O conceito de fast fashion surgiu na década de 90, que queria preencher a necessidade de um consumidor impaciente, ágil e impulsionado pelo consumo excessivo e individual. Hoje em dia, essa indústria é a segunda mais poluente do mundo. Um estudo conduzido pela Boston Consulting Group chamado Pulse of the Fashion Industry, de 2019, mostra que até 2030 a indústria global de vestuário terá crescido 81%, chegando a 102 milhões de toneladas de roupas, exercendo uma pressão sem precedentes sobre os recursos do planeta.
Para trazer soluções sustentáveis, a customização de roupas faz parte da adaptação de um novo estilo de vida de quem gosta de estar na moda, e faz parte do grupo que consume a moda de maneira mais inteligente.
Para Evandro de Macedo Filho, fundador da rede Tem Jeito, a customização é uma forma de diminuir as emissões de carbono. “Nosso apelo é ser sustentável, acreditamos que devemos fazer um mundo melhor, em que a gente faz um pouco a nossa parte e incentivamos os nossos clientes a fazerem a parte deles”, comenta o empresário.
Um dos serviços mais famosos da rede é a Costureira Delivery, onde uma funcionária da rede vai até o cliente, coleta as peças que precisam de reparos e após ajustadas, a devolve. “As pessoas estão a cada dia mais preocupadas com o meio ambiente, e também com o dinheiro gastos em suas amadas roupas, e para evitarem perde-las, optam na contratação de uma costureira para adapta-las para o uso novamente”, explica Macedo.
Para 2022, Evandro conta que irá inaugurar duas novas operações na Capital Pernambucana de Recife. A Tem Jeito está presente em três cidades: Campina Grande (PB), João Pessoa (PB) e Juazeiro do Norte (CE).
Setor de eventos projeta retomada de 100% e estimula ajuste e reparo de roupas
A Associação Brasileira dos Promotores de Eventos (Abrape) realizou nos dias 17 e 18 de novembro, o 5º Congresso Brasileiro dos Promotores de Eventos, que levou o tema “Juntos por uma retomada consciente”, e debateu diversos assuntos, em especial como será a retomada do setor, impactado pela crise do Covid-19.
Por conta dos grandes eventos de fim de ano, e também da sustentabilidade que a empresa Tem Jeito dispõe para o meio ambiente, a rede estará pronta para receber clientes durante os eventos, sem eles precisarem sair de casa.
Com o intuito de facilitar a vida do freguês, que não possui tempo de ir até o estabelecimento para ter suas roupas consertadas e customizadas, a rede de franquias, tem um dos serviços mais pedido à disposição durante as festas de fim de ano: a Costureira Condomínio.
O serviço é realizado uma vez por mês, nos condomínios parceiros da rede, que possuem mais de 20 residências. A costureira vai até o local, coleta as peças de roupas, faz as marcações solicitadas e depois de uma semana, volta para entregar todas as peças. Caso o cliente tenha muitas peças, ou precise de um serviço mais rápido, o ideal é contratar o Costureira Delivery, que possui uma taxa de entrega calculada conforme o endereço solicitado.
Para Evandro de Macedo Filho, presidente da Tem Jeito, empresa especializada na costura, conserto e customização de roupas express, o último trimestre é o maior em número de demandas: “Com a retomada dos eventos, e também, o fato de ser o fim do ano, o melhor período de pedidos para nossa empresa é agora. Algumas lojas chegam 50% a mais no faturamento neste período.”, finaliza Macedo.
A Tem Jeito está presente em três cidades: Campina Grande (PB), João Pessoa (PB) e Juazeiro do Norte (CE). Para 2022, o empresário Evandro conta que irá inaugurar duas novas operações na Capital Pernambucana de Recife.
Para quem deseja se tornar um franqueado, a Tem Jeito dispõe de um modelo de negócio: Standard. O investimento inicial é de R$99 mil. O prazo de retorno costuma variar entre 18 e 24 meses.
Sobre a Tem Jeito:
Fundada em 2015, pelo empresário Evandro de Macedo Filho, que viu no segmento de costura uma ótima opção para investir, já que nenhuma empresa ou costureira, realizava o serviço de costura, conserto e customização em pouco tempo, com qualidade e mantendo um ótimo atendimento com o cliente. Presente no segmento de Franchising, há 2 anos, a rede já conta com 4 unidades ativas.
*Com participação da jornalista Angela Rocha.
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