Renato Cruz: “Temos uma equipe muito unida”

 Renato Cruz

Desde março de 2020, os eventos online tornaram-se quase que uma obrigatoriedade devido à pandemia do Covid-19, e, o mercado de eventos teve a necessidade de se reinventar. Foi nesse momento que os encontros virtuais se tornaram parte da rotina e a solução para manter esse setor aquecido, que já movimenta 13% do PIB brasileiro e cresceu 8 vezes segundo pesquisas realizadas pelo LinkedIn. Diante desse cenário, a Even3, startup de Recife que simplifica a organização de atividades online, teve sua demanda triplicada, e se tornou uma das principais plataformas do país, com mais de 34 mil ações virtuais realizadas desde o início das medidas de isolamento social no ano passado. A empresa foi criada por três amigos em Recife, na época universitários e cientistas da computação, Leandro Reinaux, 32, Renato Cruz, 32, e Cláusio Barbosa, 33. Há cerca de um ano, a empresa era responsável pelo arranjo de simpósios, cursos e conferências presenciais para professores e alunos de diversas universidades do país. Segundo um levantamento inédito com base nos 34 mil eventos realizados entre março de 2020 e março de 2021, por meio da plataforma da startup, o YouTube é a ferramenta mais utilizada para transmissão, sendo mencionada por 32% dos participantes da pesquisa. “Outras plataformas como Google Meet, Zoom e Microsoft Teams ainda estão ganhando espaço no mercado”, comenta Renato Cruz, cofundador e COO da Even3.

Renato, por que a Even3 é uma startup diferenciada no mercado?

Cada dia que passa somos uma plataforma mais completa de conteúdo e mais ferramentas para facilitar a conexão de pessoas e conhecimentos. Para quem quer organizar um evento, seja online, híbrido ou presencial, temos uma plataforma completa que cobre todo o ciclo de vida, desde o site, inscrições, programação, vários formatos de atividades, certificados, controle de presença e interatividade de conteúdos. Já quem busca por conhecimento e conteúdo são milhares de eventos, publicações, pesquisas e conhecimentos sobre a sua área, basta acessar o nosso site e procurar pelo seu tema de interesse que terá milhares de conteúdos acessíveis, vários deles gratuitos inclusive.

Quais os principais pilares da Even3?

Temos uma equipe muito unida e forte para trazer soluções e experiências incríveis para o nosso público. Posso dizer sem sombra de dúvidas que grandes experiências, excelência em qualidade e inovação estão na nossa cultura e DNA.

A pandemia foi um divisor de águas para a startup?

Foi um ponto decisivo na nossa história, mas agimos como sempre desde o início, com muito foco nas pessoas. Tanto na equipe quanto nos nossos clientes, sempre se adaptando aos novos formatos, tendências e principalmente ouvindo as pessoas. Por esse foco contínuo nas pessoas e tecnologia, conseguimos passar por essas adversidades e sair mais fortes.

Os eventos virtuais vieram para ficar?

Com certeza, várias pessoas e empresas perceberam uma série de vantagens de realizar eventos virtuais, desde a facilidade de logística, maior acessibilidade ao público e novos formatos de conexão e interatividade com as pessoas. Os eventos virtuais não serão o único formato, haverá espaço para presencial e híbrido também. Eu diria como um paralelo com o e-commerce, que ganhou bastante espaço na pandemia e as pessoas perceberam as vantagens, mas que também o formato offline continuará funcionando. Cada vez mais o digital ganha espaço por suas vantagens de custo, eficiência e facilidades, isso não tem volta.

Quantos eventos online são realizados pela Even3 mensalmente?

A cada mês que passa esse número cresce e ficamos mais felizes por impactar positivamente na realização desses eventos, nos meses mais recentes tivemos mais de 8 mil eventos em um mês e o número segue crescendo. Cada dia que passa mais pessoas e empresas percebem as vantagens e importância desse formato, de produzir e transmitir os conteúdos, além de manter ativo a conexão e o relacionamento entre as pessoas.

A startup simplifica a organização de atividades online. Como isso é feito?

Em poucos minutos qualquer pessoa consegue organizar um evento no nosso site, é muito simples e fácil de configurar. Oferecemos diversas ferramentas que geram as inscrições, o cadastro da programação, o convite para os convidados, você escolhe e informa as atividades e os formatos se serão salas de debate, transmissões ao vivo ou gravadas. O público do seu evento já vai conseguir acessar e ficar por dentro de tudo em um único ambiente também, então é uma ferramenta completa que atende aos organizadores, convidados e participantes do evento. Além das ferramentas contamos com uma equipe incrível que acompanha a todos, soluciona eventuais dúvidas e realiza treinamentos.

Quais as principais ferramentas que são utilizadas nesses eventos?

A Even3 é a principal ferramenta e esse é um dos diferenciais de utilizar nossas soluções. Não será necessário planilhas e outras ferramentas auxiliares, basta se preocupar com o conteúdo e a programação do evento, as ferramentas todas estão lá na Even3.

Existe algum aspecto onde os eventos online se equiparam aos eventos presenciais?

Tem vários aspectos favoráveis aos eventos onlines e outros para os eventos presenciais. No online você consegue deixar o evento acessível para mais pessoas com um menor custo de logística, ter vários formatos de consumo de conteúdo que não são possíveis no presencial. Já o presencial, você tem a interação direta com pessoas, um networking mais forte e a atenção total das pessoas no evento, algo que é muito difícil no online. Então é entender as vantagens de cada formato e usar a favor do seu evento.

Que fatores são cruciais para um evento de sucesso?

Se planejar e lançar quanto antes o seu evento é muito importante para atrair mais pessoas. Utilizar uma boa ferramenta de gestão do evento é essencial também, isso fará com que você tenha foco total no conteúdo e divulgação do seu evento. Além disso, é importante montar uma programação atrativa ao público, com conteúdo de qualidade e formatos que permitam o público interagir com perguntas, participando da programação. As pessoas cada vez mais não querem apenas receber o conteúdo, mas interagir, perguntar, participar em salas de debate e consumir o conteúdo após o evento. Fazer com que seu público interaja e gere conteúdo é um grande fator de sucesso também.

Além desses fatores, quais outros pontos podemos destacar?

Um ponto que muitos esquecem nos eventos online, principalmente os que organizam pela primeira vez, é realizar ensaios e testes. A programação que for ao vivo no seu evento é importante que tudo esteja muito bem testado, com softwares e equipamentos de qualidade para não ter nenhum imprevisto e frustrar o público.

Acredita que o futuro da Even3 continuará sendo promissor mesmo pós-pandemia?

Sem sombra de dúvidas, continuaremos firmes no nosso propósito de conectar pessoas e conhecimentos independente do formato que aconteça. Seguiremos inovando e tornando cada dia mais completa nossa plataforma, para que as pessoas possam publicar e encontrar conhecimento de qualidade, através de eventos, publicações e conexões com outros profissionais e empresas.

Compartilhar:
Voltar ao Topo
Skip to content