Categories: Negócios

Sheila Borges fala sobre a transportadora Sotran

Compartilhe este conteúdo com seus amigos. Desde já obrigado!

A Sotran, uma das maiores transportadoras digitais de cargas do Brasil, que aposta na tecnologia para melhorar a eficiência no transporte rodoviário, também valoriza a diversidade na contratação de funcionários. A presença feminina no time de negócios e nas filiais por todo país já faz parte da cultura da companhia, em um setor historicamente formado por homens em sua maioria. Hoje, com mais de 500 profissionais, a empresa que é natural de Londrina no Paraná, dobrou o número de mulheres contratadas nos últimos três anos. Passou de 29 para 60 profissionais, um crescimento de quase 50% quando comparado aos anos anteriores. Das 150 pessoas que trabalham atualmente no setor administrativo, destaca-se que, no grupo de mulheres, quatro estão em cargos de gerência, liderando um número considerável de colaboradores, nas áreas de Recursos Humanos, Comercial, Contabilidade e Financeiro. “Durante esses anos observamos que existe um maior envolvimento da mulher na tomada de decisão do negócio, quebrando paradigmas. Hoje, a diversidade da empresa é um ecossistema favorável para as mulheres atuarem em qualquer área, seja no campo, como embarcadoras, movimentando nosso atendimento ao motorista, via app TMOV, seja no administrativo, na área de tecnologia e tantos outros setores.”, diz Sheila Borges, gerente de RH da Sotran, que está na empresa desde 2017.

Como se deu a sua entrada na Sotran Logística?

Entrei na Sotran em busca de novos desafios e com o propósito de fazer a diferença em minha carreira profissional, fazer parte de um Case de Sucesso no segmento Logístico. Foram várias entrevistas com diretores e, naquele momento, percebi: “A Sotran é uma empresa ousada, disruptiva e com pensamento no Futuro.” Daquele tempo até hoje diversas mudanças aconteceram, seja na diversidade das pessoas, seja na quebra de paradigmas de gestão, seja no campo da revolução digital. Nossa jornada é desafiadora!

Qual a importância do RH em uma empresa como a Sotran?

A área de Recurso Humanos é estratégica na gestão do ecossistema de todos os temas que envolvem pessoas e a diversidade. Temos como princípio a diretriz de um RH em movimento, que visa movimentar as pessoas e melhorar cada vez mais. Com tecnologia e desenvolvimento, nossas atividades e projetos para buscar o crescimento profissional de cada colaborador(a). Ou seja, impulsionar e movimentar: “Uma transformação constante em um ecossistema orgânico de pessoas em busca de sucesso”.

Temos como desafio e propósito fortalecer a cultura da empresa em busca de promover a transformação digital da Sotran e, para tanto, investimos em Programas de Desenvolvimento de Gestão (PDG), trabalhos multidisciplinares em células de times “Squad” baseados em metodologia ágil, em ambiente de trabalho colaborativo com estrutura e recursos necessários para um bom desempenho do colaborador e tantos outros projetos e eventos focados na diversidade e tecnologia, como o “Tech Day” – dia destinado ao tema tecnologia; “Mulheres que Movem”, dia destinado a atividades do universo feminino; “Maio Amarelo”, sobre segurança dos colaboradores no trânsito ao exercer suas atividades.

Fale mais sobre isso.

São tantos temas e ações a citar, porém, o mais importante, é que a Sotran possui em seu DNA o olhar quanto ao colaborador que ultrapassa as paredes do back office e das filiais, somos atentos a como está a vida profissional e familiar deste colaborador e estamos lá para dar o suporte necessário para que o mesmo alcance o seu melhor a cada dia.

Qual a visão da organização?

Ser referência em transporte no mercado onde atua, praticando soluções rápidas e inteligentes de logística nas estradas. Vale citar que somos diferenciados no mercado a partir do momento que elegemos os motoristas e frotistas como foco e mais ainda disruptivos e estratégicos ao entender que a transformação digital é imprescindível para o futuro do negócio. Saímos na frente com certeza!

Como se encontra atualmente o mercado onde a Sotran está inserida?

O mercado de transporte rodoviário de cargas representa R$ 400 bilhões no país. Só o setor de agro rodoviário corresponde a R$ 40 bilhões. O setor de agronegócios representa 25% do PIB brasileiro, segundo a ABAG (Associação Brasileira do Agronegócio). São muitos os problemas e desafios enfrentados por esses profissionais, entre eles, o custo do combustível, valor do frete, assaltos e roubos, riscos de acidentes e outros, conforme o gráfico da Confederação Nacional do Transporte. Existem cerca de 2 milhões de caminhoneiros no Brasil e, deste montante, 500 mil atuam no setor de agronegócio.

