Rubens Covello trabalha há mais de 25 anos pela evolução dos serviços da Saúde no Brasil, a partir da construção de uma mentalidade com base na qualidade da assistência e na segurança do paciente. Com esse propósito, ajudou a desenvolver o conceito da Acreditação no país, posicionando o IQG como o primeiro membro brasileiro certificado pela International Society of Qualify in Health Care (ISQua). A Quality Global Alliance (QGA) é cocriadora da única e mais inovadora Aliança Global para o desenvolvimento e a implementação de padrões mundiais de excelência em saúde com foco no paciente, a Health Standards Organization (HSO), que acumula mais de 16 mil serviços acreditados no mundo, distribuídos em 37 países. Atualmente é fundador, sócio e CEO na QGA e cofundador da HSO. “A Quality Global Alliance (QGA) é cocriadora da Health Standard Organization (HSO), que juntamente com o Brasil, Canadá, Holanda, Bélgica, Catar e Emirados Árabes, formam a HSO. A organização é a única Aliança Global que desenha padrões globais de qualidade e Acreditação, focada em inovação, qualidade e segurança do paciente, com atuação em mais de 37 países no mundo, responsável pela acreditação de mais de 15.000 instituições de saúde em todo o mundo”, afirma o experiente e inovador CEO em entrevista exclusiva ao portal Panorama Mercantil que você confere a seguir.
Rubens, qual é o papel da Quality Global Alliance (QGA) na criação da Health Standards Organization (HSO)?
A Quality Global Alliance (QGA) é cocriadora da Health Standard Organization (HSO), que juntamente com o Brasil, Canadá, Holanda, Bélgica, Catar e Emirados Árabes, formam a HSO. A organização é a única Aliança Global que desenha padrões globais de qualidade e Acreditação, focada em inovação, qualidade e segurança do paciente, com atuação em mais de 37 países no mundo, responsável pela acreditação de mais de 15.000 instituições de saúde em todo o mundo.
Por que a QGA decidiu se envolver na implementação de padrões mundiais de excelência em saúde?
Tivemos como foco criar e se envolver com processos de melhoria da qualidade e segurança do paciente. Fui um dos cocriadores dos padrões brasileiros de acreditação e desde 2016, quando começou nossa joint venture com a Accreditation Canada, fomos atrás do que há de melhor em segurança do paciente, certificação de qualidade e acreditação para implementar nas instituições de saúde brasileiras. A busca por padrões internacionais teve como foco principal promover uma assistência a saúde de qualidade para toda a sociedade.
Quais são os benefícios que a aliança global traz para as organizações de saúde, sistemas de saúde e pacientes?
Os benefícios são inúmeros! A aliança global permite aperfeiçoar a gestão corporativa e clínica, implementar padrões de excelência nas organizações, integrar normas e melhores práticas aprovadas, adotadas internacionalmente, além de aprimorar o treinamento dos times multidisciplinares dessas organizações, para garantir mais segurança e práticas mais eficientes. A aplicação do Qmentum favorece a participação da sociedade na construção de um modelo assistencial mais integrado e mobilizando os interesses dos pacientes para promover as melhores práticas. Ao todo, temos só no Brasil mais de 280 clientes comprometidos em entregar os cuidados de saúde com excelência. No mundo todo já são mais de 37 países que utilizam o Qmentum como um grande motor propulsor de excelência em saúde.
Como a QGA e suas organizações parceiras contribuem para acreditação internacional pela ISQua?
A International Society for Quality in Health Care (ISQua) é a única organização de qualidade no mundo que certifica estruturas acreditadoras, como a QGA. A ISQua é uma organização sem fins lucrativos, com foco no direcionamento de melhores práticas do setor de saúde. Além de oferecer programas para melhoria da qualidade e segurança para instituições acreditadoras, também possui programas de educação para avaliadores e metodologias. Há uma relação de vantagens para os dois lados: enquanto a QGA é certificada pela ISQua e mantém seus padrões validados por ela, nós da QGA também auxiliamos no alinhamento dos padrões, para que estejam sempre de acordo com as necessidades das instituições. Nos boards internacionais da ISQua, a QGA contribui com as discussões e inovações do sistema de saúde, permitindo o aprimoramento de práticas de maneira global.
Quais são os critérios utilizados pela HSO para acreditar um serviço de saúde?
A HSO trabalha com a formulação de padrões de alta performance, utilizando o conhecimento dos principais especialistas de todo o mundo para desenvolver também programas de avaliação e soluções de melhoria de qualidade. A HSO e a Accreditation Canada são focadas nas pessoas que utilizam os sistemas de saúde em todo mundo, ou seja, pacientes, provedores e gestores. Dessa forma, para ser um serviço acreditado com os padrões da HSO, por meio da QGA – Quality Global Alliance, é necessário estar conectado a estas ideias e princípios da metodologia Qmentum, como o cuidado centrado na pessoa.
