Categories: Sociedade

Os hábitos de consumo streaming de crianças

Compartilhe este conteúdo com seus amigos. Desde já obrigado!

O aumento generalizado do consumo de entretenimento via streaming impulsionado pela pandemia assume características bem específicas em se tratando do público infanto-juvenil. Estudo da Askids, braço de dados e insights da kidtech Kids Corp, ouviu 9.667 crianças e adolescentes entre 3 e 18 anos, entre abril e novembro de 2021, sobre seus hábitos de comportamento e consumo em relação às plataformas de entretenimento. Os dados foram coletados através de pesquisas on-line, em questionários distribuídos em mostra representativa da população conectada em nível nacional, segundo critérios de gênero, idade, nível socioeconômico e praça. Crianças entre 3 e 5 anos de idade responderam às perguntas sob supervisão dos pais.

Os dados levantados atestam a constatação do amplo e profundo alcance do streaming junto a esse segmento no Brasil, onde 86% do público menor de idade no país consome séries e filmes nestas plataformas, dedicando em média 11 horas semanais para a atividade. Nos casos de adolescentes e adolescentes (9 a 18 anos), o alcance ultrapassa 90% e chega a 13 horas semanais. As plataformas mais acessadas pelo público infanto-juvenil no mercado brasileiro são Netflix (76%), YouTube (70%), Amazon Prime Video (35%), Disney+ (28%), Google Play (20%), YouTube Kids (19%), GloboPlay (16%), SBT (16%), StarPlay (8%), ClaroTV e Twitch (5% cada). Além da forte presença de players nacionais no Top 10, chama a atenção a performance do serviço Disney+, que em apenas 1 ano após seu lançamento, já atinge 3 em cada 10 crianças brasileiras, que consomem, em média, 3,1 plataformas mensais cada. O GloboPlay, que registra penetração de 16% em média entre os menores de idade, cresce sua presença para 20% entre os adolescentes.

Entre os recursos destacados pelos usuários em cada plataforma, estão: conteúdo favorito, novidades e facilidade de uso (Netflix), facilidade de pesquisa e uso (YouTube), notícias e variedades (Amazon Prime) e conteúdo e notícias favoritos (Disney+). O estudo da Askids também mapeou o uso que crianças e adolescente fazem de canais nas redes sociais para buscar informação complementar sobre o conteúdo assistido via streaming, sendo o Youtube o canal em média mais usado (61%), seguido de Google (34%), Instagram (25%), Facebook (19%) e Tik Tok (18%). Um aspecto relevante para as marcas e anunciantes em gral está ligado ao fato de que séries e filmes impulsionam a compra de produtos em 6 de cada 10 crianças e adolescentes, o que oferece uma ótima oportunidade para produtos licenciados. Nesse aspecto, vestuário (31%) brinquedos (25%) e livros estão no Top 3 das categorias licenciadas com mais aderência junto a esse público.

“Embora existam inúmeras empresas de pesquisa, até agora nenhuma apresentava uma abordagem específica para esse segmento etário, com uma oferta regional baseada em tecnologia, o que permite acesso à informação com agilidade, dinamismo e eficiência de custos”, afirma Gáston Stochyk, cofundador e diretor-geral da Askids.

Sobre a Kids Corp:

A Kids Corp é a empresa líder em kidtech na América Latina. Com escritórios e talentos na Cidade do México, São Paulo, Buenos Aires, Bogotá e Montevidéu, trabalhamos ao lado dos mais relevantes anunciantes, agências, editores e criadores de conteúdo, capacitando-os com tecnologia, dados e expertise. Mais de 500 marcas, incluindo Disney, Hasbro, Kellogg’s, WarnerMedia, Nintendo, Netflix, Mattel, Pokémon, Lego, usam nossas soluções baseadas em dados para entender, inovar e interagir com mais de 150 milhões de crianças, adolescentes e seus pais, todos os meses.

*Com participação da jornalista Mônica Charoux.


Compartilhe este conteúdo com seus amigos. Desde já obrigado!
Espaço Publicitário:

Recent Posts

A Guerra do Contestado contada em detalhes

A Guerra do Contestado (1912–1916) é um dos episódios mais significativos e complexos da história…

11 horas ago

Marta Kauffman: raio-x da autora de Friends

Poucos criadores na história da televisão podem reivindicar um impacto cultural tão duradouro quanto Marta…

23 horas ago

O infortúnio de alguns fundadores da FIESP

A Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP) é um marco na história…

1 dia ago

Histórias inspiradoras de mulheres na política

A presença feminina na política sempre foi marcada por desafios históricos, sociais e culturais. Durante…

2 dias ago

Como Nicolae Ceaușescu foi fuzilado no Natal

O fim de Nicolae Ceaușescu, o ditador que governou a Romênia com punhos de ferro…

2 dias ago

Você confia na capacidade da Polícia Militar?

A confiança na Polícia Militar (PM) brasileira tem sido um tema de intenso debate nos…

3 dias ago