Em 1990 surgia a empresa GLR. O propósito foi desenvolver sistemas para a área de Recursos Humanos, contribuindo para minimizar conflitos e maximizar a interação no ambiente organizacional. Foi então desenvolvido o aplicativo POPULIS, um software de gestão de RH, com 10 módulos familiarizados à rotina de Recursos Humanos. Em 2004, a fim de superar os desafios da globalização, do enxugamento das grandes estruturas, das alterações hierárquicas e do novo perfil de RH a GLR abre uma nova empresa. Neste momento surge a POPULIS SERVIÇOS, que oferece além do aplicativo, uma modalidade de negócio baseada na terceirização de serviços da folha de pagamento. Tecnologicamente, a evolução do POPULIS na versão 2.0, inaugurada em 2013, trouxe uma interface totalmente focada no usuário, principalmente no que diz respeito à relação colaborador x gestor. Novas funcionalidades como a marcação de ponto, que dispensa o uso de relógios e um sistema de solicitações online, revolucionaram os processos, possibilitando que os próprios colaboradores realizem diversas tarefas sem a necessidade de passar pelo RH. “Contamos com experiência e tecnologia de alta performance aliados ao suporte e flexibilidade de atendimento”, explica o atual gerente de marketing e líder no projeto de certificação da POPULIS, Pedro Henrique Bonini Schlithler.
Pedro, nos fale um pouco sobre a sua carreira até chegarmos aos dias atuais.
Iniciei minha carreira como designer gráfico e digital e um dos meus primeiros clientes foi a POPULIS. Posteriormente, foquei na comercialização de mídias alternativas e ações promocionais, onde ações foram realizadas para grandes clientes e agências renomadas.
Como se deu a sua entrada na POPULIS?
Na recente crise que tivemos em 2015, as verbas publicitárias foram cortadas pela metade a as mídias alternativas foram as primeiras a saírem do planejamento das agências. Casado e pai de uma menina, resolvi colocar meu currículo no mercado e buscar maior estabilidade. Como já havia atendido a POPULIS e mantive o bom relacionamento, fui convidado para assumir o departamento de marketing.
Quais são os pilares da organização?
Experiência de 28 anos de mercado – Tecnologia própria – Equipe técnica altamente capacitada – Flexibilidade para atender diferentes segmentos de mercado.
Como se encontra o setor onde a POPULIS está operando?
O Setor de BPO no Brasil ainda é muito virgem se comparado à EUA e Europa, onde essa prática já atinge cerca de 80% das empresas. Por aqui, as empresas ainda têm a tendência de internalizar os processos, o que não favorece o desenvolvimento contínuo do seu core business. Mas percebo que aos poucos o brasileiro tem entendido os benefícios de se terceirizar e vem aderindo à ideia. A chave para o sucesso em outsourcing é encontrar um provedor experiente, com boas práticas de gestão e processos bem definidos, isso garantirá o sucesso da parceria.
Quais são as maiores razões para uma empresa automatizar sua folha de pagamento?
Diante de um mercado exigente, é fundamental atuar na otimização de processos e na redução de despesas. Nesse sentido, a terceirização de serviços é uma excelente alternativa.
As empresas de modo geral estão aderindo a esse processo?
Esse modelo de trabalho tem sido cada vez mais utilizado por empresas que buscam mais agilidade, qualidade e especialização em todos os processos.
Esse sistema se adequa a todos os cenários corporativos?
Sim, a flexibilidade do sistema POPUIS possibilita adequação aos diferentes cenários corporativos.
Quais são as principais soluções oferecidas pela POPULIS atualmente?
Software de gestão de pessoas como serviço e BPO (business process outsourcing), que visa a terceirização dos processos de folha de pagamento.
O que é fundamental para alguém que queira ser líder em um projeto de certificação assim como você é na POPULIS?
É fundamental que a pessoa conheça a empresa e os processos de negócio. É importante ter bom relacionamento com as equipes, pois, será necessário circular por todos os departamentos para captar informações e posteriormente implantar as mudanças necessárias.
Qual a importância do selo outorgado pela ABRAPSA no trabalho desenvolvido pela POPULIS?
O selo agrega muito valor para a companhia frente à concorrência devido ao fato de haver uma comprovação da seriedade e da qualidade aplicada em nossas soluções. Comprovação essa assinada pela Fundação Vanzolini que é altamente gabaritada e transmite muita confiança como organização certificadora.
O que muda operacionalmente falando com esse selo?
Alterações operacionais foram implantadas durante o processo de certificação, onde realizamos adequações nos processos de gestão de documentos, gestão das pessoas, gestão de tecnologia, gestão de inovação, segurança, controle de ameaças e uma série de outros detalhes que possibilitaram um melhor controle de todos os nossos processos internos.
Eder Fonseca é o publisher do Panorama Mercantil. Além de seu conteúdo original, o Panorama Mercantil oferece uma variedade de seções e recursos adicionais para enriquecer a experiência de seus leitores. Desde análises aprofundadas até cobertura de eventos e notícias agregadas de outros veículos em tempo real, o portal continua a fornecer uma visão abrangente e informada do mundo ao redor. Convidamos você a se juntar a nós nesta emocionante jornada informativa.
Ao longo da história, as celebrações e eventos excessivos refletem os costumes e valores de…
Nos últimos anos, o Mato Grosso tem despertado a atenção de investidores e especialistas em…
A década de 1990 foi um marco na televisão brasileira. A disputa pela audiência entre…
No cenário do luxo e da alta moda italiana, poucos nomes carregam tanto peso e…
A figura de John Montagu, o 4º Conde de Sandwich, é mais associada à invenção…
A sororidade é um termo relativamente recente, que surgiu do crescente movimento feminista e busca…