SIG faz aquisição da Scholle IPN por €1 bilhão

A SIG, empresa especializada em sistemas de envase e embalagens cartonadas, acaba de anunciar a aquisição de 100% da Scholle IPN, empresa líder em inovação de sistemas e soluções para embalagens sustentáveis de bebidas e outros líquidos, por um valor empresarial de 1,36² bilhões de euros e um valor patrimonial de 1,05 bilhões de euros. A transação será financiada por 33,75 milhões de ações da SIG emitidas a partir do capital autorizado existente e 370 milhões de euros em dinheiro; a dívida existente da Scholle IPN será refinanciada no fechamento. Espera-se que a transação seja encerrada antes do final do terceiro trimestre de 2022, sujeita às condições habituais de fechamento.

Esta aquisição diversifica a exposição da SIG em mercados emergentes. O portfólio de soluções de embalagens cartonadas sustentáveis para alimentos e bebidas da empresa será expandido para bag-in-box e spouted pouches para clientes varejistas, institucionais e industriais. A SIG e a Scholle IPN têm muitas semelhanças e são negócios altamente complementares em termos de sistemas e oferta de produtos. A combinação abrirá oportunidades significativas de crescimento e valor.

Para Samuel Sigrist, CEO da SIG: “A aquisição da Scholle IPN consolida a SIG como líder mundial em embalagens inovadoras e sustentáveis para alimentos e bebidas. Ela é consistente com nossa estratégia de expansão geográfica e de categoria, acompanhada de ganhos de participação em mercados-chave. Ao proporcionar benefícios claros para os clientes, consumidores e o meio ambiente, nós agregaremos valor para os acionistas”.

Fundada em 1945, a Scholle IPN é uma empresa líder em inovação de embalagens sustentáveis com uma oferta de sistemas. É a inventora e líder mundial em bag-in-box (capacidade de 2l -1.500l) e a número dois em spouted pouches (50ml – 500ml de capacidade). A aquisição irá, portanto, expandir o portfólio da SIG tanto para formatos maiores quanto menores. A Scholle IPN está sediada nos EUA e conta com aproximadamente 2.100 funcionários em todo o mundo. Os EUA respondem por cerca de 55% da receita e a aquisição aumentará significativamente a presença da SIG neste mercado. Ela também permitirá a expansão do portfólio Scholle IPN para os mercados emergentes da Ásia Pacífico, América Latina e Oriente Médio da África, onde a SIG tem uma presença bem estabelecida.

Segundo Laurens Last, Presidente da Schole IPN: “Esta combinação é atrativa para nossos clientes, que se beneficiarão de nossas capacidades e experiência na indústria de embalagens de líquidos. Estou entusiasmado com o futuro do negócio combinado, e espero ansiosamente por nossa inovação conjunta, com a SIG desenvolvendo ainda mais bases e soluções de embalagem que estão na linha de frente da sustentabilidade”.

Com essa aquisição, a SIG poderá oferecer as mais sustentáveis soluções de embalagem em uma ampla gama de categorias e tamanhos de produtos. O crescimento no bag-in-box foi impulsionado pela mudança de embalagens rígidas para flexíveis, o que reduz significativamente a quantidade de material necessário para embalar o produto. A Scholle IPN tem grande foco na sustentabilidade e no peso leve tanto das embalagens quanto dos acessórios. Ela é pioneira no desenvolvimento de mono-materiais que são projetados para reciclagem. Juntando as capacidades de P&D das duas empresas, agregará mais valor aos clientes, avançando no desenvolvimento de material e tecnologia asséptica para reduzir as emissões de carbono e o desperdício de alimentos.

Cerca de 70% das receitas da Scholle IPN estão em alimentos e bebidas, o que sustentará a resiliência já demonstrada pelos negócios da SIG. A aquisição permitirá que a SIG desenvolva sua força principal na tecnologia asséptica e amplie seu uso tanto em pouches como em bag-in-box. Ela também impulsionará a expansão da empresa em novas categorias, como vinho e água. Assim como a SIG, a Scholle IPN desenvolveu relacionamentos duradouros com clientes e a aquisição traz múltiplas oportunidades de vendas cruzadas, bem como potencial para uma oferta de serviços aprimorada para a base de clientes combinados. Além disso, sinergias de custo operacional de 17 milhões de euros serão geradas em áreas como aquisição e eficiência de fabricação.

²Na taxa de câmbio atual de US$/euro

Sobre a SIG:

A SIG é líder no fornecimento de sistemas e soluções para embalagens assépticas. Trabalhamos em parceria com nossos clientes para levar produtos alimentícios aos consumidores de todo o mundo de uma forma segura, sustentável e acessível. Nossa tecnologia exclusiva e excelente capacidade de inovação nos permite oferecer aos nossos clientes soluções ponta a ponta para produtos diferenciados, fábricas mais inteligentes e embalagens conectadas, tudo para atender às necessidades em constante mudança dos consumidores. Fundada em 1853, a SIG está sediada em Neuhausen, na Suíça. As habilidades e a experiência de nossos aproximadamente 5.900 funcionários no mundo todo nos permitem responder rápida e eficazmente às demandas de nossos clientes em mais de 70 países. Em 2020, a SIG produziu mais de 38 bilhões de embalagens cartonadas e gerou uma receita de 1,8 bilhão de euros. A SIG tem uma classificação AA ESG pela MSCI, uma classificação 13,4 ESG (baixo risco) pela Sustainalytics e uma classificação Platinum CSR pela EcoVadis.

*Com participação da jornalista Amanda Abílio.

Compartilhar:
Voltar ao Topo
Skip to content