Renata Pupim: “Estamos focados em entregar soluções”

 Renata Pupim

De acordo com a ABIHPEC, a área de beleza e cuidados pessoais é responsável por gerar seis milhões de oportunidades de trabalho no país, tanto diretos na indústria quanto indiretos nas consultorias, salões e afins. O Instituto Embelleze faz parte dessa história. A maior rede de franquias em cursos profissionalizantes de beleza da América Latina conta com mais de 270 franqueados em diversas regiões, e mais de 20 cursos profissionalizantes, sendo os de cabeleireiro, barbeiro, manicure/pedicure e maquiador os campeões de procura. Por mês, mais de seis mil pessoas se formam com certificação do Instituto Embelleze, e ao longo desses 18 anos, foram mais de dois milhões de profissionais formados. Aproximadamente 90% desse público é composto por mulheres jovens. Não é à toa que elas amaram a nova garota propaganda da rede, a cantora Jojo Toddynho, que estrelou a campanha institucional de 2021, sendo a melhor campanha em geração de leads da história da marca. Transformando-se em uma fada pra lá de sensata, ela deu o recado: nada de esperar sentada pela fada madrinha, o ano começou e é hora de investir em si mesmo e se profissionalizar. “Estamos investindo todos os nossos esforços em inovação de portfólio e diversificando nosso modelo de negócios”, afirma Renata Pupim, Head de Marketing do Instituto Embelleze.

Renata, o que mais se fala sobre o setor de beleza e cuidados pessoais é que ele é surpreendente. Você considera esse setor surpreendente?

Certamente. O setor de beleza é uma das categorias de maior crescimento no varejo. Isso tanto no Brasil, quanto fora do país. Hoje, o Brasil ocupa a 4ª posição de maior mercado de beleza e cuidados pessoais no mundo, ficando atrás apenas dos EUA, China e Japão. Para nós, isso é sinal claro de que temos muitas oportunidades diante de um cenário promissor e de ainda mais expansão.

Como essa área tem passado pela crise oriunda do novo coronavírus?

Houve um reflexo importante em novos hábitos de consumo e que impactaram positivamente o aumento pelo interesse nesse tema, já que as pessoas passaram a investir ainda mais em produtos que beneficiem a saúde e o bem-estar e também na geração de conhecimento por meio da capacitação profissional.

Acredita que 2020 foi o ano mais desafiador para quem atua nesse setor?

Sim. Com o início da pandemia e o isolamento social, veio a incerteza sobre a real estabilidade do funcionamento do comércio, sobretudo os modelos de negócio que operam presencialmente. Com isso, tivemos por duas vezes nossas escolas fechadas e a insegurança e dúvida pela plena retomada das atividades foram inevitáveis. Ainda assim, conseguimos nos replanejar e aceleramos o lançamento de novos cursos e uma nova metodologia de aprendizagem, que se adequasse a uma nova realidade para todos.

Qual o papel das estratégias num mundo tão volátil como o atual?

É garantir melhor direcionamento para as melhores ações. E num mundo tão volátil como esse que estamos vivendo, a capacidade de adaptação é a chave de sucesso para que um negócio resista e sobreviva em meio às adversidades. É essencial que haja uma leitura clara do cenário atual, bem como a melhor previsibilidade sobre as tendências, o que está por vir ainda no curto prazo.

Como o Instituto Embelleze tem passado por esse momento?

Estamos investindo todos os nossos esforços em inovação de portfólio e diversificando nosso modelo de negócios. Lançamento de diversos cursos no modelo semipresencial, aplicativo como solução que conecte o profissional de beleza ao cliente e até mesmo uma parceria que incentive a empregabilidade de nossos alunos, são as nossas maiores e melhores apostas. Esses são exemplos que já estão no ar, além dos que serão lançados muito em breve, como a plataforma com centenas de cursos 100% online. Queremos que nossa empresa seja relevante para nosso público e para isso, estamos focados em entregar soluções para suas necessidades que facilitem suas vidas.