Como a QGA pretende expandir sua presença em outros países além dos 37 já envolvidos?
A QGA tem construído parcerias com foco na colaboração entre países que possuem o propósito de melhorar o sistema de saúde, permitindo a troca de experiência entre avaliadores especialistas, os quais possuem mais de 1000 avaliações, fortalecendo a relação entre organizações. Os consórcios de saúde internacionais permitem a criação de parcerias colaborativas com esta finalidade, atualmente já muito fortalecida com o México, por exemplo.
Quais são as medidas tomadas pela QGA para garantir a excelência em saúde com foco no paciente?
A QGA estabelece uma relação muito próxima com seus clientes, com levantamento constante de prioridades na gestão dos serviços de saúde. Precisamos sempre estar atentos às novas tendências e necessidades que o setor de saúde impõe. Temos uma área específica na empresa, focada em transformar as necessidades dos clientes em soluções, a qual chamamos de Contas Estratégicas. A partir desta área, conectamos instituições com o foco na melhoria da segurança do paciente e melhores práticas de gestão, além de direcionar esforços de maneira conjunta, cocriando ações de alto impacto para apoiar na resolução de problemas complexos.
Por que é importante para as organizações de saúde buscarem acreditação e aderirem aos padrões da HSO?
A acreditação é uma ferramenta impulsionadora de mudanças, com objetivos de apoiar no alcance de melhores resultados assistenciais e sustentabilidade financeira. Os padrões da HSO direcionam para uma prática de gestão focada em eficiência e redução de desperdícios, gerando uma consciência coletiva de que a qualidade com excelência não gera custos desnecessários. Já nos processos assistenciais, o respeito à cultura e padrões da sociedade são valores de grande relevância para a estruturação dos cuidados centrado nas necessidades do paciente e alta resolutividade. O processo de cocriação junta à QGA permite que as organizações se desenvolvam em um ritmo controlado e acompanhado, direcionando os desafios e impulsionando os acertos. A melhoria no clima organizacional com o envolvimento ativo dos profissionais faz da acreditação um movimento de valorização da vida e do conhecimento de um grupo de trabalhadores do conhecimento.
Quais são os desafios enfrentados pela QGA na implementação dos padrões mundiais de excelência em saúde?
Cada país tem uma cultura diferente. A metodologia Qmentum International começou no Canadá, com importantes diferenças no sistema de saúde, se comparada ao Brasil. No Canadá, o sistema de saúde é realizado em redes de atenção à saúde, ou seja, todos os serviços disponibilizados para a população são entregues por uma mesma governança, facilitando a comunicação e a organização dos serviços para as pessoas. No Brasil, a maioria dos serviços tem gestão individualizada e pouca ou nenhuma conexão local. Então, o maior desafio em implementar os padrões de excelência é adaptá-los de acordo com as necessidades de cada país e de cada comunidade, para garantir o melhor que determinada instituição ou serviço pode oferecer, respeitando sua cultura e legislação.
Como a QGA planeja medir o impacto de sua aliança global na melhoria da qualidade da assistência médica?
A medição da melhoria na qualidade assistencial já é mensurada nas organizações de saúde, considerando os resultados clínicos acompanhados nas linhas de cuidado e programas de monitoramento daquelas instituições acreditadas pelo Qmentum. Os grupos médicos de anestesia, por exemplo, mensuram seus resultados através de um conjunto de indicadores, permitindo a troca de melhores práticas através da interface com os avaliadores especialistas. O processo de acreditação da governança clínica tem aprimorado o acompanhamento de resultados assistenciais através dos PREMs e PROMs, ferramentas estas voltadas a eficiência clínica.
Quais são os próximos passos da QGA e da HSO no desenvolvimento e na implementação de padrões mundiais de excelência em saúde?
Para a amplificação do movimento pela acreditação, estamos construindo estratégias para aumentar o acesso de serviços através do Qmentum 360, apoiando instituições com baixa maturidade de segurança a construírem suas bases de forma consistente e melhorando sua cultura. O fortalecimento do processo de acreditação das redes de atenção à saúde com o Qmentum 360, contribui com a redução de custos e desperdícios do sistema, para que tenhamos serviços de atenção à saúde de qualidade, seguros e com práticas sistematizadas para o melhor atendimento e eficiência de cada comunidade. A ampliação e desenvolvimento de avaliadores é uma estratégia que adotamos para garantir a perenidade do nosso capital intelectual com os processos de expansão previstos.
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