Shlomi Nachman: “Nosso objetivo é educar”

 Shlomi Nachman

A maioria dos adultos (70%) em todo o mundo não planeja fazer um exame oftalmológico este ano, apesar de reconhecer a importância crítica da saúde ocular, de acordo com as descobertas de uma pesquisa abrangente e em grande escala da Johnson & Johnson Vision Global sobre Saúde Ocular (Eye Health Survey) anunciada antes do Dia Mundial da Visão em 14 de outubro. A pesquisa deste ano, da Johnson & Johnson Vision, líder global em saúde ocular e parte da Johnson & Johnson Medical Devices Companies, revelou os principais insights sobre o impacto da pandemia na saúde ocular, descrenças errôneas sobre as opções de correção visual de pacientes mais idosos, a relação entre saúde ocular e beleza, e o alto potencial para a intervenção precoce em crianças com necessidades de correção visual.

Sendo como um dos pilares da campanha global Priorize Seus Olhos (Prioritize Your Eyes) da J&J Vision, a pesquisa foi lançada antes do Dia Mundial da Visão em um esforço para aumentar a conscientização sobre a importância de fazer um exame oftalmológico anual, tanto para adultos quanto para crianças.

“Na Johnson & Johnson Vision, temos o compromisso de mudar a trajetória da saúde ocular – que começa com a realização de exames oftalmológicos anuais”, disse Shlomi Nachman ***, Group Chairman da companhia, Soluções Cardiovasculares e Especiais e Johnson & Johnson Vision. “A pesquisa deste ano mostra que apenas 1 em cada 4 pessoas percebe que há uma conexão entre a saúde ocular e outras doenças ou condições médicas. Com a campanha Priorize Seus Olhos e a pesquisa anual de saúde ocular, nosso objetivo é educar sobre a importância de consultar o seu oftalmologista regularmente – para o bem da sua visão e de sua saúde em geral.”

De acordo com a pesquisa, 86% da população adulta no mundo teme perder a visão acima de qualquer outro sentido. É provável que, em todo o mundo, 88% das pessoas considerem a manutenção da saúde ocular uma prioridade para sua saúde geral. Entretanto, apenas 52% dos entrevistados afirmam que fazem exames oftalmológicos anuais. Além da correção visual e do suporte ao estilo de vida, um exame de vista pode detectar mais de 270 condições médicas – de diabetes a doenças cardíacas.

Saúde ocular e pandemia

A pesquisa revela que mais de um terço das pessoas acredita que a visão sofreu algum tipo de deterioração desde o início da pandemia. No entanto, apesar de relatarem sobre terem consciência disso, 70% de todos os entrevistados disseram que, no próximo ano, não planejam agendar um exame oftalmológico – a etapa mais importante para priorizar a saúde dos seus olhos.

O Desafio da Miopia

A miopia, correção visual que também é conhecida como ‘visão curta’, é muito mais que isso. Ela é uma doença crônica e progressiva que representa a maior ameaça à saúde ocular do Século 21. Há uma projeção de que metade da população mundial terá miopia até 2050, com quase um bilhão de pessoas tendo alto grau de miopia. Geralmente, o diagnóstico ocorre entre as idades de 8 e 12 anos. Crianças pequenas que se tornam míopes são as mais vulneráveis a desenvolver miopia de alto grau e podem apresentar risco elevado de doenças oculares que ameaçam a visão mais tarde na vida.

Dra. Debora Sivuchin, oftalmologista e gerente do time de educação médica da Johnson&Johnson Vision destaca: “É possível evitar e tratar o crescimento exagerado da miopia que não está relacionada a fatores genéticos. Crianças e adolescentes devem passar menos tempo em ambientes indoor e não devem exagerar no uso das telas digitais dos equipamentos eletrônicos. As terapias para controle da miopia podem envolver ainda uso de colírios, prescrição de óculos e/ou de lentes de contato, apropriados para esta finalidade, a fim de evitar problemas mais graves do avanço da miopia.”

Embora três em cada quatro (75%) pais declarem acreditar que é mais importante que os filhos passem por exame oftalmológico do que eles e a maioria (63%) dos pais declare estar preocupada com o fato dos filhos serem diagnosticado como míopes, apenas um quarto (27%) planeja agendar um exame oftalmológico anual para os filhos.

Beleza e saúde ocular

Curiosamente, um em cada quatro entrevistados declarou estar mais preocupado com a aparência de seus olhos do que com a saúde ocular, e quase 30% dos entrevistados disseram que mudariam a cor dos olhos por um dia, se pudessem.

Sim, já existem lentes de contato multifocais

Para aqueles pacientes com idade avançada, três a cada dez (29%) temem que usar óculos faça com que pareçam mais velhos ou que isso afete sua autoconfiança (30%), mas apenas 37% dos entrevistados sabem que existem lentes de contato multifocais disponíveis como uma alternativa aos óculos.

