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Smart Break quer mudar consumo em condomínios

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Rodrigo Colas é empresário. Tem formação em Business Administration and Management, pela Universidade Mackenzie. Possui mais de 12 anos de experiência no setor de varejo. Fez carreira na Ambev, onde atuou por quase seis anos, primeiro como coordenador de Custo Logístico e depois se tornou gerente corporativo de Custo de Apoio Logístico. Através dessa expertise e do desejo de empreender e oferecer algo novo ao mercado, surgiu a ideia de criar a Smart Break. A Smart Break é uma startup pioneira no país no ramo de micromercado autônomo em condomínios residenciais e empresas no Brasil. Quer ser a mais desejada empresa de honest market no mundo. A empresa fechou 2021 com mais de 1 milhão de itens vendidos ou, uma venda por minuto, e cerca de meio milhão de pessoas atendidas. Com atuação em condomínios residenciais e empresariais, incluindo hotéis e academias, a empresa viu seu faturamento crescer 600% no último ano, se comparado a 2020. O segmento de lojas em residenciais representou 80% desse faturamento. Ainda em 2021 a Smart Break abriu mais de 160 unidades e para 2022 a expectava é inaugurar 30 lojas por mês. Atualmente, com mais de 330 pontos em operação, todos em São Paulo, a startup tem metas ambiciosas. “Queremos chegar em outras grandes capitais, como, por exemplo: Rio de Janeiro (RJ), Fortaleza (CE) e Brasília (DF). Nosso objetivo é abrir 1.500 lojas até 2024”, ressalta o CEO.

Rodrigo, o que mais te orgulha na trajetória à frente da Smart Break?

Além de ter construído um time engajado e com o mesmo objetivo, ver esse novo modelo de negócio se consolidando no Brasil.

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Quais os principais pilares da startup?

Não temos Clientes, temos Fãs; Espírito de Dono, tomamos risco e reconhecemos nossos erros; Gostamos do que fazemos; Meritocracia.

Como se encontra o potencial dos micromercados autônomos no Brasil?

Gigantesco. Hoje existem cercas de 5000 micromercados no Brasil, e acreditamos que isso ainda é uma parcela muito pequena perto de todo o potencial.

Quais as características desses micromercados?

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Um mercado 100% autônomo, sem nenhum atendente, no modelo escolheu pegou pagou, oferecendo assim muita praticidade e comodidade para nossos clientes, fazendo com que possam encontrar tudo o que precisam a qualquer hora do dia a apenas um elevador de distância.

Vocês oferecem esse modelo de serviço para quantos pontos no estado de São Paulo?

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Hoje são 330 lojas espalhadas por são Paulo capital e grande São Paulo (ABC, Alphaville, Guarulhos, Barueri, Cotia, etc).

Qual a importância da captação ocorrida no ano passado para o crescimento do negócio?

Quando captamos uma rodada de investimento, temos a segurança financeira para poder crescer rápido conforme planejamos, podendo contratar pessoas boas, investir em tecnologia e abrir lojas novas.

Como foi o ano de 2021 para a empresa?

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Foi o melhor ano da empresa, crescendo 10 vezes de tamanho e se consolidando no mercado.

A pandemia afetou o negócio em que pontos?

Quando a pandemia começou vimos o nosso faturamento ir para quase zero, uma vez que 95% de nossas lojas eram dentro de empresas. Naquela época contávamos com apenas 10 lojas em condomínios residenciais, e mudamos foco para esse segmento, o que foi excelente e com o pessoal não querendo sair de casa, por motivos de segurança nosso negócio começou a ficar mais popular o que ajudou nosso crescimento rápido.

Como operar em situações como essa?

Precisamos agir rápido, entender o cenário, traçar as ações e executar. A pandemia oferece oportunidades que precisam de ações rápidas.

O modelo de franquias faz parte das intenções comerciais da Smart Break?

Não, não faz.

Quais os outros passos para 2022?

Fechar o ano com mais de 500 lojas e iniciar o nosso processo de expansão pelo Brasil.

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Última atualização da matéria foi há 2 anos


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