A designer de interiores Anna Persia Bastos abre até o fim de abril em Niterói (RJ), a Eco Gaia Design de Interiores, com brechó e sebo, espaço para exposições e um showroom com objetos de decoração autorais, mobiliário afetivo, introduzindo o conceito de estilo de vida sustentável, criativo e inteligente, de espaço saudável relacionado a uma integração de vários fatores e estratégias, visando o bem-estar, acessibilidade, inclusão e a melhoria da qualidade de vida. A empresária é especialista em projetos de espaços saudáveis, por entender que os ambientes influenciam a vida das pessoas. Neste sentido, uma das preocupações está voltada para a sustentabilidade, por estar relacionada ao respeito a todas as coisas. Não é possível pensar que não somos responsáveis por um mundo melhor, uma vida mais salutar. Não há outra saída a não ser buscar um mundo mais sustentável. Sustentável no sentido do não desperdício em todas as áreas. Em todos os seus projetos busca materiais com baixo impacto, que não agridem o meio ambiente e o ser humano, formas de não gerar tanto lixo, de poluir menos o meio ambiente, de reaproveitar o que o cliente tem, repaginando e dando outro valor a peças e mobiliários. É um olhar amoroso pelo que temos e o medo de perder esta riqueza. Dentro desse conceito, entram o reuso de roupas e de livros, nova tendência mundial de conscientização contra o consumo desenfreado.
Anna, como surgiu a ideia de abrir a Eco Gaia Design de Interiores com um brechó e sebo?
Sempre tive uma preocupação e um respeito pelas coisas. Já participei de vários eventos de brechó e acho incrível a energia que circula neste tipo de negócio. Tenho um studio de design de interiores onde o foco dos meus projetos é levar saúde para as pessoas e nunca esquecer do planeta. Então, resolvi unir as minhas paixões em um só lugar – Interiores saudáveis, brecho e sebo. Amo livros! Desta forma, estou fazendo a energia circular, criando uma comunidade e ajudando o planeta. Compramos objetos, roupas, livros e neste ato aplicamos a nossa energia. Eles fazem parte de um momento da vida e depois, quando não cabe mais nela, o que fazer? Ter um olhar amoroso para.
Além do brechó e sebo, quais são os outros espaços que estarão disponíveis na Eco Gaia Design de Interiores?
Além do meu studio, teremos um showroom voltado para materiais sustentáveis, objetos de decoração artesanal, peças de decoração autoral e ressignificação de móveis afetivos. E junto a isso, teremos espaço para exposições, palestras e tudo mais que couber nesta linha de negócio sustentável.
Como o conceito de estilo de vida sustentável está integrado nos projetos de design de interiores da empresa?
O estilo de vida sustentável se baseia num olhar amoroso pelo planeta. Então, são pessoas preocupadas com a geração de resíduo, com a limpeza dos mares, com a poluição do ar, economia circular e o não ao desperdício. E é exatamente este o foco dos nossos projetos. Aproveitar ao máximo o que temos, recriando espaços harmônicos, com identidade e focado na saúde dos habitantes. Espaços com estilo e personalidade, com uma vida útil prolongada.
Qual é a importância da sustentabilidade nos projetos de design de interiores?
A sustentabilidade é importante para a sobrevivência de todos. Não temos outra saída a não ser seguir este caminho. Os projetos de interiores impactam consideravelmente no meio ambiente. Seja em descarte de mobiliários, seja em materiais da construção civil, seja no tipo de material de limpeza que é utilizado. Podemos projetar pensando em reuso de água, tipo de energia que impacta menos no meio ambiente, reutilizar o que já existe, reduzindo a geração de lixo. Temos muito a ajudar o planeta e é nisso que acredito.
Por que você sempre busca materiais com baixo impacto ambiental e que não agridem o meio ambiente e o ser humano em seus projetos?
