Renata Motone, consultora de Recrutamento e Seleção da Luandre Middle: “É importante criar metas pequenas”

Luandre Middle
Com a pandemia e o crescente desemprego, muitos ficaram sem saber como será a vida profissional em 2021. Afinal, destacar-se na carreira, seja através de um cargo novo e até mesmo uma promoção, sempre foi um grande desafio, que se intensificou por conta da crise. Para Renata Motone, consultora de Recrutamento e Seleção da Luandre Middle, uma das maiores consultorias de RH do Brasil, quem deseja sucesso profissional no próximo ano precisa de planejamento: “É importante criar metas, mas, para que elas se realizem é fundamental definir uma estratégia e trabalhar em cima dela”, diz. A Luandre Soluções em Recursos Humanos tem 50 anos de atuação e oferece soluções técnicas e inovadoras na área de RH. Em 2020, a empresa chegou à marca de 4 mil clientes atendidos, 60 mil profissionais administrados ao longo do ano e banco com mais de 3,5 milhões de CV cadastrados. Há 19 anos consecutivos, concorre ao prêmio Top Of Mind RH, o qual já venceu em nove edições, na categoria “Temporários e Efetivos”, sendo a atual vencedora. O CEO, Fernando Medina também foi vencedor na categoria “Empresário de Destaque – Fornecedores de RH”, em 2017. Além disso, foi reconhecida como uma das 150 Melhores Empresas para Trabalhar, certificação concedida pela Revista Você S/A. A Luandre atende 200 das 500 melhores empresas do Brasil. “A estratégia serve como um caminho para alcançar as metas”, afirma a consultora.

Renata, no que o profissional deve estar centrado quando planeja uma carreira?

É importante criar metas, definindo estratégias que estejam alinhadas com o próprio perfil profissional, considerando suas competências e habilidades. Assim, não construirá objetivos irreais ou inalcançáveis.

Este ano será um ano mais atípico para tal planejamento?

Apesar de ainda estarmos em um período incerto, devido à pandemia e crise que veio com ela, é importante começarmos o ano olhando para nossa carreira profissional, criando metas possíveis de serem atingidas e definirmos estratégias para alcançá-las, independentemente de serem dentro da empresa em que estamos ou olhando o mercado almejando uma recolocação.

Traçar objetivos já é o primeiro passo?

Sim, é importante entender e definir aonde quer chegar, enquanto tempo irá alcançar o objetivo e estruturar o caminho onde será possível alcançar uma carreira satisfatória a médio e longo prazo.

Qual a importância do autoconhecimento para identificar competências e habilidades?

O autoconhecimento é fundamental para entender seus pontos positivos e/ou identificar quais devem ser desenvolvidos, sejam técnicos ou não. A partir daí, o profissional poderá buscar recursos para aprimorá-los, construindo um desenvolvimento na carreira.

Ser um especialista ou um nexialista, o que é mais importante para esse profissional?

Hoje em dia as empresas buscam um profissional que consiga interagir com diversas áreas, conhecimentos e assuntos, trazendo inovação, agilidade e visão mais macro para realização de suas atividades. Isso não quer dizer que seja importante ter um olhar de especialista para com a área em que o profissional atue, mas, ele precisa entender o quanto as demais áreas ou tecnologias podem contribuir para o alcance de um objetivo específico.

Quando a procrastinação atrapalha?

Quando o adiamento das tarefas ou metas estão afetando a conquista dos objetivos é um alerta para entender que a procrastinação está atrapalhando. É importante buscar recursos ou ferramentas que auxiliem no controle dessa situação.

Existe procrastinação boa?

Entender qual atividade do dia pode ser transferida para outra hora ou data, parar por um período para relaxar ou tirar um tempo para não fazer nada, pode até ser benéfico e necessário em alguns casos. Mas, quando isso sai do controle, é importante identificar o quanto isso está sendo prejudicial e buscar recursos que ajudarão a criar uma rotina mais saudável.

Qual a importância dos prazos para esse profissional?

Ao estipularmos prazos para conclusão de nossas metas, criamos barreiras para evitarmos a autossabotagem. Nosso cérebro funciona como um calendário e, ao criarmos prazos para execução de atividades e alcance de objetivos, facilitamos a interação entre o planejamento e a execução.

Como criar metas que sejam realizáveis?

É importante criar metas pequenas, que sejam específicas, atingíveis e mensuráveis, pois, ao traçarmos diariamente pequenos objetivos, fica mais fácil atingir o propósito final.

A estratégia é importante para que essa meta seja realizada?

A estratégia serve como um caminho para alcançar as metas. Nesse momento é importante se autoavaliar, entender quais são suas competências, habilidades e pontos que precisam ser desenvolvidos, buscando aprimoramento e especialização, a fim de alcançar os objetivos.

Darwin dizia que não é o mais forte e nem o mais inteligente que sobrevive, mas o que melhor se adapta às mudanças. O mercado seguirá essa premissa em 2021?

Já há algum tempo o mercado vem exigindo de seus profissionais, adaptabilidade frente às mudanças. É necessário ser resiliente frente as adversidades, entender os novos cenários propostos e contribuir com ideias e inovações, vestindo a camisa da empresa (olhar de dono) e contribuindo com o crescimento do todo.

Compartilhar:
Voltar ao Topo
Ir para o conteúdo