A Obramax, atacarejo de construção do grupo francês Adeo, terceiro maior grupo varejista de materiais de construção do mundo, acaba de inaugurar o projeto MLab, primeiro laboratório de tecnologia e inovação voltado para o segmento de atacarejo de construção.
Com o objetivo de trazer para a Obramax as práticas ágeis do mercado, integrando a área de tecnologia com as áreas de negócios, o projeto visa atender a alta demanda de inovação e desenvolvimento de soluções com práticas já difundidas em outros segmentos. “O MLab é um startup dentro da Obramax, envolvendo nos mesmos squads os times de tecnologia e negócio, entregando projetos com mais agilidade e assertividade com processos ágeis”, diz Diego Neufert, CIO da Obramax.
Para viabilizar o projeto, a empresa duplicou o investimento em tecnologia de 2021 para 2022. Neste primeiro ano o MLab terá um investimento da ordem de 30 milhões de reais. “Estamos adotando uma série de ferramentas, linguagens e frameworks modernos. Ao mesmo tempo, teremos núcleos de inovação em varejo dentro do MLab, com times multidisciplinares que têm liberdade tecnológica e de produto para criar o futuro do atacarejo”, diz Diego. Hoje, a empresa já tem mais de 50 colaboradores envolvidos no projeto e o MLab já nasce virtual, com profissionais em diversos locais do Brasil como Bahia, Paraná, Goiás, além do QG em São Paulo.
Inovação e Diversidade
A aproximação com o mercado de startups é outro pilar importante. A partir de parcerias, a ideia é trazer o conceito de “open innovation” para dentro da Obramax. “Queremos desenvolver um processo de inovação colaborativa com startups, em prol do desenvolvimento conjunto de novas tecnologias e processos. Neste primeiro momento, estamos focando especialmente nas LogTechs, ConstruTechs e RetailTechs, mas também estão no radar startups de Inteligência Artificial, Analytics e Processos”, explica Diego.
Outro diferencial do MLab é a forte liderança feminina. Segundo Diego, 50% dos cargos de liderança dentro do projeto são ocupados por mulheres. “A diversidade tem se tornado presente nos ambientes de tecnologia e na Obramax não fazemos distinção. Queremos atrair talentos que estejam dispostos a empoderar o profissional da construção civil, democratizar o acesso à moradia e facilitar nossas operações, internamente e também para nossos clientes”, comenta.
Além da inovação no setor, Michael Reins, CEO da Obramax, destaca o propósito da empresa para os interessados em desenvolver o comércio de materiais de construção. “A Obramax tem o propósito de democratizar e facilitar o acesso de todos os brasileiros à moradia digna. Nossa ambição é fazer dos locais onde as pessoas vivem ou trabalham lugares positivos. Um local positivo é aquele saudável e confortável, que respeita o planeta, os moradores, os vizinhos e o meio ambiente. Um local onde se vive em segurança, que consome poucos recursos e que evolui conforme as etapas da vida. Nada melhor para se chegar nisso do que tecnologia e inovação. Por isso o MLab chega como um hub de inovação para colaborar com esse propósito. Acreditamos na troca de experiências entre uma multinacional como a Obramax, que investe pesado em tecnologia, com a inovação trazida pelas startups”, diz Michael.
A experiência de implementação é uma iniciativa de um laboratório de inovação do grupo Adeo que também está presente entre outros na França, Itália, Polônia, Portugal, Rússia, África do Sul e Espanha e também é dono da marca Leroy Merlin.
Sobre a Obramax:
A Obramax faz parte do grupo Adeo, terceiro maior grupo varejista de materiais de construção do mundo, e primeiro na Europa e no Brasil. Na Europa, a Obramax atende pelo nome de Bricoman/Bricomart e está presente na Itália, Polônia, França e Espanha. São mais de 10.000 colaboradores, divididos em 104 unidades. As lojas medem de 5.000m² a 10.000m².
O grupo Adeo nasceu em 1923, com a marca Leroy Merlin (pelo casal Adolphe Leroy e Rose Merlin) e hoje é comandada pela Associação Familiar Mulliez (AFM). Atualmente, conta com 900 lojas integradas, marketplace e parcerias em modo plataforma em 20 países. A instituição emprega cerca de 150 mil colaboradores e faturou 26 bilhões de euros em 2020.
*Com participação da jornalista Marcela Vasconcelos.
Eder Fonseca é o publisher do Panorama Mercantil. Além de seu conteúdo original, o Panorama Mercantil oferece uma variedade de seções e recursos adicionais para enriquecer a experiência de seus leitores. Desde análises aprofundadas até cobertura de eventos e notícias agregadas de outros veículos em tempo real, o portal continua a fornecer uma visão abrangente e informada do mundo ao redor. Convidamos você a se juntar a nós nesta emocionante jornada informativa.
A privatização das telecomunicações no Brasil foi um dos episódios mais marcantes da década de…
Frank Miller é um dos nomes mais importantes e influentes da história dos quadrinhos. Sua…
O estilo de vida nômade, em que pessoas optam por viver em constante movimento, sem…
Ernest Hemingway, um dos escritores mais icônicos do século XX, viveu uma vida marcada por…
Apostar em smartphones de gerações anteriores pode ser uma alternativa para quem busca economia sem…
Com a rápida disseminação de informações nas redes, empresas precisam de estratégias eficazes para responder…