A Sensedia, multinacional brasileira de tecnologia especialista em APIs, chega ao mercado mexicano com o objetivo de se tornar uma aliada fundamental das grandes e médias empresas do país em seu caminho para a evolução digital. A abertura da operação mexicana está alinhada com a estratégia de expansão geográfica da empresa, acelerada após aporte de R$120 milhões, recebido da Riverwood Capital, no ano passado. A Sensedia já atende empresas no México e a projeção é de nos próximos cinco anos ter 80 clientes no país. No mesmo período de tempo deverão ser gerados 100 postos de trabalho, de forma a reforçar a operação no país, além de expandir sua equipe, que com mais essa inauguração estará presente em mais de dez países, incluindo os Estados Unidos, Reino Unido, Peru, Colômbia, entre outros países da América Latina e Europa. Especialista em soluções de integração e consultoria de API, a Sensedia, terá como foco primário empresas varejistas e dos setores de seguros e financeiro. A inauguração da operação na Cidade do México possibilitará à empresa vender soluções e serviços para um dos principais mercados da América Latina. “Para nós entrar no México representa uma grande conquista e um passo importante para o crescimento da companhia”, afirma Alexandre Gomes, head de Sensedia na América Latina. Ele ainda diz: “O grande propósito da Sensedia é tornar o mundo cada vez mais digital, conectado e aberto. Essa mensagem foi criada no nascimento da empresa e continua muito atual”.
Como se encontra a Sensedia em seu mercado de atuação?
A Sensedia é hoje a única empresa brasileira reconhecida pelo Forrester como Líder em API Management Solutions e referência na América Latina. Oferecemos soluções de integração e profissional services para mais de 200 grandes empresas no Brasil e no mundo, em uma variedade de indústrias. O relatório da Forrester destacou que:
“A Sensedia é uma escolha sólida para empresas que buscam um forte parceiro de produtos e serviços para transformar-se em um negócio digital baseado em APIs, utilizando protocolos além do REST”; “A Sensedia viabiliza negócios e governança digitais com uma forte estratégia de expansão”.
Quais são os pilares da empresa?
O grande propósito da Sensedia é tornar o mundo cada vez mais digital, conectado e aberto. Essa mensagem foi criada no nascimento da empresa e continua muito atual. Aliás, ela só ganha mais força. A Sensedia entrega valor aos seus clientes por meio das APIs , simplificando a complexidade da integração de sistemas, destravando dados que são essenciais para acelerar a inovação, para a criar ecossistemas e habilitar novas experiências digitais.
Por que esses pilares são fundamentais para atuação em um setor como o de APIs?
Uma empresa é conectada quando seus sistemas “conversam” entre si e quando consegue com que os dados presentes em sistemas legados sejam disponibilizados para novas experiências digitais. E ela é aberta quando deixa de atuar como uma organização individual e passa a se estruturar como um elemento maior dentro de uma cadeia de valor. Ou seja, dentro de um ecossistema onde precisa interagir com fornecedores, parceiros, clientes e outros fornecedores dentro de marketplaces ou sistemas. Na prática, um bom exemplo disso é que a plataforma da Sensedia possibilita que companhias como Natura, Cielo, C&A, e Cinemark conectem seus canais digitais ao de fornecedores e parceiros por meio de APIs (sigla em inglês para Interface de Programação de Aplicação).
Qual a importância de uma API para o mercado e que as pessoas ainda desconhecem?
É comum nos referirmos às APIs como uma “cola digital” que conecta aplicações e sistemas de grandes empresas, e que permite com que essas empresas sejam mais digitais, conectadas e abertas. Hoje, as empresas para se manterem relevantes, não têm muita escolha, tem que se tornar cada vez mais digitais. Para as companhias novas, isso é fácil porque já nascem nesse cenário de inovação e agilidade. E para as organizações com legados e que estão tendo sucesso há muitos anos, elas têm que manter a empresa rodando com seus sistemas, mas tem que garantir que esses mesmos sistemas não travem a inovação.
E é nesse cenário onde as APIs têm um papel fundamental. Sem elas, a comunicação entre os sistemas e a modernização dos processos se torna impossível. E a Sensedia trabalha justamente com esse valor, queremos que todas as empresas continuem rodando seus sistemas. Para isso, criamos uma camada de habilitação com todos os dados para que os clientes e parceiros consigam construir suas jornadas digitais, sejam próprias, de aplicativo móvel, toten, seja através de integrar com o parceiro. Sabemos o quanto é desafiador trocar todos os sistemas, por isso, é preciso criar um tipo de cola digital que habilite esses dados. A Sensedia tem feito isso nos últimos 15 anos, com mais de 200 empresas de várias verticais.
