A Just Express é uma empresa especializada em fornecer produtos de propaganda pré-prontos para micro e pequenas empresas e profissionais liberais, que tem como fundador e principal executivo, o publicitário Roni Szuchman. Ela explora a ideia de templates para sites e transforma isso em um projeto de comunicação total, fazendo também folders, cartões de visitas e até comerciais de TV em HD. Com isso, conseguem promover a inclusão de jovens empresas e profissionais na internet e no mercado com preços bem mais acessíveis. O cliente escolhe a opção que mais se assemelha a ele ou a sua empresa, realiza o pagamento via cartão de crédito em até 10x sem juros, preenche um formulário e após uma semana recebe a confirmação de que seu site está no ar, seu produto está impresso ou o que seu comercial está gravado. “Tudo começou quando cursei Publicidade e Propaganda e depois comecei a atuar como redator publicitário, diretor de arte e diretor de criação em agências de propaganda até abrir a Just Propaganda em 1999. Em 2011, percebi que existia um gap no mercado. Perdíamos muitos clientes pelo alto custo das peças publicitárias. Surgiu aí a ideia da Just Ads Express. Atender pequenas empresas, empresas em formação e profissionais liberais que não têm acesso a agências de propaganda e escritórios de design”, afirma o publicitário.
Roni, como foi o começo de sua carreira até chegar na fundação da Just Ads Express?
Tudo começou quando cursei Publicidade e Propaganda e depois comecei a atuar como redator publicitário, diretor de arte e diretor de criação em agências de propaganda até abrir a Just Propaganda em 1999. Em 2011, percebi que existia um gap no mercado. Perdíamos muitos clientes pelo alto custo das peças publicitárias. Surgiu aí a ideia da Just Ads Express. Atender pequenas empresas, empresas em formação e profissionais liberais que não têm acesso a agências de propaganda e escritórios de design. Apresentei o projeto para o Sebrae e em novembro de 2011 era incubada na Universidade Tecnológica Federal do Paraná a Just Ads Express.
Em que momento você acreditou que era possível implementar a ideia de fornecer produtos de propaganda pré-prontos para pequenos negócios e profissionais liberais?
Descobri no final de 2010 os templates para sites, então pensei: “Se existe templates para sites talvez exista para outros produtos também”. Então busquei nos Estados Unidos e encontrei fornecedores. Surgia o Conceito de American Marketing Templates.
Acredita que a publicidade tem tirado tudo o que pode da tecnologia vigente para alavancar os negócios dos seus clientes?
Ainda estamos só começando. Quando era redator publicitário usava uma máquina de escrever e hoje usamos aplicativos para celular, está surgindo além de ferramentas novos conceitos a todo momento. Temos parceiros em todo o país que fornecem diferentes formas de anúncios utilizando as ferramentas desenvolvidas pela Just Ads Express.
Qual a análise que faz do mercado brasileiro como um todo?
Vejo o mercado brasileiro temeroso. Nas crises, melhor hora para anunciar, os clientes se retraem e isso provoca mais crise.
Você foi o único brasileiro a participar da eMerge Americas. Como foi essa experiência nesse importante evento de troca de ideias sobre o mercado de tecnologia e inovação?
O mercado americano é bem diferente do brasileiro. Nós brasileiros somos mais criativos, os americanos mais comerciais. Precisamos de um mix de ambas as características. Conseguimos fazer contatos, clientes e pretendemos abrir um escritório nos Estados Unidos até o final do ano.
Como ser uma empresa diferenciada, valorizada e, ao mesmo tempo, inovadora?
Procure saber no que você é bom, depois descubra o que ninguém está fazendo e por fim como ganhar dinheiro com isso.
Qual o erro pode ser fatal para uma empresa que atua no mundo das comunicações?
Esquecer de se promover. Casa de ferreiro o espeto tem que ser de ferro e não de pau.
Acredita ser um momento propício para o lançamento de startups no Brasil, mesmo com as incertezas econômicas do país?
Neste momento é que as melhores ideias surgem. Nas crises que se encontram as melhores oportunidades.
Quais de suas palestras foram inesquecíveis e por quê?
Na Feira do Empreendedor de São Paulo quando o Sebrae me disse “Sua palestra teve tanta procura que só perdeu para a do Facebook!“.
Como realizar um marketing criativo e eficiente com poucos recursos?
O custo do produto vai ser o mesmo sendo criativo ou não. Com criatividade o resultado vai ser bem mais eficiente. Se você tem pouco recurso, tente descobrir como chamar mais atenção antes de gastá-lo.
Como vê a Just Ads Express nos próximos 10 anos?
Este ano estamos lançando franquia no Brasil e migrando para os Estados Unidos. Já começamos a prospectar a Europa. Os projetos que estão saindo da ideia original serão o futuro da Just, em 10 anos provavelmente os templates já não serão mais usados.
Eder Fonseca é o publisher do Panorama Mercantil. Além de seu conteúdo original, o Panorama Mercantil oferece uma variedade de seções e recursos adicionais para enriquecer a experiência de seus leitores. Desde análises aprofundadas até cobertura de eventos e notícias agregadas de outros veículos em tempo real, o portal continua a fornecer uma visão abrangente e informada do mundo ao redor. Convidamos você a se juntar a nós nesta emocionante jornada informativa.
A queda de Bashar al-Assad marca um dos eventos mais significativos da história contemporânea do…
O setor agrícola do Brasil está passando por mudanças significativas à medida que o dinheiro…
A Guerra do Contestado (1912–1916) é um dos episódios mais significativos e complexos da história…
Poucos criadores na história da televisão podem reivindicar um impacto cultural tão duradouro quanto Marta…
A Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP) é um marco na história…
A presença feminina na política sempre foi marcada por desafios históricos, sociais e culturais. Durante…