De acordo com o ‘Índice de Inclusão Financeira Global’, um estudo recente realizado pelo Centro de Pesquisas Econômicas e Empresariais (CEBR) e patrocinado pelo Principal Financial Group, o Brasil já é o líder do ecossistema fintech na América Latina, fornecendo meios para que a população desbancarizada tenha acesso a produtos financeiros. Enquanto o Brasil continua a liderar a região em inovação no setor de fintechs, a TEMENOS, líder do setor de software financeiro, vê uma oportunidade imperdível para os bancos e fintechs criarem experiências mais inteligentes, ágeis e inclusivas. “A TEMENOS espera que, à medida que o Brasil continue a liderar a inovação bancária, suas instituições financeiras atendam o chamado de seus clientes atuais e potenciais, criando um sistema bancário mais inclusivo e personalizado – para todos, diariamente. Isso pode ser atingido através de um stack tecnológico que permita aos bancos agilidade na criação de novos produtos, fácil integração ao ecossistema externo, e uma experiência de clientes alinhada às necessidades de negócio do banco. A TEMENOS oferece soluções que ajudam os bancos nessa trajetória de evolução e modernização tecnológica”, afirma Rodrigo Silva, vice-presidente sênior de vendas da TEMENOS Latam & Caribe. Silva é considerado um líder prático com mais de 20 anos de experiência em software e serviços na indústria financeira.
Rodrigo, qual é a visão da TEMENOS para o setor bancário brasileiro e como vocês estão contribuindo para criar um sistema mais inclusivo e personalizado?
De acordo com o ‘Índice de Inclusão Financeira Global’, um estudo recente realizado pelo Centro de Pesquisas Econômicas e Empresariais (CEBR) e patrocinado pelo Principal Financial Group, o Brasil já é o líder do ecossistema fintech na América Latina, fornecendo meios para que a população desbancarizada tenha acesso a produtos financeiros. Enquanto o Brasil continua a liderar a região em inovação no setor de fintechs, a TEMENOS, líder do setor de software financeiro, vê uma oportunidade imperdível para os bancos e fintechs criarem experiências mais inteligentes, ágeis e inclusivas.
A TEMENOS espera que, à medida que o Brasil continue a liderar a inovação bancária, suas instituições financeiras atendam o chamado de seus clientes atuais e potenciais, criando um sistema bancário mais inclusivo e personalizado – para todos, diariamente. Isso pode ser atingido através de um stack tecnológico que permita aos bancos agilidade na criação de novos produtos, fácil integração ao ecossistema externo, e uma experiência de clientes alinhada às necessidades de negócio do banco. A TEMENOS oferece soluções que ajudam os bancos nessa trajetória de evolução e modernização tecnológica.
Por que o Brasil é considerado uma força global para o futuro das finanças e como a TEMENOS está aproveitando essa oportunidade?
Mesmo antes da pandemia, o Brasil era um foco de inovação para o setor bancário. Seja o grande sucesso do sistema de transferência de dinheiro de forma instantânea Pix do Banco Central – agora mais popular do que qualquer cartão de crédito ou débito – ou o crescimento do maior banco digital do país, o Nubank – maior neobanco do mundo com 45 milhões de clientes no Brasil, Colômbia e México – o Brasil provou repetidamente por que merece ser reconhecido como uma força global para o futuro das finanças.
Quais foram os principais impactos da pandemia na digitalização bancária e no mobile banking no Brasil, e como a TEMENOS tem acompanhado essa aceleração?
Enquanto o Brasil já liderava o caminho em inovação financeira e fintechs, a pandemia acelerou a digitalização bancária e a tecnologia de mobile banking para o modo turbo. Essa incrível onda de inovação oferece uma oportunidade real para bancos e fintechs expandirem o significado do que um banco pode ser, respondendo às demandas exclusivas do cliente bancário brasileiro pós-pandemia. Com nosso software bancário digital, oferecemos aos bancos a oportunidade de reduzir ainda mais as complexidades das atividades bancárias do dia a dia, e, em vez disso, dar a cada indivíduo mais controle sobre suas vidas financeiras.
Como o software bancário digital da TEMENOS ajuda os bancos a simplificar as atividades bancárias diárias e oferecer mais controle aos clientes sobre suas vidas financeiras?
A TEMENOS oferece uma solução de Core Bancário universal, que oferece não só soluções para o banco tradicional PF e PJ, mas também soluções de Wealth e Private Banking, hub de pagamentos, Corporate e tesouraria, entre outros. Com a TEMENOS, os bancos podem aproveitar as integrações nativas entre essas soluções dirigidas a estes segmentos e oferecer uma visão única de seus clientes. Isso traz grandes eficiências operacionais e benefícios ao cliente final. Estamos também aproveitando a IA, a análise de dados e outras tecnologias bancárias inteligentes para impulsionar não apenas os aspectos quantitativos do setor bancário, mas também os aspectos humanos qualitativos.
Segundo a pesquisa da TEMENOS, mais de um terço dos latino-americanos, incluindo milhões de brasileiros, sonham em abrir seu próprio negócio. Como a TEMENOS está apoiando esse desejo e as necessidades financeiras dos empreendedores?
Primeiramente, vale ressaltar que, para o brasileiro, o banco não é apenas um meio para um fim. Em vez disso, está intimamente ligado às esperanças, sonhos, emoções e relacionamentos das pessoas. Queremos que a mais recente oferta de banco digital da TEMENOS, cuja tecnologia atualmente suporta 1,2 bilhão de pessoas para mais de 3 mil Instituições financeiras em todo o mundo, sirva ao lado humano do banco, para que juntos possamos alcançar mais clientes brasileiros que sonham com seu próprio negócio ou querem compartilhar sua boa sorte com suas famílias. E achamos que agora — com o crescimento surpreendente da fintech e do banco móvel — é o momento perfeito para fazer isso acontecer.
