A Target Meio de Pagamentos, uma das quatro maiores empresas de pagamento de frete e Vale Pedágio Obrigatório, se transforma em Target Bank para se consolidar como o primeiro banco digital específico para o caminhoneiro e que é capaz de interligar todos os estabelecimentos envolvidos no ecossistema logístico. O objetivo da fintech é ser reconhecida como a única companhia que consegue integrar soluções financeiras importantes para o setor – como antecipação de recebíveis, empréstimo pessoal sem necessidade de garantias, investimentos e seguros – com as ferramentas de gestão, como emissão de documentos obrigatórios (Ciot e, futuramente, o DT-e) e pagamentos eletrônicos homologados pela Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT), exigências legais necessárias para as operações de frete. Por ser uma empresa que emite a documentação necessária para o pagamento dos serviços, o Target Bank consegue atuar com taxas menores em antecipação dos recebíveis, uma vez que já identificam quando e quanto as transportadoras ou caminhoneiros vão receber – ou seja, a garantia do crédito. Até setembro, a fintech já havia emprestado e quitado mais de R$ 20 milhões, com taxa zero de inadimplência. “O Target Bank traz uma série de serviços financeiros não só para o caminhoneiro, mas para todo o setor logístico. Já temos algumas opções de seguros”, afirma o diretor financeiro Luiz Garcia.
Luiz, como o Target Bank sentiu que esse seria o momento para o lançamento de uma carteira de investimentos para os caminhoneiros?
Nossa intenção foi proporcionar uma melhor educação financeira para o caminhoneiro. É muito importante para esse público aprender a investir em algo que não seja apenas poupança e fundos de renda fixa. Para isso, eles precisam entender melhor as outras alternativas, como fundos imobiliários, de previdência, de renda fixa e também até alguns fundos de ações ou multimercados. Existem duas formas de ele aprender isso: por conta própria ou com a ajuda de terceiros. Permitimos as duas formas. Por conta própria, ele tem a possibilidade de navegar no conteúdo do site do nosso parceiro, a Órama Investimentos, que conta com vídeos e textos explicativos muito bem elaborados. A segunda, que somente a parceria com o Target Bank proporciona, é ele entrando em contato com um assessor de investimentos totalmente preparado para atender a esse público. Nesse canal, o assessor vai entrevistá-lo, perguntar sobre o momento de vida dele, o quanto consegue reservar por mês, se as aplicações são apenas para preservar capital ou se busca maiores valorizações, o que o faria correr um pouco mais de risco. Tudo isso é uma conversa que tanto ajuda a traçar o perfil dele como investidor, como a fazê-lo compreender mais sobre investimentos e a definir o que é melhor para ele naquele momento. Tudo isso é, ainda, somado ao questionário que ele vai preencher quando fizer o cadastro na plataforma.
O que torna essa carteira singular e diferente de outras que porventura podem existir no mercado?
O grande diferencial é justamente esse assessor de investimentos voltado para esse público e treinado para explicar de forma básica, didática, para o leigo nesse tipo de serviço. Geralmente, as plataformas de investimento já iniciam uma conversa em um nível que não é de iniciante, do novo investidor, mas o nível de alguém que já investe há um tempo, e essa não é a realidade da grande maioria dos caminhoneiros. O maior diferencial é essa democratização dos investimentos. Oferecemos a ele produtos bons, que antigamente eram disponíveis apenas para investidores de alto poder aquisitivo. E a explicação no momento da oferta é traduzida para uma pessoa que não tenha qualquer experiência com investimentos.
Como se encontra o lançamento do pacote exclusivo para os motoristas legalizados pela ANTT?
O Target Bank traz uma série de serviços financeiros não só para o caminhoneiro, mas para todo o setor logístico. Já temos algumas opções de seguros; crédito em modalidades como empréstimo pessoal sem garantias e antecipação de recebíveis; tudo direto da Target Conta Digital. Temos ainda o TMPay, uma solução de pagamento de combustível que permite o pagamento com QR Code nos postos credenciados e ainda gera cashback para o motorista direto na conta.
O que diferencia esse pacote de outros que não estão ligados à categoria?
Além de oferecer todos os serviços que um grande banco oferece, o Target Bank é também uma das quatro maiores companhias habilitadas para o Pagamento Eletrônico de Frete (PEF) e Vale Pedágio Obrigatório (VPO), serviços que precisam ser homologados pela Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT) e que são exigências legais para todo transporte rodoviário de carga. Com 10 anos de atuação neste setor, conseguimos unir um vasto conhecimento do setor ao que há de mais moderno em tecnologia para integrar soluções financeiras importantes com as ferramentas de gestão que possibilitam emissão de documentos obrigatórios (Ciot e, futuramente, o DT-e) e pagamentos eletrônicos, dentre outras atividades fundamentais para quem atua com logística. Isso nenhum outro banco oferece hoje. Vale ressaltar que a Target Conta Digital remunera o dinheiro parado pelo CDI, ou seja, rende mais que a poupança.
