Categories: Sociedade

Ricardo Triana analisa o poder das power skills

Compartilhe este conteúdo com seus amigos. Desde já obrigado!

Após a pandemia da Covid-19, o uso de tecnologias emergentes nas empresas aumentou exponencialmente, impactando a transformação digital, a reinvenção de processos, a produtividade e até mesmo nossos relacionamentos. Nunca estivemos tão imersos em tecnologia, e a tendência, de acordo com um estudo da Harvard Business Review Analytic Services, é que 90% das empresas aumentarão os investimentos em tecnologias emergentes nos próximos 12 meses. Desde o início da pandemia, foram abertas 85.000 novas vagas de emprego para quem lida com tecnologia no Brasil. Essa revolução digital colocou os profissionais de tecnologia em um novo mundo. Uma pesquisa global da IBM revela que 78% dos líderes empresariais brasileiros investirão em tecnologia nos próximos 12 meses – o que inclui soluções como IA, automação e nuvem híbrida. A porcentagem é maior do que em outros países, como EUA, Japão, Alemanha e Reino Unido. As organizações do Brasil e da América Latina estão adotando tecnologias emergentes para reinventar a estratégia de negócios, ajustar processos, aumentar a eficiência e melhorar a experiência do cliente. “O mercado de trabalho no Brasil está oferecendo oportunidades no setor de tecnologia que são acompanhadas por grandes desafios para trabalhadores e empresas”, revela Ricardo Triana, diretor-geral do Project Management Institute (PMI) América Latina.

Ricardo, qual a importância das tecnologias emergentes no contexto pós-pandemia e como elas impactaram a transformação digital nas empresas?

A era pós-pandêmica viu uma dependência sem precedentes da tecnologia, com cerca de 90% das empresas planejando aumentar os investimentos em tecnologias emergentes nos próximos 12 meses. Essa revolução digital não apenas acelerou a aquisição de novas tecnologias, mas também criou uma demanda significativa por profissionais de tecnologia. Somente no Brasil, a pandemia gerou 85.000 novos empregos no setor de tecnologia, destacando o papel crucial das tecnologias emergentes na formação do futuro dos negócios. Para navegar efetivamente nesse cenário em rápida mudança, as empresas exigem práticas robustas de gerenciamento de projetos porque facilitam uma implementação bem-sucedida de iniciativas de transformação digital, permitindo que as organizações aproveitem o potencial das tecnologias emergentes.

Quais são as habilidades críticas que os profissionais de tecnologia devem desenvolver para ter sucesso no mercado de trabalho atual?

O mais recente relatório Pulse of the Profession® de PMI examina a correlação entre as habilidades de poder e o sucesso do projeto. As descobertas mostraram que os profissionais de tecnologia devem possuir várias habilidades de poder para prosperar no mercado de trabalho atual. Essas habilidades vão além do conhecimento técnico e são essenciais para que os profissionais naveguem e adotem formas mais inteligentes de trabalhar. Entre os profissionais de projeto pesquisados, 92% dos entrevistados concordaram que as habilidades de poder os ajudam a trabalhar de maneira mais inteligente, e houve consenso sobre as habilidades de poder mais críticas necessárias: comunicação, solução de problemas, liderança colaborativa e pensamento estratégico. Pulse of the Profession também revelou que as organizações que priorizam o desenvolvimento de habilidades de poder alcançam com sucesso as metas organizacionais em 72%. As organizações que alavancam suficientemente habilidades de poder, habilidades técnicas e perspicácia nos negócios podem esperar gerenciar melhor desafios de projetos complexos, mudanças de mercado, adoção da tecnologia e pressões socioeconômicas. Da mesma forma, ao desenvolver essas habilidades de poder, os profissionais de tecnologia podem se posicionar como colaboradores valiosos no mercado de trabalho e impulsionar o sucesso na carreira.

Como as habilidades não técnicas, conhecidas como habilidades de poder, estão se tornando mais críticas para os profissionais de projeto em face da automação e do avanço tecnológico?

À medida que a automação e os avanços tecnológicos transformam o local de trabalho, as habilidades de energia ganharam importância significativa para os profissionais de projetos. Embora a automação possa agilizar tarefas de rotina, ela não pode substituir o toque humano necessário para resolução de problemas complexos, inovação e colaboração eficaz. Profissionais com fortes habilidades de poder estão mais bem equipados para navegar no cenário em mudança e alavancar a tecnologia como um facilitador em vez de uma ameaça. Ao combinar seus conhecimentos técnicos com habilidades de poder, como comunicação, liderança colaborativa, resolução de problemas e pensamento estratégico, os profissionais de projeto podem gerar resultados bem-sucedidos em projetos orientados à tecnologia. Essas habilidades permitem que eles preencham a lacuna entre a adoção de tecnologia e a estratégia de negócios, comuniquem efetivamente os objetivos do projeto, colaborem com as partes interessadas e se adaptem aos requisitos do projeto em evolução.

Quais power skills são consideradas mais importantes pelas empresas da América Latina quando procuram profissionais de projetos para alcançar seus objetivos com sucesso?

