Anúncios
Sua Página
Fullscreen

Shape Digital planeja faturamento maior

Compartilhe este conteúdo com seus amigos. Desde já obrigado!

A Shape Digital é uma spin-off da MODEC, que tem como objetivo prover soluções digitais inovadoras para a indústria de base, com a missão de transformar dados em valor estratégico, substancial e sustentável. Estabelecida no Brasil desde 2021, a Shape Digital gera economia aos clientes por meio de manutenção preditiva, através de uma biblioteca consolidada de modelos de dados, que contribuem com o monitoramento personalizado para cada setor. A empresa está presente em 20% da produção nacional de Óleo de Gás, operando em 6 navios-plataforma. Em 2021, foi reconhecida como Global Lighthouse da Indústria 4.0 pelo World Economic Forum. “A Shape Digital desenvolve soluções utilizando tecnologias de Inteligência Artificial, Machine Learning e Advanced Analytics. Essas soluções ajudam a identificar com antecedência e diagnosticar eventos de potenciais falhas em equipamentos, evitando paradas não programadas e otimizando a manutenção de uma planta. Além disso, a Shape Digital desenvolve soluções que buscam otimizar processos durante a produção de óleo, como, por exemplo, o Virtual Engineering Tool, voltado para o processo de remoção de sulfato da água. Tal solução otimiza o processo de limpeza das membranas através de simulações, utilizando Inteligência Artificial, aumentando a eficiência da limpeza e exigindo menos paradas ao longo de um ano”, afirma o VP de tecnologia da Shape Digital, Caio Sene.

Como a Shape Digital consegue gerar produção incremental de óleo e reduzir as paradas de produção nas unidades da indústria de base?

A Shape Digital desenvolve soluções utilizando tecnologias de Inteligência Artificial, Machine Learning e Advanced Analytics. Essas soluções ajudam a identificar com antecedência e diagnosticar eventos de potenciais falhas em equipamentos, evitando paradas não programadas e otimizando a manutenção de uma planta. Além disso, a Shape Digital desenvolve soluções que buscam otimizar processos durante a produção de óleo, como, por exemplo, o Virtual Engineering Tool, voltado para o processo de remoção de sulfato da água. Tal solução otimiza o processo de limpeza das membranas através de simulações, utilizando Inteligência Artificial, aumentando a eficiência da limpeza e exigindo menos paradas ao longo de um ano.

Anúncios

Quais tecnologias de Inteligência Artificial, Machine Learning e Advanced Analytics a Shape utiliza em suas soluções de monitoramento?

Atualmente, a Shape Digital trabalha com modelos preditivos com camadas de interpretação de resultados, além de modelos de otimização. Os modelos preditivos são divididos em dois tipos: supervisionados e não supervisionados. Para os equipamentos que possuem casos de falhas passadas, podemos treinar modelos para aprender o perfil dos modos de falha para alarmar quando um equipamento está próximo da falha (próximos pode significar dias, semanas ou até meses, a depender do equipamento/processo), o que chamamos de abordagem supervisionada. Entretanto, para equipamentos que não possuem falhas no seu histórico, utilizamos modelos que são treinados para aprender o comportamento normal da máquina e alarmar sempre que uma anomalia acontece. Ambos os modelos são combinados com uma camada de interpretabilidade que aponta quais sensores contribuem mais (ou menos) para a previsão de falhas ajudando no diagnóstico.

Como a Shape transforma os dados em valor estratégico e substancial para os seus clientes?

A Shape utiliza soluções digitais para evitar paradas das plantas, aumentar a segurança e eficiência operacional, diminuir custos operacionais e otimizar o planejamento da operação. O objetivo das ferramentas da Shape é alavancar os dados que são coletados diariamente e transformá-los em insights para a operação gerando valor sustentável de negócio.

Quais são os principais benefícios das soluções da Shape, além da manutenção preditiva?

Anúncios

Além da manutenção preditiva, os principais benefícios das soluções da Shape incluem aumento da segurança operacional, otimização do planejamento da manutenção, redução de custo operacional, além de monitoramento e redução da emissão de gases do efeito estufa.

