O primeiro dia de fevereiro não começou nada bem para os investidores, isso porque hoje (01/02) temos a aguardada “Super Quarta”.
FED
Por esse motivo os indices futuros de Nova York operam em queda nesta quarta-feira, 1, com investidores à espera da primeira decisão do ano do Fomc, o comitê de política monetária do Federal Reserve (FED).
Os índices de ações de Wall Street abriram em queda nesta quarta-feira, com os investidores aguardando cautelosamente a decisão do Federal Reserve sobre sua taxa de juros mais tarde, enquanto a fabricante de chips Advanced Micro Devices subia após a divulgação de uma perspectiva otimista.
Copom
Além disso, hoje (1), após o encerramento do pregão, às 18h30, o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central vai divulgar sua decisão de juros. No Brasil, o mercado espera que a Selic seja mantida em 13,75%. Há grande ansiedade, no entanto, para saber como o Copom irá deixar evidente suas preocupações sobre o compromisso fiscal e até mesmo sobre a possibilidade de uma revisão das metas de inflação, como cogitado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Com a inflação brasileira ainda em leve queda, se não fossem os riscos atrelados à política e à sustentabilidade fiscal, o ciclo de corte de juros poderia ser antecipado.
Eleições
Em Brasília teremos hoje (1) as eleições para as presidências da Câmara e do Senado. Na Câmara, reeleição de Arthur Lira é tida como certa, com a possibilidade de ser o presidente da Câmara mais votado da história. No Senado, no entanto a história é outra. Já no Senado, Rodrigo Pacheco busca a reeleição, mas tem forte resistência do candidato da oposição Rogério Marinho. Espera-se uma votação apertada, mas Pacheco é considerado ainda o favorito.
Vale
A Vale divulgou que suas vendas de minério de ferro e níquel aumentaram 24% e 30%, respectivamente, no quarto trimestre. A produção de minério, no entanto, caiu 1% para 80,8 milhões de toneladas, o que levou a empresa a fechar o ano 2 milhões de toneladas abaixo da meta de produção de 310 milhões de toneladas.
Isso mostra que as commodities também puxam o índice de hoje (01/02), com Vale (VALE3) caindo após reportar resultados fracos, além do preço do petróleo que leva a Petrobras (PETR4) a operar no vermelho.
Análise
A queda do Ibovespa (IBOV) mostra o sentimento de cautela dos investidores nessa “Super Quarta”. Afinal, é dia dia de decisão de juros no Brasil e nos Estados Unidos. A expectativa de manutenção da Selic em 13,75% ao ano e de desaceleração do ritmo de alta pelo Federal Reserve, nos EUA, para 0,25 ponto percentual, faz com que investidores do mundo todo esperem os resultados para definir quais serão os próximos passos da economia nacional e internacional.
Do outro lado, as eleições da Câmara e do Senado, evidenciam a preocupação dos investidores com o nível de responsabilidade fiscal que o governo atual vai trabalhar, caso a oposição perca as duas eleições, isso mostra que o governo terá mais autonomia para pautar e aprovar leis no Congresso Nacional. Apesar de uma leve queda nos níveis de inflação, o risco com os gastos públicos seguem no radar enquanto o governo não sinaliza nenhum esforço efetivo com o compromisso fiscal.
*Com participação CEO do transferbank, Luiz Felipe Bazzo.
Eder Fonseca é o publisher do Panorama Mercantil. Além de seu conteúdo original, o Panorama Mercantil oferece uma variedade de seções e recursos adicionais para enriquecer a experiência de seus leitores. Desde análises aprofundadas até cobertura de eventos e notícias agregadas de outros veículos em tempo real, o portal continua a fornecer uma visão abrangente e informada do mundo ao redor. Convidamos você a se juntar a nós nesta emocionante jornada informativa.
A Guerra do Contestado (1912–1916) é um dos episódios mais significativos e complexos da história…
Poucos criadores na história da televisão podem reivindicar um impacto cultural tão duradouro quanto Marta…
A Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP) é um marco na história…
A presença feminina na política sempre foi marcada por desafios históricos, sociais e culturais. Durante…
O fim de Nicolae Ceaușescu, o ditador que governou a Romênia com punhos de ferro…
A confiança na Polícia Militar (PM) brasileira tem sido um tema de intenso debate nos…