As descobertas do Pulse mostraram que as organizações que priorizam habilidades de poder obtêm taxas mais altas de maturidade de gerenciamento de projetos, maturidade de gerenciamento de percepção de benefícios e agilidade organizacional. Entre 92% dos entrevistados, houve consenso sobre as habilidades de poder mais críticas necessárias: comunicação, solução de problemas, liderança colaborativa e pensamento estratégico. Habilidades de comunicação: a comunicação eficaz é fundamental para o sucesso do projeto, permitindo que os profissionais articulem ideias, colaborem com as partes interessadas e garantam o alinhamento entre os membros da equipe. Resolução de problemas: a capacidade de analisar problemas complexos, identificar soluções inovadoras e tomar decisões informadas é muito procurada por profissionais de projetos. Liderança colaborativa: as empresas valorizam profissionais que possam fomentar o trabalho em equipe, inspirar outras pessoas e liderar de forma colaborativa, promovendo um ambiente de projeto positivo e produtivo. Pensamento estratégico: os profissionais de projeto que possuem habilidades de pensamento estratégico podem alinhar projetos com objetivos organizacionais, antecipar desafios futuros e adaptar os planos de acordo.

Quais são as lacunas de habilidades que as organizações enfrentam na adaptação às novas realidades de trabalho e como elas estão lidando com essas lacunas?

O Pulse destaca as lacunas de habilidades com as quais as organizações lidam à medida que se adaptam às novas realidades de trabalho. O relatório indica que as habilidades de poder são cruciais para lidar com essas lacunas e impulsionar o sucesso organizacional. Outras descobertas também confirmam que as habilidades de comunicação (70%), resolução de problemas (65%), liderança colaborativa (69%) e pensamento estratégico (65%) são as habilidades mais essenciais exigidas pelas empresas na América Latina ao procurar profissionais em projetos para ajudá-los a alcançar seus objetivos com sucesso. No entanto, as organizações também enfrentam desafios na contratação de trabalhadores com o talento desejado, conhecido como lacuna de habilidades. De acordo com um estudo do MangroupPower, cerca de 32% dos empregadores em todo o mundo tem dificuldade em encontrar trabalhadores qualificados para as vagas disponíveis, com o Brasil relatando um percentual significativamente maior de 61%, e muitas dessas vagas permanecem desocupadas. As organizações estão investindo cada vez mais em programas de treinamento e desenvolvimento para lidar com essas lacunas para aprimorar sua força de trabalho e preencher a escassez de talentos. Ao se concentrar no desenvolvimento de habilidades de poder, as organizações podem garantir que sua força de trabalho esteja equipada para lidar com novas realidades de trabalho e prosperar em meio à incerteza e aos avanços tecnológicos.

E qual seria o grande resultado desses enfrentamentos?

Como resultado, o cenário econômico em evolução agora é caracterizado por uma mudança em direção a um perfil mais criativo, inovador e colaborativo. Essa transformação exige funções de trabalho que priorizem a solução de problemas e a análise eficiente de informações e dados. Embora as lacunas de competências representem desafios, elas também apresentam oportunidades para os trabalhadores que rapidamente adquirem as competências exigidas por essas novas dinâmicas produtivas. Ao adotar essa mudança, os indivíduos podem desbloquear melhores perspectivas de emprego e potencial de ganhos. Em última análise, a capacidade do capital humano de navegar pelo inexplorado, abraçar a incerteza e se adaptar às tendências emergentes torna-se crucial para garantir o sucesso de longo prazo neste ambiente dinâmico.

Por que as habilidades de poder são essenciais para fornecer resultados mais eficientes e estratégicos em projetos que usam ferramentas baseadas em tecnologia?

Habilidades de poder são críticas para entregar de forma mais eficiente e estratégica. Embora a tecnologia forneça os meios para agilizar processos e automatizar tarefas específicas, a combinação de conhecimento técnico e habilidades de poder impulsiona o sucesso do projeto. Eles permitem que os profissionais de projeto utilizem ferramentas de tecnologia de forma estratégica e eficiente. As habilidades de poder também permitem que os profissionais entendam os requisitos do projeto, alinhem as soluções de tecnologia com os objetivos de negócios e envolvam efetivamente as partes interessadas em todo o ciclo de vida do projeto. Além disso, essas habilidades facilitam o trabalho em equipe eficiente, permitindo que os profissionais do projeto coordenem esforços, gerenciem conflitos e construam fortes relacionamentos entre os membros da equipe. Ao alavancar essas habilidades, os profissionais podem efetivamente navegar pelas complexidades de projetos baseados em tecnologia, antecipar desafios e garantir que os resultados do projeto estejam alinhados com os objetivos organizacionais.

Quais são os benefícios das habilidades de poder, como flexibilidade, aprendizado rápido e resiliência no ambiente de trabalho atual?