Qual a meta de faturamento da Shape Digital para 2023 e como ela pretende alcançá-la?

A Shape Digital projeta triplicar seu faturamento de novos clientes em 2023. A empresa planeja alcançar essa meta expandindo sua atuação no setor de Óleo & Gás, além de atender clientes em outros setores, como mineração, papel e celulose.

Como a parceria de P&D com a Petrobras pode contribuir para o desenvolvimento de novas soluções de monitoramento?

A parceria de P&D com a Petrobras visa co-desenvolver um VET (Virtual Engineering Tool). Esta ferramenta realiza simulações assistidas mais rápidas e precisas para indicar o melhor momento para a limpeza das membranas de remoção de sulfato nas plataformas de produção bem como o melhor setup do processo de limpeza para maximizar o tempo entre limpezas subsequentes.

Leia ou ouça também:  Consórcio cresce no primeiro trimestre em razão dos juros altos

Como a Shape utiliza sua extensa biblioteca de modelos de dados para customizar soluções de monitoramento para seus clientes?

Anúncios

A Shape Digital construiu sua biblioteca de modelos através do monitoramento de centenas de equipamentos e milhares de sensores, alavancando o efeito de rede destes dados para construir uma série de modelos de Inteligência Artificial que são altamente eficazes e facilmente escaláveis para equipamentos similares. Atualmente a Shape é capaz de, em poucos dias, implantar modelos de IA para equipamentos como bombas, compressores, trocadores de calor, ventiladores, etc.

De que forma a Shape coleta e analisa os dados para estimar novas ocorrências de forma preditiva e evitar prejuízos milionários?

A Shape aprende com o histórico do cliente, coletando dados de paradas em eventos anteriores e estimando novas ocorrências de forma preditiva. Caso não haja eventos de paradas no histórico disponível, os modelos da Shape são treinados para aprender o comportamento normal da máquina e alarmar em qualquer anomalia. Isso evita prejuízos milionários que colocam em risco a operação e a segurança das operações.

Quais são os principais desafios enfrentados pela Shape Digital na prestação de serviços digitais para a indústria de base?

Os principais desafios que enfrentamos hoje são:

1. Garantir aderência ao uso da ferramenta: É importante estar muito próximo da operação para garantir que os operadores não só confiam na solução como a utilizam no dia a dia. Hoje a Shape possui um time (Value Assurance) dedicado a garantir o uso da ferramenta e, portanto, a entrega de valor real aos nossos clientes.

2. Enfrentar o ceticismo para com soluções de manutenção preditiva: historicamente a indústria de manutenção preditiva criou uma fama de soluções complexas, que não geram valor real. A Shape vai na contramão deste movimento se posicionando como um parceiro não só na tecnologia, mas na geração de valor para nossos clientes.

Como a Shape garante a segurança das operações em suas soluções de monitoramento?

A Shape Digital utiliza suas soluções de monitoramento para diagnosticar eventos operacionais e otimizar processos, aumentando a segurança operacional. A empresa coleta e analisa dados históricos para estimar novas ocorrências de forma preditiva, evitando prejuízos milionários e riscos à segurança das operações.

Anúncios

Quais são os planos futuros da Shape Digital para a expansão de seus serviços no mercado?

Os planos futuros da Shape Digital incluem replicar e expandir o que desenvolveu no setor altamente eficiente de Óleo e Gás, dentro do próprio setor, bem como para outros setores da indústria de base, como mineração, papel, celulose e geração de energia. Além disso, a Shape continua inovando seu portfólio de produtos, como, por exemplo, desenvolvendo soluções no setor de sustentabilidade, com foco em monitoramento e redução de emissão de gases do efeito estufa.

Última atualização da matéria foi há 1 ano


Compartilhe este conteúdo com seus amigos. Desde já obrigado!

Facebook Comments

Espaço Publicitário:
Voltar ao Topo
Skip to content
Verified by MonsterInsights