Quais são as tecnologias bancárias inteligentes, como IA e análise de dados, que a TEMENOS está utilizando para impulsionar tanto os aspectos quantitativos quanto os aspectos humanos qualitativos do setor bancário brasileiro?
Para apoiar as necessidades financeiras dos empreendedores, a TEMENOS desenvolve plataformas que facilitam a integração com fintechs, o que permite oferecer serviços inovadores de valor agregado aos seus clientes. Além disso, através de nossas capacidades de BaaS (banking-as-a-service), empreendedores poderão usufruir de serviços de embedded finance, como Buy Now Pay Later e outros. Isso permite aos empreendedores oferecer serviços de maneira imediata que vão criar oportunidades adicionais e melhorar a gama e nível de serviços de seus clientes.
Como a TEMENOS está construindo experiências únicas para os clientes que se encaixam no dia a dia das pessoas no Brasil, considerando aspectos como confiança, reputação e relacionamentos duradouros?
Nosso lema principal – ‘Banco para todos’ – e a tecnologia de banco digital que estamos entregando a instituições financeiras e consumidores em todo o Brasil, estão estabelecendo as bases para essa visão. Na TEMENOS, chamamos isso de ‘banco para todos os dias’, e é algo que nos orgulhamos de impulsionar em toda a América Latina, e em sua maior economia, o Brasil. Pense em um banco em que você não precisa se apresentar de terno e gravata, não precisa preencher formulários sem fim e, sim, poder gerenciar seu dinheiro, enquanto faz aquele lanche na praia ou um piquenique com a família, compartilhando dicas financeiras e transferindo fundos com a mesma facilidade com que mandaria uma mensagem num grupo de WhatsApp.
Qual é o papel da tecnologia de banco digital da TEMENOS no apoio ao lado humano do banco e como vocês estão buscando alcançar mais clientes brasileiros que sonham em empreender ou compartilhar sua boa sorte com suas famílias?
A vida é para ser vivida e, se houver alguma chance de tornar as coisas mais informais, descontraídas, agradáveis e diretas, os brasileiros o farão. Acreditamos que os consumidores estão impulsionando essa tendência, e a nossa tecnologia permite que os bancos ofereçam simplicidade, agilidade e flexibilidade, com uma cara mais personalizada aos seus clientes.
Quais são os diferenciais da oferta de banco digital da TEMENOS em comparação com outras soluções disponíveis no mercado brasileiro?
Embora alguns bancos possam ter uma vantagem competitiva ‘transacional’ sobre outros, a chave para o crescimento de longo prazo está na construção de experiências únicas para os clientes que se encaixem no dia a dia das pessoas, especialmente em um país como o Brasil. Isso significa qualidades como confiança e reputação, bem como apoio e compreensão das esperanças de ambições humanas por trás das transações, e o cultivo de relacionamentos duradouros com os clientes.
A TEMENOS tem quase 30 anos de experiência ajudando bancos de todos os tamanhos em todo o mundo a criar novos serviços bancários e experiências de ponta para seus clientes. Oferecemos uma plataforma única adequada para qualquer tipo de banco – Pessoa Física, Jurídica ou Banco Privado.
Nossa plataforma é construída sobre a mais recente tecnologia nativa na nuvem com arquitetura orientada a eventos distribuídos, containers e APIs, para garantir eficiência e confiabilidade. A natureza aberta e composta da plataforma, com a variedade de opções de implantações disponíveis, oferecem aos bancos a flexibilidade de implementar nossas soluções da maneira que mais lhes convém. Além disso, nosso ecossistema de parceiros “Temenos Exchange” oferece acesso a uma seleção de soluções fintech pré-integradas e aprovadas, que podem ajudar os bancos a criar novos serviços financeiros mais rapidamente e com custos de desenvolvimento reduzidos.
Como você vê o futuro do setor bancário no Brasil e qual é a contribuição da TEMENOS para moldar esse futuro?
À medida que os bancos buscam impulsionar a eficiência escalável e acelerar a transformação digital, a adoção da nuvem continuará a aumentar. De acordo com uma pesquisa da TEMENOS feita pela Economist Intelligence Unit, 82% dos executivos de bancos na América Latina concordam que a nuvem os ajudará a alcançar seus objetivos de negócios, uma porcentagem maior do que em qualquer outra região.
Essa tendência da nuvem está impulsionando cada vez mais a demanda por Software como Serviço (SaaS), que permite que os bancos se concentrem na inovação voltada ao cliente, num modelo mais sustentável. Contamos com mais de 700 clientes ativos no TEMENOS Banking Cloud, que permite que os bancos cresçam ou reduzam sua operação de forma elástica, ajudando-os a melhorar a eficiência de custos e atender aos requisitos ESG, outra área cada vez mais importante.
Vemos também que a IA se tornará cada vez mais comum, pois, os bancos procuram aproveitar as oportunidades que ela traz. Na TEMENOS, já incorporamos nossa IA explicável patenteada em nossas soluções em áreas como detecção de fraudes, pontuação de crédito e vendas cruzadas. Além disso, estamos começando a usar IA generativa para ajudar a melhorar a experiência do cliente, por exemplo, usando-a para ajudar a classificar os tipos de transação para fornecer aos consumidores melhores informações para assumir o controle de suas finanças.
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