O setor de mobilidade passou por uma transformação significativa nos últimos anos, porém, existia uma área específica que ainda sofria pela falta de inovação: a dos caminhoneiros. Desde 2019, quando surgiu, o TMOV vem impactando o setor com uma plataforma digital que conecta motoristas a cargas de todo o País e que digitaliza toda a sua jornada – do cadastro, gerenciamento de risco, emissão de documentos, recebimento de fretes, seguros até o pós-viagem. Agora, a startup acaba de ampliar sua atuação: outras transportadoras também poderão digitalizar os seus serviços utilizando o TMOV Marketplace.
Essa nova frente do negócio é inaugurada com uma parceria com a Rodovico, transportadora focada no segmento agro e que espera aumentar em 40% sua operação com a solução.
Segundo João Oliveira, Chief Product Officer da TMOV, as transportadoras que aderirem ao marketplace passam a ter acesso a uma das maiores bases engajadas de caminhoneiros e poderão oferecer todos os benefícios que o TMOV disponibiliza para caminhoneiros, incluindo cashback, o que aumenta a receita das transportadoras.
“Diferente de outros players do mercado que são apenas um painel de cargas e tudo fica em função da transportadora, com o TMOV ofertamos uma jornada digital completa com cadastro online, gerenciamento de risco, seguros, meio de pagamento, plataforma de captação, plataforma de gestão de carga e uma plataforma de analytics integrada”, diz.
Ele ainda afirma: “Além disso, é uma oportunidade da transportadora ampliar a base de motoristas, pois passam a ter acesso à nossa base que hoje tem mais 210 mil caminhoneiros cadastrados. Damos a eles capacidade de crescer volume e faturamento de maneira muito mais rápida e mais eficiente”, ressalta João.
O CEO da empresa, Charlie Conner, destaca que, desde o início, a ideia do TMOV foi de abrir o caminho digital para um futuro melhor aos caminhoneiros.
“A Sotran, uma das líderes em transporte rodoviário, foi um grande laboratório para aprendermos a aperfeiçoar a jornada digital. Comprovamos que com TMOV uma transportadora pode ser pelo menos de três a cinco vezes mais eficiente e engajar muito mais o caminhoneiro. Em paralelo, tivemos várias conversas com transportadoras onde descobrimos a insatisfação com ferramentas existentes no mercado que no final não as ajudam a aumentar a eficiência ou receita. Com isso, vimos uma grande oportunidade que estamos começando explorar”, destaca Conner.
A operação da TMOV com a Rodovico se concentrará no Sul do país, onde a transportadora opera hoje.
Mas, segundo Diego Nazari Reis, Diretor de Negócios e Desenvolvimento da Rodovico, à medida que a solução for implementada e os resultados vierem, nada impedirá de expandir a atuação por todo o Brasil.
“Hoje, nosso maior desafio é tirar a operação do offline. Como somos uma empresa com foco na terceirização de motoristas, tínhamos que buscar esses profissionais em ligações por telefone ou em plataformas que não entregavam o processo completo. Com TMOV vimos que conseguiríamos trazer mais eficiência operacional, pois tudo ficaria concentrado em uma só plataforma otimizando nossa gestão. Outros players chegaram a nos oferecer outras soluções, mas no fim do dia nunca ajudou.”
“Com TMOV, temos a ferramenta certa e um time que nos ajuda em processos, cultura e gestão também”, comenta Reis.
Sobre a TMOV
TMOV é uma logtech líder no setor de transporte rodoviário de cargas.
Atualmente, já é o principal marketplace de oferta e demanda de cargas para o agronegócio no Brasil.
Esse modelo gera benefícios tanto aos caminhoneiros, transportadoras e frotistas, quanto às grandes empresas que fazem parte do seu portfólio de clientes, como Gavilon, Nova Agri, ECTP e JBS em uma solução de transporte “one stop shop”.
O aplicativo soma mais de 150 mil downloads, cerca de 100 mil usuários mensalmente ativos e mais de 75 mil contas no TMOV Pay, cartão com bandeira VISA em que os caminhoneiros recebem pelos seus fretes, obtêm desconto no preço do diesel e ainda podem pagar contas e fazer compras.
A plataforma transformou toda a cadeia logística do agro com soluções que visam abrir um caminho digital para um futuro melhor dos caminhoneiros.
*Com participação da jornalista Adriana Veronez.
Eder Fonseca é o publisher do Panorama Mercantil. Além de seu conteúdo original, o Panorama Mercantil oferece uma variedade de seções e recursos adicionais para enriquecer a experiência de seus leitores. Desde análises aprofundadas até cobertura de eventos e notícias agregadas de outros veículos em tempo real, o portal continua a fornecer uma visão abrangente e informada do mundo ao redor. Convidamos você a se juntar a nós nesta emocionante jornada informativa.
O comércio eletrônico brasileiro tem experimentado uma expansão significativa nos últimos anos, refletindo mudanças no…
João Augusto Amaral Gurgel, conhecido como João Gurgel, foi um visionário da indústria automobilística brasileira.…
Ao longo da história, as celebrações e eventos excessivos refletem os costumes e valores de…
Nos últimos anos, o Mato Grosso tem despertado a atenção de investidores e especialistas em…
A década de 1990 foi um marco na televisão brasileira. A disputa pela audiência entre…
No cenário do luxo e da alta moda italiana, poucos nomes carregam tanto peso e…