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Pequenas empresas devem investir em SEO

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Para ser considerada uma empresa de micro e pequeno porte, é necessário faturar entre R$81 mil e R$4,8 milhões por ano, segundo o Sebrae. Esses valores não são baixos e mostram que os empreendedores estão suando a camisa para se destacarem e se consolidarem no mercado, visto que há grandes corporações no cenário que investem fortemente em propagandas publicitárias tradicionais em TV e outras mídias.

No universo on-line, a disputa é por visibilidade e engajamento em redes sociais, como o Instagram e o TikTok, mas também envolve outro meio muito concorrido e almejado por qualquer tipo de negócio: aparecer nas primeiras posições do Google.

Especialistas da área digital explicam que, quando um site aparece entre os primeiros resultados de pesquisa no Google, há mais chances de conseguir a atenção do usuário. Uma pesquisa da Hubspot mostrou que 75% das pessoas, ao fazer uma busca na internet, não passam da primeira página de resultados.

Por isso, “quando um negócio aparece nas primeiras posições do Google ou do Bing, há mais probabilidade de esse usuário chegar ao seu site, ação que vai gerar benefícios, como tráfego para a plataforma, ganho de leads e uma possível conversão de venda”, explica a CEO da Experta, empresa de comunicação e produção estratégica de conteúdo, Flávia Crizanto.

Desafio e solução

O orçamento de uma pequena empresa destinado para o setor de marketing pode ser baixo, comparando-se às grandes corporações ou, principalmente, se o negócio está iniciando em um segmento. Dessa forma, empreendedores buscam soluções simples e baratas para divulgar seus produtos ou serviços no espaço digital.

Nesse contexto, surgem as estratégias e técnicas de SEO, sigla para Search Engine Optimization, consideradas eficazes para impulsionar de forma orgânica um negócio on-line, pois, melhoraram o ranqueamento de um site nos resultados de busca do Google.

Flávia Crizanto destaca que um dos benefícios do SEO é o aumento do tráfego orgânico do site. No blog da sua empresa, ela destaca que, com essa técnica, não é preciso patrocinar conteúdos ou criar campanhas, como acontece na estratégia de tráfego pago.

Além disso, o portal Search Engine Land mostra que está havendo um declínio da forma paga de conquistar visitantes. Segundo um estudo do veículo, até 80% das pessoas ignoram os anúncios patrocinados pelo Google.

Em qual técnica de SEO devo investir?

Saber que o site do seu negócio estará visível para o público-alvo correto, ao fazer uma pesquisa no Google, traz tranquilidade para o pequeno empreendedor, principalmente devido ao baixo investimento financeiro.

Para que isso aconteça, Flávia Crizanto salienta que é importante que micros e pequenas empresas invistam em uma agência de SEO para seu site ou em uma consultoria especializada, pois, os profissionais atuantes terão um olhar estratégico e saberão identificar as melhores formas de otimizar a plataforma do seu negócio para garantir resultados a médio e longo prazo.

A técnica de link building é uma das mais significativas ferramentas de SEO, pois, ajuda a conquistar autoridade, tráfego orgânico e visibilidade para o site de uma pequena empresa. Crizanto explica que, para realizá-la, a agência especializada em backlinks deve conquistar links de qualidade em portais que são referência na internet.

“Porém, não se trata de vincular a qualquer endereço. No serviço de link building, leva-se em conta muitos aspectos, como estratégia de palavras-chave, métricas de autoridade, segurança da plataforma, produção de conteúdo e seleção de veículos”, detalha a profissional.

Outra técnica que traz valiosos resultados é o marketing de conteúdo, pois, une estratégias de link building, SEO e assessoria de imprensa digital. Flávia explica que esse serviço vai além de postar conteúdos no blog da empresa, pois, é preciso desenvolver materiais ricos que atendam às demandas da persona da empresa, esclareçam dúvidas e provoquem interação com o público-alvo.

“Utilizando uma dessas estratégias de SEO, o site de uma pequena empresa tem muitas chances de competir com o de uma grande corporação e alavancar seus resultados”, finaliza.


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