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SEO Marketing aumenta visibilidade de empresas

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Bernhard Schultze é especializado em SEO (Search Engine Optimization), palestrante, com expertise em tecnologia de networking, organização de eventos, administração de banco de dados, gerenciamento de equipes, introdução de produtos e redação de artigos. Fundou a SEO Marketing em 2006 com o objetivo de apoiar as empresas a aumentar sua visibilidade nos motores de busca. As ofertas de serviço agora incluem Social Media, SEO, SEM (principalmente Google AdWords), Landing Pages, consultoria do Google Analytics, banners, basicamente tudo que uma empresa precisa para ter sucesso na internet. “Podemos dizer que é uma mistura de planejamento, feelings, mas também de experiência. Saber o que queremos e como chegar lá é importante (o que se enquadraria no planejamento). Mas obviamente quanto mais experiência tiver, melhor, mais certeiro será o planejamento e o feeling é crucial. O que poderíamos chamar de “bom senso”, seria entender se estamos comunicando as mensagens corretas para as pessoas corretas e de forma correta. Então sim, são elementos essenciais para obter o online, mas com uma junção desses fatores”, afirma. Ele ainda diz: “Quando se faz um bom trabalho de SEO, sua empresa ou marca começa a aparecer bem posicionada em resultados de palavras que nem se imagina num primeiro momento. Aparecendo, por exemplo, no Google Maps nas pesquisas locais”.

Bernhard, as empresas se deram conta do poder do SEO?

Sim, as empresas se deram conta da importância do SEO. Talvez o que elas não tenham se dado conta é o quão difícil é você se ranquear bem no Google, por exemplo, através do SEO. Não é começar um trabalho em um dia e no outro já se encontrar bem ranqueado. E sim, é todo um trabalho de construção de relevância no mundo digital. O que só vem com muito tempo e, logicamente, trabalho.

Por que muitas ainda não tratam essa questão com uma maior assertividade?

Acredito que tenha relação direta com a primeira resposta, ou seja, pelo mesmo motivo. Para as empresas ainda não está claro o que é realmente preciso para que um trabalho de SEO seja eficiente, dê os devidos resultados ao longo prazo. Até porque existe uma certa mística de que basta trabalhar com palavras-chave e fazer algumas poucas coisas em seu site que está de bom tamanho, mas, na verdade, é necessário bem mais que isso.

Quais as maiores vantagens do SEO e que ainda hoje não são percebidas?

Quando se faz um bom trabalho de SEO, sua empresa ou marca começa a aparecer bem posicionada em resultados de palavras que nem se imagina num primeiro momento. Aparecendo, por exemplo, no Google Maps nas pesquisas locais. Então há uma série de resultados de pesquisa – e consequentemente de lugares – a mais para aparecer que não se imagina ao começar um trabalho de SEO.

Como um investimento bem-sucedido em SEO pode trazer credibilidade para uma marca?

As pessoas tendem a darem mais importância para as empresas (sites) que estão nas primeiras posições do Google, por isso, um site bem posicionado tende a receber mais credibilidade e naturalmente mais possibilidades de negócios. Podemos dizer que o SEO vai de encontro a isso, o trabalho de ajudar na construção dessa credibilidade da marca.

Existe uma hora certa para se investir em SEO?

Diria que a hora certa é agora. SEO é um trabalho de médio a longo prazo. Algo a se fazer sempre, ou seja, ficar sempre preocupado com o conteúdo do seu site, em como os outros sites se relacionam com o seu (falando de link building, por exemplo). Então é crucial que uma marca esteja sempre trabalhando em SEO.
Por isso não há um momento inicial ideal para começar, o ideal é que seja o quão antes, que seja agora.

O que ainda é confundido como SEO?

A brincadeira é que SEO e CEO ainda se confundem (Risos). Fora a brincadeira, ainda existe uma confusão de que links patrocinados influenciam nas buscas orgânicas (os resultados de pesquisa que não são Ads), e que assim, influenciam no SEO. Mas são coisas bem separadas apesar de aparecerem nos resultados do Google. Por isso é importante construir uma estratégia integrada de SEO e Google Ads, mas tendo em mente que são coisas totalmente independentes.

Uma palavra em voga é experiência. Como melhorar a experiência dos usuários com o auxílio do SEO?

Experiência, pois, o SEO traz muitas palavras para o seu site, sendo possível monitorar todas elas com ferramentas como o Google Search Console. Assim, é possível monitorar qual o tráfego que está chegando ao seu site e com tais informações melhorar a experiência do usuário ao acessar seu site. Transformar essa riqueza de informações nos conteúdos que seu tráfego espera ou mais procura. Se estão realizando determinada busca, é importante que seu site responda tal demanda. Então, o que conseguimos trabalhar em termos de usabilidade seria essa parte de trabalhar um conteúdo que as pessoas estão buscando.

Por que uma empresa deve usar Landing Pages?

Porque elas ajudam a direcionar a mensagem. Elas, de fato, entregam não só aquilo que as pessoas estão procurando, mas aquilo que você deseja passar também. Às vezes sua marca ou produto possui um diferencial que você acha relevante chegar nessas pessoas e com as Landing Pages é possível essa concentração de conteúdo entre o que o usuário quer e o que você pode oferecer para ele.

Quais são os melhores Landing Pages?

A melhor Landing Page é aquela que encanta o visitante da página (um potencial cliente) e consegue passar a mensagem que você deseja. Esse deve ser o seu objetivo com as Landing Pages, seja através de usabilidade, conteúdos ou mensagens que quer passar.

Outra questão muito recorrente é a importância dos dados. Os dados se tornaram os novos “reis” da internet?

Sim, os dados são importantíssimos. É importante entender quais as páginas que estão tendo mais resultado, quais as palavras-chave estão trazendo mais resultado, qual seu posicionamento, entre outras informações. Ou seja, um bom trabalho de análise de dados é o que vai guiar o sucesso do seu trabalho, determinar as ações a serem tomadas. Isso serve para um projeto de SEO, de mídias, de redes sociais e tudo o que diz respeito ao Marketing Digital.

Obter o online seria uma questão de planejamento ou de feeling?

Podemos dizer que é uma mistura de planejamento, feelings, mas também de experiência. Saber o que queremos e como chegar lá é importante (o que se enquadraria no planejamento). Mas obviamente quanto mais experiência tiver, melhor, mais certeiro será o planejamento e o feeling é crucial. O que poderíamos chamar de “bom senso”, seria entender se estamos comunicando as mensagens corretas para as pessoas corretas e de forma correta. Então sim, são elementos essenciais para obter o online, mas com uma junção desses fatores.


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