Desde 2011 no mercado e com sócios que acumulam mais de 14 anos de experiências no e-commerce, a proposta da Original.io é mudar o hábito de consumo do seu cliente. Como? Com tecnologia e soluções digitais para empresas de diversos tamanhos e segmentos, oferecendo maior valor para a sua marca e uma experiência de compra incrível para seu consumidor. Para otimizar a sua operação (e o seu investimento), a empresa acredita em uma comunicação fluida, próxima do seu público-alvo. A organização busca padrões de comportamento nos meios físicos e/ou online entregando alta qualidade em forma de design, implantação de e-commerce e aplicações móveis. A empresa é responsável pela otimização dos negócios digitais de grandes varejistas como Reserva, Farm, Electrolux, Renner e Drogaria Venancio. Esses e outros cases tornaram a Original.io corresponsável por R$10 bi transacionados e 30 milhões de e-consumidores atendidos. A Original.io é um dos principais parceiros implementadores da tecnologia VTEX no mundo, tendo a sua certificação renovada anualmente. “Resolver problemas de maneira mais eficiente, com menor desperdício e maior escala para o negócio. Assim, gerar valor para pessoas que colhem os benefícios dessas inovações”, afirma Thiago Verçosa, especialista em UX, tecnologia e varejo e cofundador e CEO da Original.io.
Thiago, a Original.io afirma que transforma as ideias e as necessidades das empresas em interfaces inteligentes. Qual a principal “ponte” para que isso seja realizado?
Visão holística e estratégica sobre negócios digitais. Temos uma sensibilidade acima da média para identificar oportunidades e proporcionar experiências mais eficientes e duradouras.
Quais os principais pilares da empresa?
Software para varejo, projetos digitais customizados de alta performance e consultoria.
Como a experiência do usuário molda esses pilares?
Ela nos ajuda a transmutar as necessidades de negócios e pessoas em ativos que vão despertar engajamento, vendas e operações que geram conexões com os clientes.
Quais os maiores erros da comunicação de uma empresa com o seu público-alvo?
• Interfaces incoerentes com tipo de produto ofertado. Imagina comprar uma joia de 30 mil reais com a interface de vendas de uma loja de auto-peças para carro, ou seja, a interface depreciaria o valor do produto. Bem como fotos mal tiradas das joias.
• Gatilhos comerciais, mau aproveitamento das ofertas e benefícios para o cliente.
• Processos de compra pouco intuitivos que demandam do cliente um esforço de compreensão da interface para fechar a compra.
É possível converter esse erro em acerto quando a empresa está “andando?”.
O processo de UX é contínuo, e também deve ser constante e consistente. Quase sempre será “andando” que as manobras serão feitas, o mundo não aguarda o momento certo pra “virar uma chave” e tá “resolvido”.
Quando a comunicação se torna mais fluida o objetivo se tornará mais assertivo?
Totalmente. Seguir os números e indicadores é a chave de ouro para a descoberta do foco no que é importante.
Por onde passa a definição de padrões que dará uma vantagem competitiva a uma empresa que tem a ambição de atuar no digital?
Transformação de dados em insights de negócio; operação centrada no cliente e não na organização; times digitais qualificados; performance tecnológica para briga em melhores posições; cultura empresarial com foco nos clientes e novas formas de trabalho; visão de negócios e construção de ecossistemas e não somente a empresa em si.
Quais os próximos passos quando esse padrão já está definido?
Estruturar um planejamento digital e buscar um time preparado para o desafio. As pessoas e a cultura de como elas colaboram são as chave das grandes manobras no mundo da tecnologia.
Qual o papel da inovação para a Original.io?
Resolver problemas de maneira mais eficiente, com menor desperdício e maior escala para o negócio. Assim, gerar valor para pessoas que colhem os benefícios dessas inovações.
Como as pessoas estão inseridas nos propósitos da empresa?
O time está engajado em uma forte cultura “skin in the game” junto ao nosso cliente. Isso resulta no envolvimento em busca não só entregas, mas como também do sucesso e resultado alcançado pelos nossos clientes.
O que vislumbra para a Original.io em 2022?
Expandir EUA e Europa e consolidar a empresa como umas das principais referências de experiência do cliente, no mundo.
Eder Fonseca é o publisher do Panorama Mercantil. Além de seu conteúdo original, o Panorama Mercantil oferece uma variedade de seções e recursos adicionais para enriquecer a experiência de seus leitores. Desde análises aprofundadas até cobertura de eventos e notícias agregadas de outros veículos em tempo real, o portal continua a fornecer uma visão abrangente e informada do mundo ao redor. Convidamos você a se juntar a nós nesta emocionante jornada informativa.
A queda de Bashar al-Assad marca um dos eventos mais significativos da história contemporânea do…
O setor agrícola do Brasil está passando por mudanças significativas à medida que o dinheiro…
A Guerra do Contestado (1912–1916) é um dos episódios mais significativos e complexos da história…
Poucos criadores na história da televisão podem reivindicar um impacto cultural tão duradouro quanto Marta…
A Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP) é um marco na história…
A presença feminina na política sempre foi marcada por desafios históricos, sociais e culturais. Durante…