Segundo o relatório Women in Business 2022, divulgado pela consultoria Grant Thornton, as mulheres ocupam somente 38% dos cargos de liderança no Brasil. Os números refletem ainda o quão fortes são os estereótipos e preconceitos presentes em nossa sociedade e como esses vieses contribuem para que haja desigualdades salariais, contratações e micro agressões. Até por isso, a criação de políticas públicas e privadas podem ajudar a melhorar a equidade de gêneros entre as equipes de liderança no país. Para conversar sobre esse assunto e muito mais, convidamos a executiva Tatiana Sadala. Tatiana é cofundadora do Todas Group, plataforma que acelera carreiras femininas. Atuou na Johnson & Johnson e na Coca-Cola. Possui MBA IE Business School em Madrid; Programa Executivo na Singularity University na Nasa e Creative Leadership em Stanford. Para o Panorama Mercantil ela diz: “A marca Todas Group vem desenvolvendo esse mercado emergente de desenvolvimento de novas lideranças femininas e ambientes equitativos. A solução da plataforma é hoje a ferramenta prática que mais impulsiona novas gerações de lideranças femininas em grandes empresas no país como no Santander, Loreal, Johnson&Johnson, TIM Brasil, Enel através de método proprietário, conteúdo acelerador de carreiras femininas e plataforma com tecnologia única. Junto ao pacto global da ONU, e as empresas, nossa missão é acelerar um milhão de carreiras de mulheres”.
Tatiana, como a democratização no mercado pode ser um fator-chave para a ascensão de lideranças femininas?
Programas de formação de liderança globalmente tem menos de 30% mulheres nas maiores universidades do mundo. Por falta de referências, acesso a investimento e/ou fase de carreira que coincide com maternidade.
Além das questões de gênero que afetam mais mulheres, programas de formação de liderança são caros e muitas vezes inacessíveis. Um programa executivo reconhecido custa pelo menos cinco dígitos de dólares, e nas empresas que patrocinam seus colaboradores, esse benefício exclusivo para determinado nível de lideranças e/ou colaboradores mapeados como alto potencial.
A democratização do conhecimento, assessments e aprendizados práticos através da plataforma do Todas, assim como professoras das maiores universidades do mundo como Harvard e Singularity e executivas que mais crescem no país, ajudam a formar lideranças femininas em escala, ajudando organizações com pipeline para avançar em metas e transformar estatísticas do país e do mundo.
Quais os principais pontos que são tidos como um obstáculo para essa ascensão?
Existem diversos pontos. Destacarei alguns dos principais:
Falta de referências. 50% das mulheres dizem não ter referência de liderança feminina inspiradora perto em sua vida para inspirar e aprender como crescer e se realizar profissionalmente e pessoalmente. Como são menos mulheres em posições de liderança, e nem todas que estao se colocam e reconhecem como lideranças femininas que abrem caminhos, são menos referências de fato quando comparado a homens.
Bias no trabalho. 60% das mulheres já experienciaram bias no trabalho, comportamentos que as prejudicam ou dificultam em promoções e contratações em função de gênero, ainda que inconscientes e não-propositais. 20 a 30% de diferença salarial em mesmas funções dependendo do gênero, de novo, inclusive na maioria das vezes não proposital por parte das empresas e inclusive sem consciência de que essa diferença existe.
Saúde mental e exaustão. 40% das lideranças femininas que gerenciam times pensam em desacelerar carreira ou deixar seu trabalho atual. A dupla jornada – que as fazem assumir um trabalho part time a mais com tarefas de cuidado – aliada com bias no trabalho em processos de promoção, mérito e aumento de salário, acabam por fazer muitas optarem por caminhos de menor velocidade e/ou ascensão.
Com essas barreiras, mulheres não crescem na mesma proporção que homens em nenhum lugar do mundo, fazendo negócios não potencializarem seus resultados de +30% que chega quando diversidade de gênero existe nas lideranças dos negócios.
Os preconceitos retidos em nossa sociedade refletem de uma forma clara nas desigualdades salariais quando se comparam homens e mulheres?
Existem desigualdades salariais entre gênero quando vemos ambos ocupando mesmas funções, e várias são as causas. O importante é focar na solução. Sua empresa faz análise comparativa entre homens e mulheres por cargos e performance? Esse tipo de análise ajuda a clarificar os gaps e montar planos de ação para chegar em salários equitativos. Transparência em salários equitativos alavancam performance dos colaboradores principalmente entre mulheres, produtividade, retenção e foco no crescimento do negócio.
