Em 2021, mais de 4 milhões de empresas foram criadas, cerca de 20% mais que em 2020 e o maior número desde 2011. O número representa um recorde histórico da série iniciada em 1931, segundo o Mapa de Empresas do Ministério da Economia. Dentre elas, a Vittorino Watches, nova marca da alta-relojoaria no país, fundada em outubro do ano passado pelo empresário Vitor Siqueira, que desenvolveu projetos para CBF (estratégia para o FIFAe e Nations) e Botafogo e Novotel (série de vídeos na Argentina). “Empreendo no marketing digital há cinco anos e por isso a Vittorino Watches tem uma cara tão profissional, mesmo sendo uma empresa tão nova. Apliquei os conceitos de marcas famosas na minha empresa e tive a primeira coleção esgotada em menos de um ano após o lançamento”, explica Vitor Siqueira. O empreendedor, que já foi embaixador da Reserva por um ano, comandou toda a estratégia de marketing digital da Copa do Mundo da FIFAe Nations Cup 2022, onde tivemos o Brasil como campeão. “Gosto de empreender, é minha paixão e onde me encontro. Minha experiência é baseada, na prática, já comecei me aventurando e criando ideias para as empresas. Acho importante despertar esse espírito nas pessoas para que elas possam crescer de forma autônoma e conquistar a independência financeira”, finaliza Vitor Siqueira, empreendedor e CEO da Vittorino Watches.
Vitor, como as suas experiências anteriores contribuíram para o seu ato de empreender?
Foram extremamente importantes, trabalhei com grandes marcas e pude ver de perto como grandes empresas se comportam. É essencial ter uma bagagem profissional antes de começar um negócio. Além disso, é importante estudar o mercado, suas dores e criar estratégias que irão suprir a falta que os consumidores sentem ao comprar, no nosso caso, um relógio.
O que é ser um empreendedor em sua visão?
Para mim, empreendedor é quem enxerga além do que a maioria vê. É assumir riscos e executar enquanto sonha! Creio que empreender me deu mais responsabilidade, hoje em dia eu sei que sou responsável por vidas e isso é um gatilho que faz com que eu queira ser ainda maior e melhor no meu trabalho, com entregas de qualidade para que o meu produto chegue com a categoria que merece, para o consumidor final.
Como a paixão é fundamental na vida de um empreendedor?
A paixão te faz começar, mas se manter apaixonado é o que te faz continuar. Quem olha de fora pensa que empreender é uma linha reta quando, na verdade, é uma montanha-russa… Se você não se mantiver apaixonado pelo seu propósito, nada vai dar certo! A minha paixão não é somente pelos relógios, mas em poder transformar pessoas através dos meus relógios, isso é apaixonante!
Qual a importância do marketing digital em um negócio como o seu?
Gigante. O marketing antes de tudo é venda, usar o marketing no digital amplifica muito as possibilidades de vender qualquer produto e com o meu negócio não é diferente! Preciso entender o consumidor e fazer com que ele crie interesse no meu produto. Minha experiência garantiu que eu tenha criado uma estratégia certeira no mercado da alta-relojoaria no Brasil.
Quando surgiu o primeiro insight para a formação da Vittorino Watches?
Na verdade, sempre fui um apaixonado por relógios, mas não conhecia nenhuma marca aqui no Brasil que vendesse relógios focados no público masculino, uma marca que abraçasse esse universo. Então, certo dia, enquanto estudava sobre Leonardo Da Vinci, me veio o pensamento: “vou criar uma marca de relógios, mas não vamos vender relógios. Vamos vender obras de arte de pulso! Vamos mostrar que dá para fazer diferente e bem feito!”
Quais seriam os grandes diferenciais da sua empresa?
Tenho uma frase escrita no escritório que diz: marketing é sobre vendas e vendas é sobre pessoas. Nosso maior diferencial é olhar com carinho para os clientes, entender o que eles buscam em um produto e entregar isso para eles, qualidade e excelência é obrigação, A Vittorino Watches procura ir além. O diferencial está nos detalhes.
Por que esses diferenciais são tão importantes para a performance da Vittorino em seu mercado de atuação?
Porque buscamos um espaço sólido no mercado e, para isso, a parte mais importante são os clientes, se não tivermos a satisfação de cada cliente não teremos nada. Promovemos uma boa experiência, desde a compra até a chegada do nosso produto a casa do cliente. Queremos que ele se apaixone pela Vittorino Watches, que ele sinta a importância de ter um relógio como o nosso no pulso.
Como avalia o momento do seu negócio se comparado com as suas perspectivas iniciais?
Estamos em um ótimo momento, quebramos a barreira inicial do negócio e já temos lista de espera para os próximos lançamentos. Fizemos o relançamento de um dos modelos da primeira coleção e foi um sucesso, em algumas horas já havíamos praticamente esgotado o estoque.
Quais seriam os maiores desafios do mercado da alta-relojoaria?
Tornar a Vittorino uma marca comercialmente forte, visto que as marcas da alta-relojoaria são antigas e esbanjam tradição. São meses de desafios pela frente para tornar a Vittorino Watches uma verdadeira marca de relojoaria a nível nacional e internacional. Estamos prontos para o desafio!
O que ainda pretende estabelecer nesse mercado com a Vittorino Watches?
Ser a maior marca brasileira da alta-relojoaria com lojas físicas em todo Brasil.
Qual a importância da inovação e da consistência para que isso seja concretizado?
Inovação é obrigação em um mundo que se atualiza a cada minuto. Costumo dizer que precisamos ser como camaleões ou você se adapta e inova, ou fica para trás. Precisamos avaliar o mercado constantemente, agradar o consumidor, entender o que ele quer, e isso está em cada detalhe das produções das nossas coleções. Cor, modelo, formato, estudamos absolutamente tudo para que o consumidor tenha uma experiência de compra e de usabilidade do nosso produto.
Eder Fonseca é o publisher do Panorama Mercantil. Além de seu conteúdo original, o Panorama Mercantil oferece uma variedade de seções e recursos adicionais para enriquecer a experiência de seus leitores. Desde análises aprofundadas até cobertura de eventos e notícias agregadas de outros veículos em tempo real, o portal continua a fornecer uma visão abrangente e informada do mundo ao redor. Convidamos você a se juntar a nós nesta emocionante jornada informativa.
A Guerra do Contestado (1912–1916) é um dos episódios mais significativos e complexos da história…
Poucos criadores na história da televisão podem reivindicar um impacto cultural tão duradouro quanto Marta…
A Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP) é um marco na história…
A presença feminina na política sempre foi marcada por desafios históricos, sociais e culturais. Durante…
O fim de Nicolae Ceaușescu, o ditador que governou a Romênia com punhos de ferro…
A confiança na Polícia Militar (PM) brasileira tem sido um tema de intenso debate nos…