Muitos afirmam que a massificação das APIs é fundamental para agilizar processos de negócios. Como enxerga esse ponto?
Sem dúvida a massificação de APIs agiliza a inovação, porém, vale destacar a importância de definir objetivos de negócios mensuráveis antes da implementação de um ecossistema baseado em API, pois, pode impactar nos resultados de ROI.
O que é fundamental nessa massificação?
Com a massificação, importantes institutos de pesquisa recomendam que é primordial garantir que sua solução de gerenciamento de API ofereça suporte a tendências modernas de API, como microsserviços e multicloud. É também fundamental garantir que a arquitetura de gerenciamento de API esteja alinhada à estratégia de nuvem da empresa, dando suporte ao uso de vários gateways de API diferentes em provedores de nuvem. Outro fator que as empresas devem levar em consideração é a proteção de API usando gateways de API, bem como controle de acesso de API usando plataformas de gerenciamento de identidade e acesso. Educando ainda os desenvolvedores sobre as práticas recomendadas de segurança de API, como validação de entrada de parâmetro de API.
Quais são os principais setores atendidos pela Sensedia atualmente?
Serviços Financeiros/Open Banking, Seguros/Open Insurance, Varejo, Saúde, Educação, Energia, Oleo&Gás, Governo, Agro, entre outras.
O que a empresa ainda espera para a sua atuação no Brasil em 2022?
A Sensedia aposta numa especialização grande para resolução de problemas de serviços financeiros, não como empresa horizontal, mas como uma empresa especializada na resolução do problema de conectividade e habilitação para esse mercado. No Brasil, a Sensedia liderou algumas etapas do Open Banking, por exemplo.
A experiência obtida com projetos para Bancos e meios de pagamento também traz valor para o setor de seguros quando se trata de Open Insurance. O setor de varejo, serviços, Agro e utilities também vem direcionando suas estratégias para canais digitais e ecossistemas, tendo a Sensedia como acelerador e habilitador destas estratégias. O Governo também é um importante mercado, pois, estão demandando de melhora na interação com o cidadão, otimização de recursos e integração de serviços. Também temos expectativas de aumento na interação com o Governo.
A abertura da operação mexicana também está alinhada com esses propósitos?
Estudos focados no mercado da América Latina vem mostrado que embora o investimento em plataforma de nuvem continue sendo uma alta prioridade, já está ocorrendo um maior investimento em integração tecnologias/APIs/arquitetura de API e tais investimentos em tecnologia são fundamentais para a execução de plataforma digital.
Especificamente no México, seguimos a mesma linha de raciocínio, no entanto, com foco nos mercados de Bancos, meios de pagamento, Seguros e Varejo. Mas, além disso, a operação do México vai funcionar como um Hub de apoio aos demais países latino americanos e aos EUA. Outro ponto importante é a disponibilidade de mão de obra madura no México, para compor nossos times técnicos.
Qual será o principal objetivo da Sensedia nos países da América Central?
A América Central tem bom desenvolvimento do setor financeiro, apesar de ter um volume menor de mercado. Nesta região, vamos atuar com apoio da Operação México, que já possui forte sinergia em vários setores nesta região, facilitado pela língua e pela proximidade.
Eder Fonseca é o publisher do Panorama Mercantil. Além de seu conteúdo original, o Panorama Mercantil oferece uma variedade de seções e recursos adicionais para enriquecer a experiência de seus leitores. Desde análises aprofundadas até cobertura de eventos e notícias agregadas de outros veículos em tempo real, o portal continua a fornecer uma visão abrangente e informada do mundo ao redor. Convidamos você a se juntar a nós nesta emocionante jornada informativa.
A queda de Bashar al-Assad marca um dos eventos mais significativos da história contemporânea do…
O setor agrícola do Brasil está passando por mudanças significativas à medida que o dinheiro…
A Guerra do Contestado (1912–1916) é um dos episódios mais significativos e complexos da história…
Poucos criadores na história da televisão podem reivindicar um impacto cultural tão duradouro quanto Marta…
A Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP) é um marco na história…
A presença feminina na política sempre foi marcada por desafios históricos, sociais e culturais. Durante…