A Audaces, multinacional ítalo-brasileira referência mundial em soluções para a indústria da moda, anuncia o lançamento de uma solução de Inteligência Artificial (IA) generativa inovadora chamada Audaces Sofia. A nova tecnologia promete transformar como as peças de roupa serão idealizadas e desenvolvidas no Audaces360 — multiplataforma líder na América Latina para criação e produção digital de confecção de moda.
Com a IA, basta que o profissional têxtil descreva o produto que deseja criar e o software gera modelos de roupas por meio de ilustrações originais e com uma riqueza de detalhes impressionantes (em formato realista) — demonstrando com maior assertividade e agilidade qual será o resultado de uma peça, incluindo blusas, vestidos, calças, bolsas e calçados. A ferramenta permite a criação de estampas inéditas com base em apenas um texto. Ainda é possível gerar imagens foto-realistas baseadas em criações prévias e desenhos técnicos com apenas alguns cliques e gerar imagens inéditas a partir de qualquer ideia que vier à mente.
De acordo com Matheus Fagundes, CEO da Audaces, a Audaces Sofia começou a ser idealizada no segundo semestre de 2022, quando surgiram as primeiras tecnologias de Inteligência Artificial generativas no mundo. À época, modelos de linguagem com o ChatGPT começaram a ditar o que uma nova era na relação entre seres humanos e computadores.
“Nosso objetivo é trazer o poder da Inteligência Artificial generativa para dentro dos nossos produtos e, dessa forma, dar aos nossos clientes todos os “superpoderes” que o estado mais avançado da tecnologia pode proporcionar”, afirma Matheus Fagundes.
A Audaces Sofia é a primeira grande novidade da multinacional dentro do recém-anunciado plano de crescimento 2024-2030, período em que a empresa espera investir cerca de 1 bilhão de reais em novos produtos, P&D, novos canais de vendas, aquisições, RH, marketing e expansão internacional.
Para a IA generativa, especialistas da companhia trabalharam por mais de um ano desenvolvendo um modelo de linguagem exclusivo e baseado em técnicas de difusão, com capacidade de gerar imagens originais usando como base textos, croquis e outras imagens de referência para a produção de roupas. Conforme a empresa, a ferramenta é baseada em Python e C++, linguagem de programação de alto nível e acessível via API Rest, desenvolvida em .NET C#. A formulação da IA envolveu diferentes times de P&D, vendas e marketing no Brasil e na Itália.
“A Audaces Sofia é uma nova tecnologia que adiciona novas capacidades aos nossos sistemas. Nós investimos em pesquisa e inovação há mais de 20 anos e boa parte da maturidade tecnológica e dos resultados que entregamos hoje no mercado, se deve a todos esses anos de investimento. No segmento de moda, temos orgulho de sermos os primeiros a entregar esse nível de solução em escala mundial”, destaca o CEO da Audaces.
A solução foi validada na prática com a utilização de usuários-beta e poderá ser usufruída inicialmente dentro dos sistemas Audaces Fashion Studio e Audaces Idea por estilistas, designers e profissionais criativos usuários do Audaces360. Hoje, a empresa fornece suas tecnologias para mais de 20 mil clientes, com 60 mil profissionais têxteis, em mais de 70 países.
“A Audaces Sofia será mais uma parceira para empoderar os profissionais do setor. Acreditamos que o maior poder da IA é obtido quando essa tecnologia se integra ao fluxo de trabalho, atuando como um “copiloto” que faz coisas que você demoraria muito ou não seria capaz de fazer sozinho”.
Além do potencial de otimizar o trabalho criativo e tornar os profissionais e empresas mais eficientes e produtivos, a Audaces Sofia terá capacidade de aumentar a competitividade, com a entrega — em segundos — de roupas com designs originais e uma produção mais eficiente, podendo impactar na atração de clientes e no aumento nas vendas e lucros.
Outro diferencial é a possibilidade de oferecer soluções de design personalizadas, adaptando-se às preferências individuais dos consumidores. Isso pode incluir recomendações de estilo, ajustes de tamanho e customização das peças.
Outros benefícios da IA generativa são a redução de custos e de erros de design, uma vez que as ideias poderão ser testadas e validadas virtualmente antes de entrar na fase de produção; redução de barreiras de mercado, porque dará maior poder competitivo para pequenas marcas e designers independentes; e originalidade.
Eder Fonseca é o publisher do Panorama Mercantil. Além de seu conteúdo original, o Panorama Mercantil oferece uma variedade de seções e recursos adicionais para enriquecer a experiência de seus leitores. Desde análises aprofundadas até cobertura de eventos e notícias agregadas de outros veículos em tempo real, o portal continua a fornecer uma visão abrangente e informada do mundo ao redor. Convidamos você a se juntar a nós nesta emocionante jornada informativa.
A história de Barrerito é um capítulo à parte na música sertaneja brasileira. Nascido Élcio…
Com a chegada do mês de dezembro, o planejamento para a ceia de Natal torna-se…
O encerramento de mais um ano traz consigo um misto de emoções. Para muitos, dezembro…
A história de Asa Akira transcende o universo do cinema adulto, tornando-se um reflexo de…
A depressão é um tema que transcende a experiência individual, afetando profundamente a sociedade em…
A constante transformação dos nossos hábitos, costumes, gostos e formas de viver está completamente ligada…