Qual a porcentagem de mulheres em cargos de liderança atualmente no Brasil?
O relatório Women in Business 2022, da Grant Thornton, revela que 38% dos cargos de liderança no Brasil são ocupados por mulheres. Queda de -1% vs 2021. Mulheres negras em cargos de liderança em empresas apenas 3%, segundo relatório RME.
De quanto foi o crescimento em uma década?
Possivelmente tivemos retrocesso de algumas décadas com a pandemia.
Quais políticas públicas e privadas podemos destacar quando se fala sobre a equidade de gêneros?
De acordo com a Organização Internacional do Trabalho (OIT), as empresas podem ter um aumento de 5% a 20% na lucratividade quando há diversidade no corpo de funcionários. Além disso, segundo o Banco Europeu, proporcionar às mulheres oportunidades iguais de trabalho pode gerar US$165 trilhões em riqueza com o melhor uso da habilidade humana.
Quando surge o Todas Group nesse ecossistema?
Todas Group surge como uma rede de mulheres de sucesso que se conectam para democratizar acesso ao melhor do desenvolvimento feminino, teoria e prática alinhadas, em escala para transformar estatísticas e a cara da liderança do país.
O que começou na pandemia como um movimento genuíno e em rede virou um modelo de negócio e uma plataforma tecnológica. Hoje se posicionando como o maior aliado das novas lideranças femininas e do RH na formação das colaboradoras através da plataforma e da comunidade.
Que elementos moldam a atuação do Todas Group?
O primeiro deles é a comunidade. Mentoras, membras e empresas mais inspiradoras do país, que juntas, estão na plataforma que mais impulsiona a formação de novas lideranças femininas no país.
O segundo é a metodologia proprietária. Foram mais de cinco meses de pesquisa de relatos de mais de 40 c-levels de destaque no Brasil e no mundo, validada por pesquisa em Harvard, para chegar nas 16 habilidades aceleradoras de carreiras de mulheres, num método único do Todas Group ancorado em neurociência, prático e imediatamente aplicável.
O terceiro e último é a tecnologia proprietária que permite milhares de membras se conectarem de forma simples, ter o melhor programa de novas lideranças femininas na palma da mão, em qualquer lugar e momento, ao mesmo tempo que os RHs podem acompanhar, reconhecer e formar pipeline de novas gerações de lideranças.
Quais os grandes cases do Todas Group e que você poderia destacar até o presente momento?
São diversos, em diferentes segmentos e perfis de empresas. A plataforma do Todas está desde empresas reconhecidas na vanguarda da equidade de gênero no país até em empresas que estão atrás e querem acelerar a agenda.
Temos cases de colaboradoras promovidas para cadeira #1 da sua empresa como é o caso da Eugênia Del Vigna que assumiu a cadeira de presidência do Tinder no Brasil até de colaboradoras que assumiram a primeira cadeira de liderança da carreira, como a Aline Suzart que assumiu novos desafios na Johnson & Johnson durante o programa.
De forma geral, os medidores de sucesso continuam muito fortes com o crescimento da plataforma: NPS de 93 e satisfação de mais de 95%.
O impulsionamento de carreiras femininas passa por quais caminhos em sua visão?
Primeiro passa por uma educação do mercado do impacto de mulheres não crescerem na mesma proporção que homens, e de que transformar como mulheres crescem em empresas é fundamental para alavancar resultados e lucratividade dos negócios.
Segundo passa por oferecer ferramentas práticas de desenvolvimento de alta qualidade para acelerar novas lideranças femininas e pipeline forte para presente e futuro das organizações.
Terceiro passa por um sistema de apoio e suporte, lideranças que fomentem avanço, inspiram e geram transformações nas empresas e na sociedade.
Esse impulsionamento passará pelo Todas Group em 2023?
Com certeza. A marca Todas Group vem desenvolvendo esse mercado emergente de desenvolvimento de novas lideranças femininas e ambientes equitativos. A solução da plataforma é hoje a ferramenta prática que mais impulsiona novas gerações de lideranças femininas em grandes empresas no país como no Santander, Loreal, Johnson&Johnson, TIM Brasil, Enel através de método proprietário, conteúdo acelerador de carreiras femininas e plataforma com tecnologia única. Junto ao pacto global da ONU, e as empresas, nossa missão é acelerar um milhão de carreiras de mulheres e 11.000 para posições de alta liderança.
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