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Uma análise sobre o setor de saúde e beleza no país

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Paula Caroline Garcia é Biomédica Estética com 11 anos de atuação em clínicas de estética e SPAs. Especialista em técnicas avançada, eletroterapias e gestão de negócios. CEO e responsável técnico da Clinic Biomedicina Estética. CEO e coordenadora pedagógica da Clinic Cursos. Fundadora da Spa inPars, empresa do ramo de bem-estar em eventos. Docente nos cursos de Harmonização Orofacial e corporal há 3 anos. Colunista convidada para matérias da área de beleza e saúde para o consumidor final. A Clinic Cursos nasceu a partir de uma experiência clínica de mais de 15 anos, com o objetivo de levar conteúdo de qualidade e de grande entrega para os alunos da área da saúde. Muito bem localizada, fácil acesso, espaço aconchegante e um grande empenho de todo time para oferecer a melhor experiência. Oferecem cursos rápidos e intensivos com um bom custo benefício em SP. Os cursos são: Harmonização Facial (Toxina Botulínica e Ácido Hialurônico), Fios de PDO (Tecnológico e Tradicionais), Bioestimuladores de Colágeno (Técnicas modernas com os principais produtos do mercado Sculptra®, Radiesse®, Elleva®, entre outros), Intradermoterapia (skinbooster, capilar e corporal), PEIM (Secagem de vasinhos). “O cliente avalia a experiência dele desde o primeiro contato, telefônico ou por mensagem, o carinho e atenção do atendente, as ferramentas tecnológicas que a empresa usa no atendimento, etc. Presencialmente ele avalia a limpeza do espaço, o cheiro, o clima, a emoção transmitida pelos outros clientes e pelos profissionais”, afirma a biomédica.

Doutora, como se deu o seu interesse pela área da estética?

Na época da escola soube que queria trabalhar com saúde. Minha primeira escolha era curso de Naturologia, quando fui conhecer a universidade, por acaso do destino cai no andar da estética e me apaixonei. Entendi que a autoestima é fundamental para a garantia da saúde de cada indivíduo.

Quais os principais desafios desse setor?

O principal desafio é entender a necessidade individual do cliente e fazer uma indicação de procedimento que atenda suas expectativas. Diria que alinhamento de expectativas é o maior desafio como profissional. Desafio de mercado podemos citar a quantidade de concorrentes e aí precisamos criar um diferencial muito importante para sermos escolhidos.

Em que momento a chance de criar a Clinic Biomedicina Estética se tornou real?

Sempre tive o sonho de empreender e essa oportunidade caiu no meu colo, pois, a empresa que trabalhava passava por processos administrativos então comprei, transformei, recuperei e fiz a marca Clinic.

Quais os grandes pilares do seu empreendimento?

Trabalhamos com propósito muito claro de melhorar a autoestima dos nossos clientes. Tendo essa missão muito clara em todos os colaboradores, nos esforçamos cada dia para oferecer a melhor experiência, com a melhor qualidade e preço justo! Temos uma cultura muito forte baseada em transparência, honestidade e entrega de resultados, então toda equipe é alinhada para esse propósito.

Como esses pilares são fundamentais para a solidez da Clinic no mercado?

Quando os colaboradores estão alinhados com o propósito e quando a missão é clara, fica mais fácil ao olhar para nossas metas ver as oportunidades que temos que criar para atingir. Colaboradores felizes entregam resultados e metas definidas fazem a roda sempre girar para o crescimento.

Qual o papel da experiência do cliente para o aprimoramento do seu ofício?

A experiência do cliente é tão ou mais importante quanto o produto que ele compra. Sempre digo que se o resultado foi excelente, mas a experiência ruim, o cliente terá a sensação de que o investimento não foi tão bem aplicado e não verá com tanta clareza a qualidade no resultado do tratamento que comprou. Pensar na experiência é essencial, e muitas empresas pecam nesse ponto.

O cliente avalia a experiência dele desde o primeiro contato, telefônico ou por mensagem, o carinho e atenção do atendente, as ferramentas tecnológicas que a empresa usa no atendimento, etc. Presencialmente ele avalia a limpeza do espaço, o cheiro, o clima, a emoção transmitida pelos outros clientes e pelos profissionais e o aconchego do espaço físico. No atendimento ele avaliará se o profissional parece bem capacitado, se parece ter experiência e como conduz o atendimento. O cliente não terá capacidade de avaliar tecnicamente se o procedimento foi bom ou excelente, e por isso, ele buscará identificar se a clínica é boa através dessas impressões que ele teve na experiência.

Se estiver perguntando da experiência técnica do meu cliente (aluno) para execução do ofício a resposta é: na harmonização facial e corporal o grande desafio do novo profissional é analisar cada indivíduo como um ser único. Isso significa que o mesmo preenchimento labial, por exemplo, vai ser executado de diversas formas dependendo das características básicas de cada paciente. Por isso a experiência do profissional é o que diferencia ele no mercado. Ter habilidade com cada tipo de pele e organismo irá destacar seus resultados em meio aos concorrentes. Ter habilidade e experiência reduzirá intercorrências.

Fale um pouco mais sobre os cursos oferecidos pela Clinic Cursos.

Na Clinic Cursos oferecemos aos alunos cursos de harmonização facial e corporal. Entendemos que o profissional se destaca quando tem bastante prática e por isso nosso diferencial é oferecer ao aluno um número alto de pacientes modelo para praticarem as técnicas. Além disso, nosso propósito é acompanhar o aluno em seu desenvolvimento profissional, então oferecemos recursos gratuitos e vitalícios como aulas práticas de reforço, mentorias e material de suporte on-line.

Como tem sido a procura por esses cursos?

O mercado da beleza está super aquecido. A grande demanda reprimida pela pandemia fez com que os clientes aquecessem o mercado e isso fez com que muitos profissionais da área da saúde enxergassem uma grande oportunidade no setor. Muitos profissionais migram de hospitais e consultórios para clínicas de estética, e ressaltam que buscam qualidade de vida.

Você já esperava que esse seu outro empreendimento teria tanto sucesso como a clínica de estética?

A Clínic Cursos nasceu discreta para atender uma demanda de solicitações que tínhamos. O retorno positivo de quem fazia o curso e indicava para outros colegas fez com que surgisse a necessidade de crescimento e um olhar mais atendo a esse empreendimento. Hoje com a clínica estabilizada, estamos totalmente focados na expansão da Clinic Cursos, pois, ainda temos muito terreno para percorrer e fazer grandes avanços de crescimento.

O mercado de estética cresceu 557% no Brasil. O que mais chama a atenção nesse crescimento em sua visão?

Há anos, todos os anos temos sempre resultado de crescimento no setor. Isso se deve a um movimento maior de transformação cultural onde cada vez mais é percebida a importância da autoestima na saúde individual. Aliado a isso, a atual pandemia mostrou para as pessoas fortemente a importância de estar de bem consigo mesmo, e como isso impacta até em âmbitos pessoais e profissionais em nossas vidas. As redes sociais contribuem também para o conhecimento e incentivo da grande massa para os procedimentos estéticos e aproxima o público ao tema.

Quais os próximos passos da Clinic nesse setor?

Aumento do marketing share, através da presença online e dobrar nosso tamanho físico para aulas presenciais. Estamos estudando novas aquisições e criamos um setor de inovação e desenvolvimento para desenvolver mais ações para nossos clientes.


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