Você sente que os caminhoneiros estão excluídos dos bancos tradicionais?
Eu diria que esse é um público que não tem um olhar dedicado pelos grandes bancos, muitas vezes com problemas de fluxo de caixa, e por não ter uma renda fixa comprovada. Mas, mais uma vez, o que falta ao caminhoneiro é educação financeira, é saber se organizar financeiramente, gastar de forma planejada, administrar melhor seus ganhos e despesas. E é isso que queremos proporcionar: maior facilidade para gestão do seu negócio. E no que diz respeito à comprovação de faturamento, o Target Bank é emissor do Pagamento Eletrônico de Frete deste público, então sabemos o quanto ele tem a receber! Isso é um comprovante de receita, uma garantia da capacidade de quitação daquele crédito, o que melhora as condições dos empréstimos, como taxas, juros, prazos e até o montante a ser emprestado. Essa é uma realidade que muitos acreditam que só será possível com a implantação do DT-e, mas aqui no Target Bank já estamos fazendo isso desde o início de 2021.
Como funciona o score do Target Bank?
O Target Bank tem um score próprio. Além de ser uma securitizadora de crédito, a empresa é homologada pela Agência Nacional de Transporte Terrestre para o pagamento de Frete e do Vale Pedágio Obrigatório, assim como para emissão do CIOT. Ou seja, além de oferecer tudo que um grande banco oferece, o Target Bank oferece serviços que fazem parte das obrigações dos contratos de frete e que, portanto, não são oferecidos por bancos comuns, pois, somente empresas homologadas pela ANTT têm essa permissão.
Esses documentos permitem acesso a um histórico de pagamento, além de outras informações importantes para uma análise de risco mais minuciosa e mais fidedigna da realidade em que aquela empresa ou caminhoneiro se encontra. O documento de Pagamento Eletrônico de Frete, que é obrigatório a cada transação de transporte de cargas, pode ser considerado uma garantia de pagamento e, portanto, permite que o crédito seja concedido como antecipação de recebível, possibilitando melhores condições e taxas.
No caso de avaliação de crédito de grandes operações, além do histórico da empresa, é avaliado um check list que inclui uma visita nas sedes da companhia para compreender melhor as peculiaridades e o momento de cada negócio. Há ainda a coleta de informações complementares, geralmente disponibilizadas pelas empresas.
No caso de antecipação de recebíveis para pessoas físicas, o Target Bank usa a tecnologia para uma análise rápida, segura e escalável, que leva em consideração não só o valor a receber em operações de frete, mas também seu ticket médio por contratação, sazonalidade do mercado para o produto transportado, o histórico de negócios de frete e o score de bom pagador, dentre outros critérios que são combinados pela plataforma Target – um algoritmo próprio para tomada de decisão na concessão deste crédito.
É por esse score que as avaliações são realizadas?
O score é o resultado da avaliação do risco. Ou seja, é a nota que o cliente recebe e que determina condições como juros, prazo, valor a conceder, etc.
Dentro dessas soluções financeiras está o empréstimo pessoal. Qual o valor que pode ser liberado para os caminhoneiros?
Sim, recentemente o Target Bank também lançou o empréstimo pessoal, com todo o processo feito de forma simples, fácil e direto do celular, por meio da TARGET Conta Digital. Sem necessidade de garantias e sem destinação específica, os empréstimos podem variar de R$ 1 mil a R$ 30 mil e poderão ser pagos de 6 a 36 parcelas com juros mensais a partir de 1,9% – taxa que vai variar de acordo com a análise de risco.
Existe algum tipo de garantia para que eles possam usufruir desses benefícios oferecidos pela Target?
Como falei anteriormente, temos as modalidades com garantia voltadas para motoristas, como antecipação de recebíveis de frete e CDC para caminhões. E para empresas de frete, temos antecipação de recebíveis que atendem diferentes modalidades de contratos e, para caminhoneiros CLT, temos, ainda, empréstimo consignado. Já na modalidade sem garantias e sem destinação específica, temos a modalidade empréstimo pessoal para caminhoneiros autônomos.
Como tem sido a procura por esses recursos?
Tem dobrado a cada mês.
Haverá novidades para 2022 e que podem ser adiantadas mesmo que não seja em sua plenitude?
O que podemos adiantar é que a nossa carteira de seguros será ampliada e que estamos estruturando operações específicas de crédito para grandes empresas logísticas.
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