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On The Go aposta em pesquisas humanizadas

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Transformar a pesquisa digital em algo inovador e inspirador. Esse sempre foi o principal objetivo da On The Go, empresa que utiliza a tecnologia de chatbots para tornar a experiência de responder uma pesquisa de mercado mais natural e interessante, e até prazerosa. “Hoje, ninguém tem tempo de preencher senhas, baixar apps e acessar vários sites para responder pesquisas. O que fazemos é levar a pesquisa para um ambiente onde as pessoas já estão, através dos chats e, por meio do uso de Inteligência Artificial e abordagem conversacionais, tornar o processo que envolve a pesquisa em si muito agradável, seja para clientes ou e respondentes, que podem dar sua opinião nos mais diversos produtos – e de qualquer lugar”, diz o CEO da On The Go, João Calixto, que conta já ter desenvolvido pesquisas em latas de alumínio para uma multinacional de bebidas através de QR code, por exemplo. “Fora o atendimento ao cliente, as empresas começaram a perceber que os chatbots também podem ir além. Quando bem construídos, são capazes de gerar conversas genuínas e profundas com as pessoas, o que é excelente para uma pesquisa, promovendo um relacionamento muito mais consistente com o seu cliente”, complementa Calixto. O mercado de bots vive um momento de crescimento. No ano passado, segundo o Mapa do Ecossistema Brasileiro de Bots 2021, o número de chatbots criados dobrou.

João, como é constituída atualmente a On The Go?

Nossa sede é em São Paulo e temos uma operação comercial na Europa, em Lisboa. Somos quatro sócios e cada um atua em uma área estratégica do negócio: Vendas/Mkt, produto, tecnologia, e insights.

Quais os pilares da empresa?

Os pilares da empresa são:

Pessoas; Tecnologia e Inovação.

Como ela está inserida em seu mercado de atuação?

Somos uma Restech (Research Tech), cujo objetivo principal é a realização de pesquisa de mercado através de uma tecnologia inovadora, desenvolvida para que marcas e empresas de todos os tamanhos sejam capazes de conversar com seu público-alvo de maneira mais fácil, natural e engajada.

Fale um pouco mais sobre a tecnologia utilizada pela On The Go.

On The Go é uma metodologia de pesquisa conversacional mobile-first que aproxima e engaja os respondentes por meio de conversas em escala, sem necessidade de baixar um app para isso. Utilizando chatbots inteligentes ao invés dos tradicionais formulários de pesquisa.

Qual o papel da experiência do usuário nesse ecossistema?

Tudo na On The Go começa com o respondente. Sabemos que atualmente milhares de decisões são tomadas baseadas em dados dos consumidores, porém, em uma era em que um dos termos mais usados pelo marketing é o “consumidor no centro das decisões”, a maior parte das ferramentas de coleta esquecem da experiência dele no processo.

A criação da On the Go se deu quando percebemos que a maneira de abordagem das pesquisas digitais atingira um teto, e não estava em sintonia com a nova dinâmica de conversa e disponibilidade das pessoas. Cadastros, formulários, questionários duros e pouco amigáveis representam barreiras que impedem o engajamento e a expressão natural do respondente, fatores essenciais para uma coleta mais criativa, inspiradora e com insights reais.

Quando conseguimos levar a pesquisa para um ambiente onde as pessoas já estão no seu dia a dia, é possível tornar essa experiência mais leve, fluída e divertida e, dessa forma, ir além das respostas automáticas, despertando interesse e confiança para que compartilhem histórias, dúvidas, desejos e medos. Como quem conversa com um amigo, que está lá para te ouvir, mas não te julgar.

Como essa experiência é moldada diariamente?

Para além da máquina de entrevistas, desenvolvemos todo um ecossistema onde os clientes podem operar suas pesquisas de maneira mais simples e rápida. Criamos Chatbots de pesquisa que fazem tudo o que um questionário faz, e vão além, conseguimos acessar uma rede global de respondentes, e nosso cliente consegue até analisar os resultados com autonomia através do nosso dashboard em tempo real, sem depender de um instituto.

Em que momentos os chatbots podem ir além daquilo que é esperado?

Além das funcionalidades padrão de um questionário de pesquisa, é possível incluir no fluxo entrevistas todas as possibilidades multimídias que usamos no dia a dia como: áudios, emojis, gifs e vídeos, o que torna a conversa muito mais rica e inspiradora.

Por que você acredita que o chatbot é uma ferramenta democrática?

Principalmente pelo fato de operar num ambiente onde as pessoas já estão. Aplicativos de mensagem como WhatsApp, Telegram e Messenger evoluíram e se tornaram na última década a nova forma de comunicação global, atingindo todos os segmentos demográficos da população, dado o seu caráter simples, acessível e democrático. São bilhões de pessoas conectadas no mundo. Os chats hoje estão tão disseminados e tão presentes em todas as esferas e momentos da vida, que acabaram se tornando uma extensão das pessoas.

O que podemos entender como democracia quando se explora esse conceito especificamente?

A era digital pode ser definida pela ótica da revolução na comunicação. O avanço das tecnologias impactou diretamente a forma como as pessoas escrevem, falam e se comunicam. Mais desterritorializada e interagindo num nível global, as conversas digitais incorporaram novos códigos, abreviações, gírias e um novo dialeto – o “internetês” que funciona para todos. A pesquisa deve considerar isso, muitos no Brasil ainda são analfabetos funcionais, que não sabem escrever, mas se expressam muito bem por áudio, por exemplo.

A On The Go teve crescimento em 2021?

Desde 2019, a cada ano, a empresa vem dobrando de tamanho.

Quais os principais desafios da empresa para 2022?

Continuamos firmes em nossa missão de transformar a pesquisa de mercado digital em algo mais leve e criativo, por isso vamos continuar direcionando 100% dos nossos recursos aos três pilares da empresa: pessoas, tecnologia e inovação. Cada um desses elementos tem papel importantíssimo para que a OTG continue a criar valor em seu ecossistema. Em termos de negócio, não perder oportunidades, e até o fim do ano esperamos converter pelo menos mais 50 clientes para o nosso modelo de assinatura, recém testado em empresas como Ambev, Nestlé e DPSP. Esse formato de contratação vem para simplificar ainda mais o processo de setup de pesquisas, permitindo ao cliente, estimar, preparar e disparar uma pesquisa conversacional em apenas alguns cliques.


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