Qual a importância dos pilares para o crescimento do Instituto Embelleze?

Hoje, nosso principal pilar tem o objetivo de colocar o aluno no centro de todo o planejamento, a estratégia mais conhecida como Customer Centric. Ou seja, as principais necessidades, interesses e dores do nosso público são identificadas e levadas em consideração para que consigamos entregar o que realmente é relevante, gerando assim, ainda mais valor na entrega do que propusermos a fazer. Destaco também os pilares de empregabilidade, que visa o apoio direto ao nosso aluno para a conquista de um emprego, por meio de parcerias estratégicas com players do nosso setor (Yobelle e AvecCuida) e também o pilar de expansão, que tem o objetivo de levar o ensino profissionalizante de qualidade, por meio do Embelleze Pró, para regiões carentes e que ainda não temos presença.

Como tem sido o relacionamento com os alunos pelo aplicativo “Meu Instituto?”.

Neste período de pandemia, tivemos um aumento bastante expressivo no consumo dos conteúdos produzidos para o Meu Instituto. Posso afirmar que dobramos o número de acessos e estamos conseguindo manter esse indicador. Isso mostra que o aplicativo Meu Instituto tem sido um canal relevante para nosso aluno, agregando ainda mais conhecimento com centenas de conteúdos atualizados.

Fale um pouco mais sobre o modelo de ensino “Do Seu Jeito”.

É o modelo de ensino híbrido, que une tecnologia à prática, proporcionando aulas semipresenciais aos alunos. O modelo Do Seu Jeito é a solução ideal para quem deseja ingressar em uma nova profissão, conquistar sólida certificação ou obter uma segunda fonte de renda, sem precisar abrir mão da rotina que já possui. Atualmente, dois cursos estão contemplados no modelo Do Seu Jeito: Cabeleireiro Profissional e Penteados. E é só o começo. Muitos outros títulos ainda serão lançados até o fim do ano.

Quais os diferenciais desse modelo?

Essa metodologia é inédita na área da beleza. A praticidade de estudar as aulas teóricas através de qualquer dispositivo, por meio da plataforma online do Instituto Embelleze e a qualquer momento do dia; flexibilidade de horário, que desenvolve a autonomia para estudar e aprender em aulas práticas pré-agendadas de acordo com a disponibilidade do aluno; suporte pedagógico personalizado, onde o aluno contará com um tutor e passará por avaliações online em cada módulo; trilha de aprendizagem interativa composta por vídeos, design e linguagem atrativos e adaptados ao mercado da beleza. Além desses diferenciais, o aluno ainda tem a possibilidade de acelerar sua formação profissional, realizando suas aulas teóricas e práticas na mesma semana e, assim, conquistar em um menor espaço de tempo a certificação na área escolhida.

Que vantagens a franqueadora do IE traz para os seus franqueados?

Eu vejo diversas vantagens, principalmente as contribuições mais estratégicas que, a meu ver, agregam diretamente no crescimento das unidades. Destaco as que considero principais: Comunicação mais aberta entre franqueadora e franqueado, estimulando cada vez mais a participação ativa do franqueado para construção da melhor estratégia; Planejamento estratégico do negócio, com foco no cliente; Investimento em inovação; Sinergia entre os times.

Um nome de peso como da Embelleze traz uma maior gama de oportunidades para esse franqueado?

Sim. Atuar em um mercado tão promissor e em constante expansão, mas, ao mesmo tempo, cada vez mais competitivo, exige pilares estratégicos sólidos, que deem suporte às iniciativas de toda a organização. Temos uma marca forte e consolidada, 18 anos de tradição, somos líderes de mercado e já formamos mais de 2 milhões de profissionais. Além disso, estamos presentes em todo o Brasil e possuímos dezenas de credenciais de excelência, concedidas pela ABF – Associação Brasileira de Franchising. Tudo isso é insumo para que nosso franqueado se fortaleça ainda mais na região em que atua, com vantagens competitivas sólidas e reconhecidas.

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