Profissionais com habilidades de flexibilidade, aprendizado rápido e resiliência estão bem equipados para prosperar no ambiente de trabalho dinâmico de hoje. A flexibilidade permite que eles se adaptem às mudanças nas circunstâncias, mantenham a produtividade e capitalizem novas oportunidades. O aprendizado rápido garante que eles possam se manter atualizados com as tendências do setor, adotar novas ferramentas e permanecer ativos valiosos para suas organizações. A resiliência os capacita a se recuperar de contratempos, gerenciar o estresse com eficiência e encontrar soluções inovadoras em meio aos desafios. Essas habilidades complementam as habilidades de poder e, coletivamente, contribuem para o sucesso da equipe em navegar no cenário profissional em constante mudança e em ritmo acelerado.

Como os profissionais podem investir estrategicamente no aprimoramento de suas habilidades para assumir o controle de seu futuro e ter sucesso em suas respectivas áreas?

O trabalho orientado a projetos agora está se estendendo por setores e regiões geográficas, à medida que as organizações adaptam sua maneira de trabalhar para atender a ambientes dinâmicos e em constante mudança. Esse crescente ambiente baseado em projetos cria novas pressões para aquisição e retenção de talentos, que precisam atender à demanda por profissionais com habilidades em projetos. PMI estima que a economia global precisará de 25 milhões de novos profissionais de projetos até 2030. E a atividade econômica orientada a projetos em todo o mundo deve atingir US$ 20 trilhões até 2027. Para atender a essa demanda, os funcionários devem se equipar ativamente com mentalidade, habilidades, ferramentas e compreensão do cliente que os posicionem como ativos poderosos para empresas que precisam de transformação. Uma estratégia poderosa é engajar-se ativamente nas práticas de gerenciamento de projetos enquanto aproveita a riqueza de recursos de aprendizado disponíveis por meio de organizações como PMI. Os profissionais podem aproveitar os programas de treinamento, webinars e plataformas de compartilhamento de conhecimento, permitindo que fiquem na vanguarda das tendências e práticas recomendadas do setor. Ao aproveitar recursos e certificações, eles podem investir estrategicamente no desenvolvimento de suas habilidades, impulsionando-se para o sucesso futuro.

Quais recursos e certificações o PMI oferece para ajudar os profissionais a aprimorar suas habilidades e aplicá-las estrategicamente em suas carreiras?

No PMI, trabalhamos ativamente com especialistas do setor para ouvir e identificar tendências por meio de suas experiências em primeira mão, antecipar-se proativamente às futuras necessidades da força de trabalho e fornecer aos profissionais oportunidades para desenvolver as habilidades e ferramentas mais impactantes para planejar, executar e monitorar projetos complexos. Oferecemos muitos recursos e certificações para ajudar os profissionais a aprimorar suas habilidades e aplicá-las estrategicamente em suas carreiras. Uma das certificações mais renomadas é a certificação Project Management Professional (PMP®), que comprova a competência do profissional em gerenciamento de projetos. Ele valida seu conhecimento dos princípios, técnicas e práticas recomendadas de gerenciamento de projetos. Outras certificações, como a Certified Associate in Project Management (CAPM) e a Agile Certified Practitioner (PMI-ACP), atendem profissionais em diferentes estágios da carreira e especialistas em metodologias ágeis. Por fim, os recursos de PMI vão além das certificações para oferecer suporte abrangente para profissionais que buscam o desenvolvimento de habilidades. Com muitos recursos, incluindo publicações líderes do setor, comunidades on-line, webinars e eventos educacionais, capacitamos os profissionais a crescer e se destacar em sua jornada profissional. Os profissionais podem aprimorar ainda mais suas habilidades por meio do envolvimento ativo nos capítulos locais de PMI. Juntar-se a esses capítulos concede acesso a conexões significativas e novos caminhos para o crescimento profissional dentro de sua comunidade local. Ao participar ativamente, os profissionais expandem horizontes, constroem reputação e cultivam uma rede robusta que alimenta o sucesso profissional de longo prazo.


Compartilhe este conteúdo com seus amigos. Desde já obrigado!
Espaço Publicitário:

Recent Posts

Stephen King: e se não fosse ‘santa’ Tabitha?

Stephen King é uma das figuras mais reconhecidas da literatura contemporânea, autor de best-sellers e…

1 hora ago

Oportunidade para adquirir Cervejaria Malta

A Cervejaria Malta, localizada em Assis, interior de São Paulo, foi uma das pioneiras no…

7 horas ago

Elize Matsunaga: Yoki, caça e um esquartejo

A história de Elize Matsunaga é uma das mais chocantes do Brasil, envolvendo traição, luxúria,…

13 horas ago

Tipos de sonhos e significados: o que seu subconsciente diz?

Os sonhos sempre intrigaram a humanidade. Ao longo dos séculos, eles têm sido vistos como…

17 horas ago

Keith Haring: talento nato e um fim prematuro

Keith Haring foi um dos artistas mais icônicos da década de 1980. Seu trabalho, vibrante…

19 horas ago

Roleta para iniciantes: qual é a melhor?

Ao longo do longo período de sua existência, surgiram muitas variedades de roleta. Um grande…

23 horas ago