No mundo cada vez mais complexo e desafiador das indústrias e construções, a necessidade de inovação é crucial. Nesse contexto, a Trackfy surge como uma luz brilhante, oferecendo soluções tecnológicas que não só simplificam, mas também revolucionam a maneira como as empresas gerenciam suas operações de campo. Em uma entrevista exclusiva para o portal Panorama Mercantil, o CEO da Trackfy, Túlio Cerviño, compartilhou insights valiosos sobre os diferenciais, desafios e impactos da tecnologia desenvolvida pela empresa. Desde sua fundação em 2020, a Trackfy tem sido pioneira em oferecer um conjunto de soluções que abordam os desafios críticos enfrentados pelas indústrias e construtoras. O principal diferencial da tecnologia desenvolvida pela Trackfy reside em três pilares fundamentais: equipamentos próprios para ambientes industriais, algoritmos inteligentes para transformação de dados em informação e um modelo de negócio 100% SaaS. Ao abordar os principais desafios enfrentados durante o desenvolvimento e implementação da solução, Túlio Cerviño destacou a complexidade tanto do hardware quanto do software. Criar equipamentos viáveis para uso em ambientes industriais exigiu um esforço significativo, assim como desenvolver algoritmos inteligentes baseados em IA e Machine Learning para garantir a precisão e conformidade dos dados captados.
Túlio, qual é o principal diferencial da tecnologia desenvolvida pela Trackfy?
O grande diferencial da Trackfy, na realidade, é pautado em um tripé: equipamentos próprios para uso em ambientes industriais, algoritmos inteligentes para transformação dos dados captados em informação e um modelo de negócio 100% SaaS. A partir destes 3 pontos, a Trackfy consegue se destacar no mercado a única empresa que consegue ter equipamentos capazes de operar nos ambientes mais desafiadores, gerar inteligência a partir dos dados captados, que se transformam em retornos de aumento de segurança e bem-estar dos trabalhadores, agilidade na tomada de decisões, e otimização de produtividade e conformidade das atividades de campo.
Quais foram os principais desafios enfrentados durante o desenvolvimento e implementação da solução?
Os grandes desafios transpostos pela Trackfy foram: no hardware, criar equipamentos viáveis para uso em ambientes industriais e de construção, que são locais de grande insalubridade, exigência, dificuldade de instalação e necessidade de durabilidade; no software, a criação do conjunto de algoritmos inteligentes, que utilizam AI e Machine Learning, para identificar corretamente a presença das máquinas móveis e trabalhadores nas áreas, garantir a conformidade entre o que é captado na realidade e mostrado no sistema, e transformar o conjunto de dados captados em informação e inteligência que gere melhorias e retornos de investimento para nossos clientes. Em relação à implementação, houve muita desconfiança inicialmente, visto que se tratava de uma aplicação de tecnologia RTLS completamente disruptiva, com relação ao tipo de ambiente, precisão e volume de dados captados, quando comparada ao que existia anteriormente. Além disso, havia uma grande preocupação sobre a adequação da tecnologia com relação às leis trabalhistas.
Como a tecnologia da Trackfy é integrada ao dia a dia dos trabalhadores e como isso impacta na segurança e eficiência operacional?
Inicialmente, os trabalhadores recebem as TAG’s emissoras de sinal da Trackfy, que pode ser utilizada como crachá ou como capacete, e são ensinados como utilizar a função de botão de pânico da mesma. De posse das TAG’s, mais nenhum treinamento é necessário ao trabalhador, ele está apto a continuar a sua rotina normalmente sem nenhuma interferência e o sistema Trackfy entrará em operação. Após isso, as equipes de gestão da empresa estarão utilizando o sistema diariamente, o qual ainda conta com alerta e insights automáticos enviados via e-mail e SMS aos gestores. Com o Trackfy em operação, a indústria ou construtora possui a visibilidade, em tempo real, de tudo o que está acontecendo em termos de presença e atividades.
O que motivou vocês a fundarem a Trackfy em 2020?
A motivação para fundar a Trackfy veio da dificuldade em ter dados e visibilidade das atividades de campo para grandes indústrias e construtoras. Na época, trabalhava em uma grande multinacional do setor petroquímico e vi na pele o nível de dificuldade de gestão e perdas que a empresa tinha por conta da falta de visibilidade e de dados do que acontecia nas atividades de campo. Nesta época, criei um processo de integração e análise de diferentes dados, coletados de forma manual, e consegui gerar uma economia significativa para a empresa.