Os meus projetos são pensados tendo como centro o ser humano. Vivemos 90% da nossa vida em ambientes construídos. O impacto que as construções têm na nossa saúde é enorme. Então, busco materiais que não liberem toxinas, que não tem componentes orgânicos voláteis, que tenha como premissa a saudabilidade. Além disso, um dos pontos da casa saudável é a sustentabilidade, onde o foco na especificação destes materiais é o planeta em primeiro lugar, seguido dos seres vivos. Cuidando de todos.
Como a reutilização de roupas e livros estão inseridas no conceito de espaço saudável da Eco Gaia Design de Interiores?
A reutilização está dentro do conceito de espaço saudável. Seja reutilização de roupas, livros, mobiliários, água… tudo está integrado para um bem maior. Se podemos reutilizar o que já foi gerado, por que gastar mais recursos para gerar mais produtos, impactando nos recursos naturais?
As exposições de artistas com temas relacionados à energia pulsante da Eco Gaia se integram ao conceito de espaço saudável?
As exposições estão dentro da linha da arte. A arte é extremamente importante para a saúde mental e emocional das pessoas. Ela nos leva a caminhos novos, novas possibilidades e emoções. Com ela presente, logicamente o espaço transborda saudabilidade.
Qual é a importância da nova marca orgânica e lúdica, com um caracol carregando uma casa em suas costas, para a identidade da Eco Gaia Design de Interiores?
A nova marca foi criada pelo estúdio IDLab. Eles conseguiram transcender a minha expectativa. Através do caracol, mostram a casa particular, a casa única e atemporal. O quanto é importante termos o nosso lugar. Um lugar de proteção, de afeto, de singularidade. Eco vem de ecologia, de casa e de eco. Gaia se refere a mãe Terra. Então, é marca preocupada com a morada das pessoas, suas histórias de vida e com a nossa mãe Terra. E com a esperança de que este conceito de cuidado com todos seja ecoado por todas as partes.
A organicidade se refere à natureza. Somos todos natureza e as curvas orgânicas nos remetem e nos conectam a ela.
Como a empresa proporciona projetos e produtos criativos, sustentáveis, conscientes e exclusivos?
Com o olhar para a necessidade e o desejo do cliente, sem tirar o olho para o meio ambiente. A partir daí, tudo é criado de forma exclusiva. Cada projeto é único, para uma casa e para uma família, diferente de qualquer outra.
Por que você acredita que a Eco Gaia Design de Interiores proporciona um local para se criar memórias afetivas?
Quando me refiro a memórias afetivas, digo sobre a possibilidade de ressignificação de mobiliários de família. Integrar espaços novos com objetos de família, cria memórias afetivas e banha o ambiente de emoção e afeto.
Quais são os valores e objetivos do seu trabalho e que são representados pela marca da Eco Gaia Design de Interiores?
A Eco Gaia tem como missão promover a melhoria da qualidade de vida dos nossos clientes criando ambientes atemporais e personalizados, com conforto e saúde para todos que compartilham do ambiente. O maior objetivo do studio é projetar espaços que valorizam a vida das pessoas e do planeta. Nossos valores estão pautados no respeito a vida, que inclui processos que visem a sustentabilidade, a inclusão da natureza como habitat principal e o respeito ao meio ambiente.
Eder Fonseca é o publisher do Panorama Mercantil. Além de seu conteúdo original, o Panorama Mercantil oferece uma variedade de seções e recursos adicionais para enriquecer a experiência de seus leitores. Desde análises aprofundadas até cobertura de eventos e notícias agregadas de outros veículos em tempo real, o portal continua a fornecer uma visão abrangente e informada do mundo ao redor. Convidamos você a se juntar a nós nesta emocionante jornada informativa.
A queda de Bashar al-Assad marca um dos eventos mais significativos da história contemporânea do…
O setor agrícola do Brasil está passando por mudanças significativas à medida que o dinheiro…
A Guerra do Contestado (1912–1916) é um dos episódios mais significativos e complexos da história…
Poucos criadores na história da televisão podem reivindicar um impacto cultural tão duradouro quanto Marta…
A Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP) é um marco na história…
A presença feminina na política sempre foi marcada por desafios históricos, sociais e culturais. Durante…