, é mais associada à invenção…