Por que escolheram acoplar o dispositivo de monitoramento em capacetes e crachás?
Escolhemos acoplar o dispositivo de monitoramento em capacetes e crachás por serem itens de uso obrigatório nos tipos de empresas com que trabalhamos e já estarem integrados à rotina e costume dos profissionais.
Quais são as expectativas da Trackfy para o futuro e há planos de expansão para outros setores ou regiões?
Nossas expectativas de futuro no curto prazo são de expandir nossa base de atuação no país, focando em plantas industriais de base e bens intermediários. Já há em curso uma expansão para os setores de construção civil, portos/estaleiros e unidades industriais do setor agrícola, visto que os desafios atendidos e o produto são os mesmos do setor industrial. Além disso, esperamos internacionalizar a empresa dentro dos próximos 3 anos.
Como a Trackfy garante a conformidade com a LGPD e outras legislações trabalhistas?
A Trackfy garante a conformidade com relação a estas legislações, por meio de: monitoramento de dados previamente monitorados pelas empresas e previstos em contrato, monitoramento anônimo sem coleta de dados sensíveis e pessoais, não monitoramento de áreas não permitidas por lei, não coleta de imagens ou vozes dos trabalhadores, não armazenamento de informações pessoais no nosso banco de dados e análises no sistema feitas em grupos.
Qual foi a reação inicial das empresas clientes ao adotar a tecnologia da Trackfy?
Além das reações iniciais antes de se instalar e utilizar a tecnologia, para os clientes iniciais, a reação inicial é sempre de muita curiosidade. Geralmente há um esforço grande para entender como funciona a tecnologia, como os dados são colhidos, que informações são apresentadas na plataforma, como funciona o banco de dados e todas as seguranças envolvidas na solução. Uma vez que o volume de dados captados começa a gerar insights e análises que não eram possíveis anteriormente, a reação dos clientes é sempre de empolgação e surpresa.
Fale sobre o processo de desenvolvimento da solução Trackfy Docs e seu impacto na eficiência operacional.
A partir das atividades de execução em campo, um grande volume de documentações é gerado e tramitado nos departamentos de gestão da empresa, como Planejamentos, RDO’s (relatórios diários de operação) e BM’s (Boletins de medição dos serviços). Esses documentos seguem por um fluxo de leitura, revisão e aprovação de diversas pessoas numa empresa. Atualmente estes documentos são gerados de formas manuais ou de forma digital, mas com grande necessidade de input de dados manuais. Portanto, durante todo o fluxo de assinatura destes documentos, temos um processo muito demorado, com pouca visibilidade de quem está retendo a documentação e pouquíssimos insights de como torná-lo mais rápido e confiável. Desta forma, visto que 100% das informações que constam nestes documentos já são captadas de forma auditável pelo sistema Trackfy, nós ligamos as pontas entre o chão de fábrica e a parte documental de escritório, criando o Trackfy Docs – sistema que gera e gerencia toda a parte de documentação relacionada às atividades de campo, com a possibilidade de preenchimento automático dos dados e visualização de todas as fases do processo. Com isso, conseguimos tornar o processo de aprovação dos documentos mais rápido, transparente e auditável.
Quais são os principais benefícios relatados pelas empresas clientes após a implementação da solução?
Os principais benefícios relatados são: maior visibilidade dos processos, maior agilidade e embasamento para decisões, identificação de pontos de otimização que não eram possíveis anteriormente, capacidade de gestão proativa, maior produtividade, conformidade no pagamento de terceiros e maior segurança dos trabalhadores.
Como você enxerga o papel da Trackfy em relação aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU até 2030 e há planos para ampliar esse impacto?
Há planos de ampliar o impacto com relação aos objetivos, como reciclagem de 100% dos hardwares que utilizamos e investimentos em P&D continuamente para ampliar nossa capacidade de melhorias de segurança e saúde dos trabalhadores. Além disso, a Trackfy está alinhada com diversos objetivos, como saúde e bem-estar, trabalho decente e crescimento econômico, e indústria, inovação e infraestrutura. O principal ponto em que a Trackfy tem se destacado é o de aproximar cada vez mais o escritório do campo, fazendo com que gestores e executantes tenham uma relação mais humana.
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