Como a Sotran tem tratado a inovação nos últimos anos?

Ao identificar uma lacuna no mercado para atender as principais dores dos caminhoneiros autônomos e frotistas, a empresa lançou a plataforma digital TMOV, que conecta motoristas e as cargas disponíveis, em tempo real e em todo o território nacional. A plataforma, que já alcançou a marca de mais de 100 mil downloads, oferece diversas soluções para melhorar a eficiência do trabalho dos caminhoneiros, ao reduzir os custos que eles possuem nas estradas e facilitar o dia a dia deles. Outro diferencial é o cartão de meio de pagamento na redução de custos de diesel e bomba, além da facilidade de gerenciar as contas dos motoristas e segurança na movimentação de dinheiro.

A tecnologia é algo que chama bastante atenção na Sotran. O uso da tecnologia é um diferencial para resultados consistentes ao longo dos anos?

Sem dúvida, a tecnologia é um diferencial para resultados consistentes ao longo dos anos. Um dos diferenciais da TMOV, por exemplo, é ter nascido dentro da Sotran. A empresa tem 35 anos de história e possui 180 mil caminhoneiros cadastrados, uma base de dados sobre milhões de cargas carregadas e conhece o perfil de gasto de cada motorista, o que permite oferecer as melhores soluções. O modelo de negócio que a Sotran desenvolveu com a TMOV reduz os custos e cria uma escalabilidade da plataforma que permite uma maior liquidez na oferta de carga, frete com preços muito mais competitivos e o aumento da renda do motorista. O objetivo é tornar TMOV o super app dos caminhoneiros, sendo a solução que vai resolver questões de frete, ajudá-los a pagar suas contas pessoais e outros benefícios. Queremos abrir o caminho digital para um futuro melhor dos caminhoneiros.

Em que momento a empresa teve a intuição de apostar na diversidade?

Abrir o olhar da empresa para diversidade aconteceu de maneira natural e em conexão com os movimentos no mercado e da sociedade. Já no processo seletivo, além da análise técnica, a abertura para a diversidade e a busca por tal está presente e com premissa. Na Sotran, a diversidade contribui significativamente com a pluralidade em um mercado que está cada vez mais global, com diversidade cultural ampla e sem fronteiras.

A transformação digital dentro da empresa passa pelo empoderamento feminino?

O empoderamento é uma característica de todos os colaboradores(as) independente do gênero, opções, crenças, escolhas, etc. Neste ecossistema favorável o empoderamento feminino está presente em todos os setores da empresa e certamente é um diferencial de mercado na transformação digital da empresa: seja nas áreas com essência de tecnologia, desenvolvimento e programação, seja em áreas de back office administrativo e também no campo com app TMOV.

As mulheres da Sotran possuem características típicas de empoderamento: praticam liderança no que tange a igualdade de gênero; promovem um ambiente justo para todos os gêneros respeitando os direitos humanos; envolvem-se social e profissionalmente em atividades que promovam a igualdade de gênero, bem como praticam diretrizes de compliance em sua gestão.

Vale lembrar que a prática do empoderamento feminino se dá por todas as pessoas em sua diversidade cultural com objetivo de garantir a igualdade e participação de todos seja na Sotran S/A ou na sociedade.

Qual o maior diferencial da empresa em sua visão?

A visão da Sotran consiste em: “Abrir o caminho digital para um futuro melhor do caminhoneiro”. Certamente esta visão é um propósito diferenciado no mercado, pois, a Sotran traz o caminhoneiro em seu DNA e atribui a este propósito as ações da empresa. É uma visão de negócio disruptiva no mercado logístico, e com foco em uma transformação digital nesta jornada do caminhoneiro, e na jornada de futuro da empresa.


Compartilhe este conteúdo com seus amigos. Desde já obrigado!
Espaço Publicitário:

Recent Posts

As 15 maiores orgias de toda história mundial

Ao longo da história, as celebrações e eventos excessivos refletem os costumes e valores de…

6 horas ago

O estado do Mato Grosso está à venda?

Nos últimos anos, o Mato Grosso tem despertado a atenção de investidores e especialistas em…

14 horas ago

Latininho: o grande escorregão de Faustão

A década de 1990 foi um marco na televisão brasileira. A disputa pela audiência entre…

22 horas ago

Patrizia Reggiani: Gucci e sangue nas mãos

No cenário do luxo e da alta moda italiana, poucos nomes carregam tanto peso e…

1 dia ago

A vida inconvencional do criador do sanduíche

A figura de John Montagu, o 4º Conde de Sandwich, é mais associada à invenção…

2 dias ago

Os pilares da chamada sororidade feminina

A sororidade é um termo relativamente recente, que surgiu do crescente movimento feminista e busca…

2 dias ago