Não espere pela catarata

72% dos entrevistados que passaram por cirurgia de catarata disseram que se soubessem como a visão melhoraria com a cirurgia de catarata, teriam feito antes, e 56% somente perceberam o quanto a visão estava prejudicada após a cirurgia. No entanto, somente menos da metade (46%) dos entrevistados sabem que a cirurgia de catarata é ambulatorial, e apenas 31% sabem que o procedimento leva menos de 10 minutos.

94 milhões são afetados pela catarata em todo o mundo, com mais 65 milhões tendo problemas de visão devido à catarata (Organização Mundial da Saúde, Primeiro Relatório Mundial sobre Visão, 2019 & OMS, Ficha informativa, 2021).

Liderança mundial

A Johnson & Johnson Vision tem um portfólio amplo de soluções de saúde ocular. Ela atua na prevenção e alívio de problemas como olho seco, correção e aprimoramento de erros refrativos, além de tratamento de doenças como a catarata.

É líder absoluta de lentes de contato no mundo, responsável pela marca ACUVUE® e por muitas das inovações que existem hoje para usuários de lentes de contato.

A Johnson & Johnson Vision reúne visões inovadoras, ciência, tecnologia e pessoas para encorajar profissionais e pacientes a semearem e cultivarem proativamente uma visão para a vida. E entrega inovações relevantes que aperfeiçoam a visão dos pacientes e aprimoram a capacidade dos profissionais, os oftalmologistas, para que proporcionem os melhores resultados.

Sobre a campanha global Priorize Seus Olhos (Prioritize Your Eyes)

A campanha global Priorize Seus Olhos (Prioritize Your Eyes) foi lançada no início de 2020 e é apenas uma parte do compromisso e colaboração contínua da Johnson & Johnson Vision com vários parceiros e organizações profissionais para elevar a saúde ocular a uma prioridade global e abordar as barreiras de conscientização e acesso. Sight for Kids (tradução “visão para crianças”), é um programa sem fins lucrativos co-fundado pela Johnson & Johnson Vision e Lions Clubs International Foundation há quase 20 anos, que forneceu para mais de 30 milhões de crianças acesso a serviços de educação e tratamento de saúde ocular. Também comprometeu fundos para a catarata do Himalaia Projeto que ajudou a examinar e tratar mais de 12,5 milhões de pessoas em mais de 20 países e devolver a visão a mais de 1,01 milhão de pessoas por meio de cirurgia ocular de restauração visual.

Sobre a Pesquisa J&J Vision Global sobre Saúde Ocular

A pesquisa J&J Vision Global sobre Saúde Ocular (Eye Health Survey) foi conduzida online de julho a agosto de 2021 pela The Harris Poll, especialistas em pesquisas e análises públicas, com mais de 16.000 adultos de 18 anos de idade ou mais nos Estados Unidos, Reino Unido, China, França, Alemanha , Coréia, Rússia e Brasil. Revelando os principais insights sobre o estilo de vida da saúde ocular, esta pesquisa é realizada anualmente como parte da campanha Priorize Seus Olhos, um esforço mundial para aumentar a conscientização sobre a importância da saúde ocular e encorajar todos a fazerem um exame oftalmológico anual.

* A Johnson & Johnson Vision representa os produtos e serviços da Johnson & Johnson Surgical Vision, Inc., Johnson & Johnson Vision Care, Inc. e as afiliadas de ambas as empresas.

** A Johnson & Johnson Medical Devices Companies abrange as soluções comerciais para cirurgia, ortopedia, visão e intervenção dentro do segmento de Dispositivos Médicos da Johnson & Johnson.

*** Shlomi Nachman é funcionário da Johnson & Johnson, Inc., servindo como Company Group Chairman, supervisionando o Grupo de Soluções Cardiovasculares e Especialidades e a Johnson & Johnson Vision.

Sobre a Johnson & Johnson Vision:

A Johnson & Johnson Vision, o principal fabricante de lentes de contato do mundo, está totalmente comprometida em melhorar a qualidade de vida dos pacientes e em trabalhar em parceria com os oftalmologistas. Desde ACUVUE®, marca que fez sua estreia em 1987 com a primeira lente de contato gelatinosa e descartável do mundo, a empresa tem, repetidamente, apresentado produtos inovadores e de alta qualidade para o setor. ACUVUE® traz soluções para correção de astigmatismo, miopia, hipermetropia e presbiopia e está nos olhos de cerca de 35 milhões de pessoas ao redor do mundo.

*Com participação da jornalista Letícia Campos.

Compartilhar:
Voltar ao Topo
Skip to content