O aumento generalizado do consumo de entretenimento via streaming impulsionado pela pandemia assume características bem específicas em se tratando do público infanto-juvenil. Estudo da Askids, braço de dados e insights da kidtech Kids Corp, ouviu 9.667 crianças e adolescentes entre 3 e 18 anos, entre abril e novembro de 2021, sobre seus hábitos de comportamento e consumo em relação às plataformas de entretenimento. Os dados foram coletados através de pesquisas on-line, em questionários distribuídos em mostra representativa da população conectada em nível nacional, segundo critérios de gênero, idade, nível socioeconômico e praça. Crianças entre 3 e 5 anos de idade responderam às perguntas sob supervisão dos pais.
Os dados levantados atestam a constatação do amplo e profundo alcance do streaming junto a esse segmento no Brasil, onde 86% do público menor de idade no país consome séries e filmes nestas plataformas, dedicando em média 11 horas semanais para a atividade. Nos casos de adolescentes e adolescentes (9 a 18 anos), o alcance ultrapassa 90% e chega a 13 horas semanais. As plataformas mais acessadas pelo público infanto-juvenil no mercado brasileiro são Netflix (76%), YouTube (70%), Amazon Prime Video (35%), Disney+ (28%), Google Play (20%), YouTube Kids (19%), GloboPlay (16%), SBT (16%), StarPlay (8%), ClaroTV e Twitch (5% cada). Além da forte presença de players nacionais no Top 10, chama a atenção a performance do serviço Disney+, que em apenas 1 ano após seu lançamento, já atinge 3 em cada 10 crianças brasileiras, que consomem, em média, 3,1 plataformas mensais cada. O GloboPlay, que registra penetração de 16% em média entre os menores de idade, cresce sua presença para 20% entre os adolescentes.
Entre os recursos destacados pelos usuários em cada plataforma, estão: conteúdo favorito, novidades e facilidade de uso (Netflix), facilidade de pesquisa e uso (YouTube), notícias e variedades (Amazon Prime) e conteúdo e notícias favoritos (Disney+). O estudo da Askids também mapeou o uso que crianças e adolescente fazem de canais nas redes sociais para buscar informação complementar sobre o conteúdo assistido via streaming, sendo o Youtube o canal em média mais usado (61%), seguido de Google (34%), Instagram (25%), Facebook (19%) e Tik Tok (18%). Um aspecto relevante para as marcas e anunciantes em gral está ligado ao fato de que séries e filmes impulsionam a compra de produtos em 6 de cada 10 crianças e adolescentes, o que oferece uma ótima oportunidade para produtos licenciados. Nesse aspecto, vestuário (31%) brinquedos (25%) e livros estão no Top 3 das categorias licenciadas com mais aderência junto a esse público.
“Embora existam inúmeras empresas de pesquisa, até agora nenhuma apresentava uma abordagem específica para esse segmento etário, com uma oferta regional baseada em tecnologia, o que permite acesso à informação com agilidade, dinamismo e eficiência de custos”, afirma Gáston Stochyk, cofundador e diretor-geral da Askids.
Sobre a Kids Corp:
A Kids Corp é a empresa líder em kidtech na América Latina. Com escritórios e talentos na Cidade do México, São Paulo, Buenos Aires, Bogotá e Montevidéu, trabalhamos ao lado dos mais relevantes anunciantes, agências, editores e criadores de conteúdo, capacitando-os com tecnologia, dados e expertise. Mais de 500 marcas, incluindo Disney, Hasbro, Kellogg’s, WarnerMedia, Nintendo, Netflix, Mattel, Pokémon, Lego, usam nossas soluções baseadas em dados para entender, inovar e interagir com mais de 150 milhões de crianças, adolescentes e seus pais, todos os meses.
*Com participação da jornalista Mônica Charoux.
Eder Fonseca é o publisher do Panorama Mercantil. Além de seu conteúdo original, o Panorama Mercantil oferece uma variedade de seções e recursos adicionais para enriquecer a experiência de seus leitores. Desde análises aprofundadas até cobertura de eventos e notícias agregadas de outros veículos em tempo real, o portal continua a fornecer uma visão abrangente e informada do mundo ao redor. Convidamos você a se juntar a nós nesta emocionante jornada informativa.
Dubai se destaca cada vez mais como um dos destinos mais desejados do mundo para…
A privatização das telecomunicações no Brasil foi um dos episódios mais marcantes da década de…
Frank Miller é um dos nomes mais importantes e influentes da história dos quadrinhos. Sua…
O estilo de vida nômade, em que pessoas optam por viver em constante movimento, sem…
Ernest Hemingway, um dos escritores mais icônicos do século XX, viveu uma vida marcada por…
Apostar em smartphones de gerações anteriores pode ser uma alternativa para quem busca economia sem…