Quando confeccionava roupas de bonecas com retalhos, Vera Frauzino não imaginava que um dia seria a responsável por criar os sapatos expostos nas vitrines das lojas da sua marca, Clube Debora Bertti, nome que homenageia sua filha. Inspirados no mercado europeu, os modelos, exclusivos e fabricados pela própria marca, não conquistaram apenas clientes, mas empreendedores que escolheram a rede para investir e se tornar franqueados. E, mesmo em um cenário não tão favorável, a rede saltou de nove para 14 unidades. Em 2020, logo após ter firmado parceria com os irmãos Leandro e Leonardo Castelo, fundadores da 300 Franchising – hoje a maior aceleradora de franquias do Brasil – e ingressado no segmento de franchising, três lojas da rede fecharam por conta dos decretos governamentais. “Para esse momento não ser ‘em vão’, os espaços passaram por reformas”, ressalta Vera. “Com apenas seis lojas funcionando, alcançamos um faturamento de R$5,9 milhões.” Acompanhando os passos da mãe desde a fundação da loja, em 2000, a administradora Débora Bertti não está presente apenas no nome da marca. Atualmente, ela ocupa o cargo de CEO e está à frente das estratégias para manter um bom índice de vendas, mesmo durante a pandemia. Para 2021, a meta que a empresária traçou junto à 300 Franchising é desafiadora: uma média de cinco unidades vendidas nos próximos nove meses, atingindo um faturamento de R$10 milhões até o final do ano.
Débora, o que foi fundamental para que a sua empresa se consolidasse no mercado?
Design próprio, qualidade e preço justo.
Como o seu mercado tem passado por esse período turbulento?
Estamos sofrendo como qualquer comércio físico varejista de moda, mas estamos investindo como nunca no virtual.
Ter uma solidez em momentos como esse traz uma vantagem competitiva?
Com certeza, uma marca consolidada no mercado há mais de 20 anos, sólida, é uma grande vantagem para se manter melhor em uma crise.
O que é importante nessa travessia?
Know-how, perseverança e sabedoria.
Qual a importância da exclusividade para vocês?
Ter produtos únicos e exclusivos é de grande importância para nós, porque dessa forma conseguimos colocar nossa cara, nosso DNA nos sapatos.
Desenvolver modelos com essa exclusividade é um exercício de observação diária?
Sim, com certeza! Diário e contínuo! Com a tecnologia, tudo está mudando com muita rapidez e a moda acompanha. Então temos que ter muita perspicácia para acompanhar e extrair o que julgamos melhor.
Quais os pilares do Clube Debora Bertti?
Inovação, honestidade, credibilidade.
E os principais diferenciais?
Marca própria, calçados exclusivos.
Como a inovação é tratada por você como empresária?
Temos um histórico de inovação no mercado brasiliense desde o começo (em meados de 2003) quando fomos pioneiros em colocar um preço único para todos os produtos das lojas, quando começamos a abrir as lojas aos domingos quando ninguém abria. Criamos um clube de calçados, sempre com alguma inovação, seja no material ou nas formas e cores. A inovação faz parte do nosso dia a dia e é de extrema importância para criação de modelos antenados às tendências.
Quais os planos para os próximos 5 anos?
Planejamos estar entre as maiores lojas de calçados femininos do Brasil, com cerca de 250 lojas. Estamos preparados para superar concorrentes. Nos próximos cinco anos, seremos 300 lojas, com um faturamento mensal de R$ 250 milhões.
Como a parceria com a 300 Franchising será fundamental para que esses planos sejam concretizados?
A 300 Franchising é de uma importância imprescindível para que tudo aconteça, sem eles, dificilmente tiraríamos os projetos de expansão do papel. Não tenho dúvida de que essa parceria com a 300 Franchising será promissora.
Eder Fonseca é o publisher do Panorama Mercantil. Além de seu conteúdo original, o Panorama Mercantil oferece uma variedade de seções e recursos adicionais para enriquecer a experiência de seus leitores. Desde análises aprofundadas até cobertura de eventos e notícias agregadas de outros veículos em tempo real, o portal continua a fornecer uma visão abrangente e informada do mundo ao redor. Convidamos você a se juntar a nós nesta emocionante jornada informativa.
João Augusto Amaral Gurgel, conhecido como João Gurgel, foi um visionário da indústria automobilística brasileira.…
Ao longo da história, as celebrações e eventos excessivos refletem os costumes e valores de…
Nos últimos anos, o Mato Grosso tem despertado a atenção de investidores e especialistas em…
A década de 1990 foi um marco na televisão brasileira. A disputa pela audiência entre…
No cenário do luxo e da alta moda italiana, poucos nomes carregam tanto peso e…
A figura de John Montagu, o 4º Conde de Sandwich, é mais associada à invenção…