Thoran Rodrigues é formado em Engenharia de Computação, além de ser mestre em Informática e ter um MBA em Gestão de Negócios pela PUC-RJ. O executivo tem mais de 16 anos de experiência no mercado de tecnologia, já tendo trabalhado em laboratórios de pesquisa e empresas de diversos tipos e portes. Fundou a BigDataCorp que desde a sua fundação lidera o mercado de Big Data no Brasil e na América Latina, visando democratizar o acesso aos dados espalhados pela internet, ampliando oportunidades para empresas nacionais e internacionais. A BigDataCorp é a plataforma de dados da era digital. Líder na América Latina, opera um dos maiores processos de coleta e estruturação de dados do mundo, capturando informações públicas de mais de 1,5 bilhões de sites globalmente. São mais de 100 petabytes de informações tratadas diariamente para atender empresas de todos os segmentos e portes. Para auxiliar nas mais diferentes demandas, os dados capturados dão origem a três diferentes produtos: o BigBoost, API de consulta de dados de pessoas, empresas e produtos; o BigID, um serviço completo de validação de identidade e prevenção à fraude; e o BigMarket, uma plataforma para estudos de mercado através de dados alternativos. A BigDataCorp é uma empresa brasileira, foi fundada em 2013 e possui escritórios no estado do Rio de Janeiro, onde está localizada sua sede, e em São Paulo.
Thoran, como surgiu a BigDataCorp?
Fundei a BigDataCorp em 2013 com o objetivo de simplificar o acesso das empresas às informações que estão fora do seu ambiente operacional. Embora na época o conceito de “Big Data” ainda fosse incipiente, a importância dos dados para os negócios já era clara para mim (e para grande parte do mercado). O que pouca gente entende, porém, é que a maior parte das informações que as empresas precisam para poder tomar boas decisões e melhorar seus processos não estão “dentro de casa”. São dados externos, que precisam ser acessados e integrados aos ambientes técnicos das empresas de alguma forma.
A ideia quando eu montei a empresa foi de facilitar o acesso à essas informações externas, realizando a captura, organização e estruturação dessas informações para funcionar como um repositório de acesso rápido e confiável, reduzindo o custo das integrações e melhorando a tomada de decisão.
Quais os principais pilares da empresa?
A transparência, a ética e a democratização do uso dos dados.
Como ela está inserida em seu mercado de atuação?
Temos uma posição única no mercado, atuando como uma plataforma de dados com os mais diferentes tipos de empresa, nas mais diferentes aplicações. Ajudamos desde empresas que utilizam nossos dados como parte integral dos serviços e produtos que oferecem no mercado, até clientes finais que implementam eles mesmos os sistemas que usam os nossos dados. Atendemos desde pequenos comércios e empresas de serviços até as maiores empresas do mundo, de startups às corporações, nas mais diversas verticais de mercado, no Brasil e no exterior.
Quais são os principais métodos para essa coleta de dados?
Desenvolvemos um conjunto de softwares que visitam continuamente centenas de milhões de sites públicos, coletando e armazenando o seu conteúdo, de forma semelhante ao que outras máquinas de busca operam. Após armazenado, processamos esse conteúdo para gerar informações estruturadas sobre diferentes “entidades” – pessoas, empresas, produtos – que podem ser utilizadas por nossos clientes para os mais diferentes processos de análise e tomada de decisão.
Como esses dados coletados são fundamentais para prevenção de fraudes?
Uma das principais aplicações das informações que capturamos são os processos de prevenção à fraude. Elas são aplicadas nesse contexto de algumas formas diferentes. Primeiro, as informações são utilizadas para confirmar e verificar os dados que são preenchidos em um cadastro. Os dados também são utilizados para compreender o perfil de comportamento dos consumidores, para entender se uma determinada compra ou transação está fugindo do padrão esperado, o que é um possível indicador de fraude. As informações também são aplicadas para analisar outros dados relacionados ao contexto de uma transação ou cadastro que podem ser indicativas de fraude: se os dados de contato utilizados já foram alguma vez vazados na internet; se o estabelecimento onde a transação está ocorrendo tem um bom histórico ou é uma loja que acabou de surgir; e assim por diante.
As empresas lidam com seus dados com a importância que se deveria ter?
Não. Embora exista no mercado uma conscientização cada vez maior da importância dos dados para os negócios, a verdade é que a maioria das empresas ainda não tem o pleno domínio de suas informações, e muito menos a capacidade e a competência para extrair informações relevantes e, por consequência, valor desses dados.
Os investimentos em cibersegurança aumentaram nos últimos anos?
Sim. O mercado de cibersegurança como um todo vem crescendo mais de 10% ao ano há alguns anos, e as projeções são de que esse ritmo de crescimento se mantenha ou até mesmo aumente ao longo dessa década.
Em que momento de um processo a inteligência e a análise de dados podem fortalecer a cibersegurança?
A análise de dados está intimamente ligada à cibersegurança, nos mais diferentes aspectos. Os sistemas mais modernos de cibersegurança utilizam ativamente a Inteligência Artificial e a análise de dados para proteger ambientes computacionais de ameaças internas e externas. Da mesma forma, a análise de dados é o que permite a identificação de brechas e vazamentos de dados que estejam em curso, ou que já tenham acontecido. Finalmente, a análise de dados é fundamental para se identificar quem cometeu um ataque, como o ataque foi feito, e quais medidas podem ser adotadas para evitar situações similares. Assim, os dados são fundamentais em todo o ciclo da cibersegurança.
Quais produtos/serviços da BigDataCorp estão tendo uma alta demanda no momento?
Todos os nossos produtos e serviços estão sendo amplamente procurados nesse momento, por diversas razões. Primeiro, ainda estamos passando por um momento intenso de transformação digital, de movimentação de cada vez mais serviços e transações para o meio digital, e todos os nossos produtos são utilizados para apoiar e aumentar a segurança de processos que ocorrem nesse contexto.
Qual outro você gostaria de salientar?
Outro ponto que tem alavancado o uso dos nossos serviços é a forma como permitimos aos nossos clientes otimizarem os seus custos em qualquer tipo processo, seja relacionado com a fraude, com o cadastro de clientes, ou qualquer outro. A flexibilidade de configuração dos produtos permite que as empresas utilizem apenas os dados e funcionalidades que são necessárias, reduzindo o seu custo total. No atual momento de incerteza econômica, essa possibilidade é muito interessante para o mercado.
Eder Fonseca é o publisher do Panorama Mercantil. Além de seu conteúdo original, o Panorama Mercantil oferece uma variedade de seções e recursos adicionais para enriquecer a experiência de seus leitores. Desde análises aprofundadas até cobertura de eventos e notícias agregadas de outros veículos em tempo real, o portal continua a fornecer uma visão abrangente e informada do mundo ao redor. Convidamos você a se juntar a nós nesta emocionante jornada informativa.
A queda de Bashar al-Assad marca um dos eventos mais significativos da história contemporânea do…
O setor agrícola do Brasil está passando por mudanças significativas à medida que o dinheiro…
A Guerra do Contestado (1912–1916) é um dos episódios mais significativos e complexos da história…
Poucos criadores na história da televisão podem reivindicar um impacto cultural tão duradouro quanto Marta…
A Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP) é um marco na história…
A presença feminina na política sempre foi marcada por desafios históricos, sociais e culturais. Durante…