Categories: Sociedade

Pérolas impactou 10 mil mulheres com programas

Compartilhe este conteúdo com seus amigos. Desde já obrigado!

De acordo com dados da 15ª edição do Fórum Econômico Mundial, realizado em março de 2021, a equidade de gênero retrocedeu uma geração com a pandemia da Covid-19, ampliando de 99,5 para cerca de 136 anos a estimativa de tempo que levará para que as mulheres alcancem patamar de igualdade com os homens no mundo corporativo, com salários e oportunidades equivalentes.

Paralelo a isso, de acordo com levantamento realizado pela consultoria IDados com base em números do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) já chega a 34,4 milhões as mulheres responsáveis financeiramente pelo lar, o que equivale a quase metade das casas brasileiras.

A leitura desses dados leva a reflexão de que quanto mais as mulheres assumem o papel de mantenedoras principais de suas famílias, mais escancarada fica a questão de diferença de gênero.

Foi ao se deparar com essa realidade há alguns anos que a empresária Crisciane Rodrigues, presidente do Comitê de ESG do Grupo Hinode, começou a movimentar essa causa. “A liderança feminina para mim veio desde berço. Nasci em uma casa onde a força dentro da família é uma mulher. Não cresci em um lar onde eu fui subjugada, tratada de maneira diferente por ser mulher, muito pelo contrário, mas depois de viajar para todos os cantos do Brasil, onde presenciei relatos de desigualdade de gênero e violência em todos os formatos contra as mulheres, defini meu novo propósito de vida”, relembra.

Assim nasceu em 2015 o Programa Pérolas, um programa de desenvolvimento, que já impactou mais de 450 mil mulheres, oferecendo treinamento para que tenham independência financeira e emocional, além de se desenvolverem como empreendedoras. Além disso, o Grupo Hinode é signatário dos WEPs (Princípios de Empoderamento das Mulheres), da ONU Mulheres.

Só em 2021 o Programa Pérolas impactou 10 mil mulheres, que por meio da iniciativa conheceram e utilizaram as ferramentas de transformação do programa. A expectativa para 2022 é capacitar 11 mil novas mulheres.

“A informação é a maior ferramenta de libertação. O Pérolas visa fortalecer a liderança feminina não apenas no negócio, mas também no desenvolvimento pessoal, abrindo seus horizontes para que entendam que, por meio do trabalho, podem e devem sonhar mais alto”, acrescenta Crisciane.

Sobre Crisciane Rodrigues

Crisciane Rodrigues é advogada, mentora e líder do Programa Pérolas, um projeto de sua autoria, que reúne mais de 400 mil mulheres pelo Brasil, voltado à capacitação e desenvolvimento da liderança feminina, que tem como diretriz os Princípios de Empoderamento das Mulheres WEPs (Women’s Empowerment Principles da ONU Mulheres), da qual o Grupo Hinode é signatário. Com o objetivo de promover a equidade de gênero nas empresas, no ambiente de trabalho e na comunidade, Crisciane atua na valorização das experiências de vida de cada mulher e promove o programa como instrumento para que novas violências não se realizem, para que as mulheres nunca deixem de sonhar, que estabeleçam metas pessoais e profissionais, ampliem seus conhecimentos e acreditem no seu potencial. Cursou especialização em OPM (Owner/ President Management), na Universidade de Harvard, nos Estados Unidos.

Sobre o Pérolas:

Criado em 2015, o programa Pérolas já capacitou 450 mil consultoras, promoveu mais de 4000 cursos e formou mais de 650 treinadoras oficiais, no Brasil e nos países onde atua.

O Programa visa fortalecer a liderança feminina não apenas no negócio, mas também no desenvolvimento pessoal, visando abrir os horizontes das mulheres para que elas entendam que, por meio do trabalho, elas podem e devem sonhar mais alto. A empresa acredita que é seu papel capacitar cada vez mais essas mulheres.

Todo o conteúdo é fornecido pela Universidade Hinode que, em conjunto com profissionais especialistas, traz conteúdos relevantes e práticos do universo feminino para as Treinadoras Oficiais do Programa, que são capacitadas mensalmente para ministrar todo o conteúdo para as participantes do Pérolas. Os conteúdos e capacitações têm como foco ajudar as mulheres a desenvolver várias habilidades tais como: aprender a sonhar, estabelecer metas, prospectar e formar equipes, Networking e Marketing Multinível, Autoestima, Elegância e Estilo, Redes Sociais e Marketing Pessoal, Liderança e Empoderamento, Técnicas de Vendas, Treinamentos de Produtos entre outros.

Com a implantação do Programa Pérolas, o Grupo Hinode viu o tamanho de sua equipe de líderes mulheres (profissionais que atingem graduações mais elevadas dentro da hierarquia comercial) crescer mais de 11 vezes, passando de 460 para 5.264 mulheres ocupando posições de liderança de destaque. Antes do programa, as mulheres ocupavam apenas 33% das posições de liderança em comparação aos homens. Após 2 anos, esse percentual já está em 50%.

*Com participação da jornalista Vanessa Soares.


Compartilhe este conteúdo com seus amigos. Desde já obrigado!
Espaço Publicitário:

Recent Posts

João Augusto Amaral Gurgel: por que faliu?

João Augusto Amaral Gurgel, conhecido como João Gurgel, foi um visionário da indústria automobilística brasileira.…

20 minutos ago

As 15 maiores orgias de toda história mundial

Ao longo da história, as celebrações e eventos excessivos refletem os costumes e valores de…

8 horas ago

O estado do Mato Grosso está à venda?

Nos últimos anos, o Mato Grosso tem despertado a atenção de investidores e especialistas em…

16 horas ago

Latininho: o grande escorregão de Faustão

A década de 1990 foi um marco na televisão brasileira. A disputa pela audiência entre…

1 dia ago

Patrizia Reggiani: Gucci e sangue nas mãos

No cenário do luxo e da alta moda italiana, poucos nomes carregam tanto peso e…

1 dia ago

A vida inconvencional do criador do sanduíche

A figura de John Montagu, o 4º Conde de Sandwich, é mais associada à invenção…

2 dias ago