A Preply, plataforma que foi criada na Ucrânia e que conecta alunos e tutores nativos de maneira online através do aprendizado de mais de 50 idiomas, atingiu hoje um recorde na sua história, levantando US$ 50 milhões em rodada de investimentos da Série C e elevando o seu financiamento total para mais de US$ 100 milhões.
O round foi liderado pela Owl Ventures, empresa com sede no Vale do Silício e que é a maior investidora em tecnologia educacional do mundo com mais de US$ 1,2 bilhão em ativos sob sua gestão. Essa rodada também foi co-liderada por investidores anteriores, como Diligent Capital, Hoxton Ventures, Educapital, Evli Growth Partners, Przemyslaw Gacek, que é cofundador do Grupa Pracuj, e pelos novos investidores Swisscom Ventures e Orbit Capital.
Para Ross Darwin, diretor da Owl Ventures, as expectativas são bastante positivas em fazer essa parceria com a Preply, que está em sua próxima fase de crescimento. “Estamos empolgados com o impulso contínuo dos negócios de consumo e com a sua nova oferta de aprendizado de idiomas para as companhias, que dependem cada vez mais de forças de trabalho internacionais”.
Segundo Kirill Bigai, co-fundador e CEO da Preply, a empresa se tornou a marca líder mundial em aulas de idiomas ao vivo e a plataforma preferida de muitos tutores que ensinam online. “Com esse investimento adicional, planejamos continuar aumentando a nossa presença nos Estados Unidos, na Europa, e em alguns países da América Latina, como o Brasil, dobrando o número de matches entre alunos e tutores e cumprindo a nossa promessa de conectar a maior comunidade de aprendizado de línguas estrangeiras ao vivo do mundo.”
Criada em 2012, a Preply tem como fundadores os ucranianos Kirill Bigai, Dmytro Voloshyn e Serge Lukyanov. Apesar da guerra no país iniciada em março deste ano pela Rússia, eles conseguiram continuar construindo um negócio verdadeiramente global, expandindo a equipe para mais de 400 funcionários de 58 nacionalidades em 30 países no mesmo período. Entretanto, foi em 2020, na pandemia, que a Preply passou a se tornar cada vez mais uma potência global de e-learning.
Crescimento e trajetória de mercado da Preply no Brasil e no mundo
No ano passado, a Preply triplicou o tamanho de seu negócio de aprendizado de idiomas Business to Business (B2B), que agora conta com Bytedance (TikTok), Mercedes e McKinsey entre os seus clientes. Algumas dessas marcas começaram inclusive a trabalhar com a plataforma em apenas um dos escritórios e agora oferecem a ferramenta para os seus funcionários em diferentes partes do mundo.
Do lado do consumidor, o número de pessoas que usam o aplicativo Preply cresceu quatro vezes nos últimos dois anos e, em muitas regiões, os usuários gerais quase dobraram ano a ano. A quantidade de alunos que estão aprendendo na plataforma excede aquela de estudantes matriculados nas universidades da Ivy League, nos Estados Unidos. A empresa planeja ainda conquistar cada vez mais o mercado de aprendizado de idiomas online, que deve atingir US$ 47 bilhões até 2025, segundo a HolonIQ.
Já no mercado brasileiro, conforme dados coletados pela Preply dentro de sua própria plataforma, 66% dos alunos estão estudando inglês. A língua portuguesa está entre as mais estudadas no país, sendo que as pessoas aprendem o idioma por serem estudantes e estrangeiras, viverem no local ou serem relocadoras/expatriadas. Além disso, o português está entre as 11 línguas mais populares e estudadas da Preply, com um crescimento de 60% ano a ano.
Apoiando a Ucrânia
Embora os principais escritórios da Preply estejam nos Estados Unidos e na Europa, os fundadores são de Kiev, capital da país ucraniano. Nos últimos meses, a força de trabalho global da empresa lançou uma série de iniciativas para apoiar o país na guerra contra a Rússia, como a campanha “Mensagens para a Ucrânia”, que já ajudou a traduzir mais de 8.000 mensagens de apoio aos moradores do local. A plataforma também auxiliou os seus funcionários a evacuarem a capital do país e está oferecendo um programa gratuito de assistência linguística para ucranianos que cruzam fronteiras e precisam aprender um novo idioma.
Sobre a Preply:
A Preply é um mercado online de aprendizado de idiomas que conecta mais de 32.000 tutores que ensinam mais de 50 idiomas a centenas de milhares de alunos em 180 países de todo o mundo. Com os matches sugeridos por meio de um algoritmo de aprendizado de máquina, os professores recomendados criam planos de aula personalizados para se adequarem aos orçamento, cronograma e conhecimento dos estudantes. A Preply foi fundada em 2012 pela equipe ucraniana de Kirill Bigai, Serge Lukyanov e Dmytro Voloshyn. Hoje, a empresa conta com mais de 400 funcionários de 58 nacionalidades diferentes. A Preply é uma empresa americana com funcionários em 30 países da Europa, dos Estados Unidos, da África, da Ásia e da América Latina.
*Com participação da jornalista Luísa Soares.
Eder Fonseca é o publisher do Panorama Mercantil. Além de seu conteúdo original, o Panorama Mercantil oferece uma variedade de seções e recursos adicionais para enriquecer a experiência de seus leitores. Desde análises aprofundadas até cobertura de eventos e notícias agregadas de outros veículos em tempo real, o portal continua a fornecer uma visão abrangente e informada do mundo ao redor. Convidamos você a se juntar a nós nesta emocionante jornada informativa.
João Augusto Amaral Gurgel, conhecido como João Gurgel, foi um visionário da indústria automobilística brasileira.…
Ao longo da história, as celebrações e eventos excessivos refletem os costumes e valores de…
Nos últimos anos, o Mato Grosso tem despertado a atenção de investidores e especialistas em…
A década de 1990 foi um marco na televisão brasileira. A disputa pela audiência entre…
No cenário do luxo e da alta moda italiana, poucos nomes carregam tanto peso e…
A figura de John Montagu, o 4º Conde de Sandwich, é mais associada à invenção…