Roberto Marques: “Recebo este prêmio com muita humildade”

Roberto Marques

Desde 1982, o Conselho Regional de Administração de São Paulo – CRA-SP escolhe um profissional que tenha contribuído para o desenvolvimento da Administração e se destacado em suas atividades para receber o prêmio Administrador Emérito. Neste ano, a 40ª edição da láurea homenageia Roberto Marques, CEO do grupo Natura &Co, que congrega quatro importantes marcas de beleza (Natura, Avon, The Body Shop e Aesop) e aposta fortemente na sustentabilidade dentro de seus negócios. O nome de Roberto Marques foi um dos indicados por uma comissão especialmente designada pelo Conselho, formada por representantes de diversas entidades da sociedade civil, e referendado pelo CRA-SP.

Para Marques, este reconhecimento é muito significativo e especial, sobretudo neste período de pandemia, que foi muito desafiador para todos que estão à frente dos mais diversos negócios dos setores públicos e privados, atuando no dia a dia para cuidar primeiro das pessoas e manter, ao mesmo tempo, o funcionamento da economia.

“Eu recebo este prêmio com muita humildade e represento aqui todos os nossos colaboradores, líderes, gestão, conselho de administração e time de executivos. Tenho muito orgulho de fazer parte e de poder contribuir para que continuemos construindo uma Natura &Co que tem esse impacto positivo de viver e fazer negócios num mundo que, esperamos, seja melhor para as próximas gerações. Sinto-me lisonjeado por esse reconhecimento tão importante”, enfatiza o CEO do Grupo, que está presente em 100 países e conta com mais de 35 mil colaboradores, 8 milhões de consultoras e quase 4 mil lojas.

Carreira

Formado em Administração pela Fundação Getulio Vargas, Marques também participou de programas executivos na Kellogg School of Management (na Universidade de Northwestern) e na The Wharton School (na Universidade da Pensilvânia). Está na Natura desde 2016 liderando a transformação da companhia em um negócio global e multimarcas, o que aconteceu com a aquisição da The Body Shop, em 2017, e que deu origem ao grupo Natura, em 2018. Em 2020, Marques também liderou a compra da Avon, uma negociação de cerca de 2 bilhões de dólares e que resultou na criação da 4ª maior empresa de beleza do mundo.

Antes de iniciar sua trajetória na Natura, ele atuou como presidente para a América do Norte da Mondeléz International. Por mais de 25 anos, ocupou posições executivas na Johnson & Johnson, desempenhando diversos papéis, com ampla experiência internacional e passagem pelo Brasil, Colômbia, Reino Unido e os Estados Unidos.

Cerimônia virtual

Devido à pandemia e assim como em 2020, este ano a entrega do prêmio aconteceu de maneira virtual e contou com a participação dos ex-eméritos David Feffer, CEO da Suzano Holding (2020); Fernando Alves, ex-CEO da PWC (2013); e Claudia Costin, ex-diretora de Educação do Banco Mundial (2017); além do governador do Estado de São Paulo, João Doria, que deixaram suas mensagens para Roberto Marques por meio de vídeos. Você confere a cobertura completa da homenagem no canal A Serviço da Administração, no YouTube. Acesse aqui

Prêmio Administrador Emérito

Instituído em 1982, o prêmio Administrador Emérito já homenageou importantes profissionais ao longo dessas 40 edições. Entre os nomes que receberam o título estão: David Feffer, presidente da Suzano Holding e do Conselho de Administração da Suzano S.A. (2020); Ozires Silva, fundador da Embraer (2018); Claudia Costin, diretora de Educação do Banco Mundial (2017); Raul Calfat, presidente do Grupo Votorantim (2014); Luiza Helena Trajano, presidente do Magazine Luiza (2003); e Abílio dos Santos Diniz, presidente do Grupo Pão de Açúcar (1983).

Sobre o CRA-SP:

O Conselho Regional de Administração de São Paulo – CRA-SP é uma autarquia federal, criada em 1968 (três anos após a regulamentação da profissão de Administrador) que, atualmente, reúne cerca de 65 mil registrados, entre pessoas físicas e jurídicas. Embora suas principais funções sejam o registro e a fiscalização do exercício profissional nas áreas da Administração, o CRA-SP tornou-se referência na qualificação de profissionais, ao disponibilizar, de forma gratuita, palestras e eventos em um ambiente onde o conhecimento é tratado como uma poderosa ferramenta, capaz de promover profundas mudanças sociais. Atualmente, o CRA-SP é presidido pelo Adm. Alberto Whitaker.

*Com participação da jornalista Katia Carmo.

Compartilhar:
Tags:
Voltar ao Topo
Skip to content