Categories: Negócios

VTEX se transforma no novo unicórnio do Brasil

Compartilhe este conteúdo com seus amigos. Desde já obrigado!

Com o objetivo de criar uma conexão única entre seus colaboradores e a data, a VTEX – empresa de cloud commerce e a mais nova unicórnio brasileira – criou diversas iniciativas inéditas em novembro último. A empresa, é a plataforma de e-commerce que mais cresce no mundo, com expectativa de crescimento de 130% em 2020/2021. Pela primeira vez na história da companhia – que completou 20 anos – todos os colaboradores trabalharam de casa em esquema home office durante a sexta-feira de ofertas Black Friday. Em 2019, a empresa manteve a tradição de fazer uma Black Friday melhor que a anterior e seus clientes venderam, em média, 79,5% mais do que em 2018, atingindo a marca de mais de um milhão de pedidos processados pela plataforma. A Black Friday, por exemplo, é uma das datas mais importantes na empresa e todos os anos mobiliza e engaja colaboradores e líderes. A empresa se tornou a primeira empresa da América Latina a ter sua plataforma de comércio eletrônico citada pelo Gartner Group no “Gartner Global E-commerce Vendor Guide” como fornecedor de plataforma e-commerce SaaS. “Como ano passado não estivemos juntos fisicamente, criamos uma nova forma de nos reunirmos por meio de algumas ações para enfrentarmos a maior black da história, juntos. Além disso, contratamos muitas pessoas em 2020 e elas nunca foram até o escritório que vibrou da mesma energia contagiante”, comenta Flavia Vergili, CPO da VTEX.

Flavia, como se encontra o mercado de atuação da VTEX?

O mundo entrou na corrida pela transformação digital para sobreviver ao isolamento decorrente da pandemia do coronavírus – o que tem causado mudanças em todas as empresas. Enquanto setores demitem em massa, a demanda de pessoas para a operação online cresceu nos últimos meses.

O mercado de atuação da VTEX continua em constante crescimento. O e-commerce se tornou a única fonte de receita das empresas, fazendo com que elas sobrevivessem nesse momento em que vivemos. Além disso, colaboramos com os consumidores em proporcionar o consumo a distância em que eles não precisam se expor durante o isolamento social.

Só pra se ter uma ideia, o setor do e-commerce deve registrar R$ 111 bilhões em 2020, segundo estudo sobre os impactos da Covid-19 no comportamento de consumo dos brasileiros e, consequentemente, no comércio eletrônico no Brasil, realizado pela Kearney, consultoria global de gestão estratégica.

Como a empresa está lidando com esse momento complexo?

Como somos uma empresa global, precisamos preservar vidas em diversos cenários, dos mais simples aos mais complexos. Para enfrentar esta crise e conter a disseminação do coronavírus, nosso primeiro passo foi formar um comitê e definir um protocolo de segurança e saúde. Reunimos executivos, líderes, especialistas no assunto e médicos para criar um manual de conduta e permitir o acesso às informações de segurança.

Em um cenário de pandemia, é preciso agir rápido para evitar danos maiores. O intuito do protocolo é ajudar líderes locais na rápida tomada decisão, com clareza e informações corretas. Sempre fui uma grande embaixadora do compartilhamento de informações globalmente e, neste cenário, estas informações salvam vidas.

Apesar da distância física e a impossibilidade de contato social, nunca estivemos tão unidos, marcando reuniões diárias por meio digital e até “cafezinhos virtuais”. Agora, mais do que nunca, estamos nos atentando para as necessidades das pessoas de forma individual, entendemos que cada um tem um contexto, uma batalha para ganhar. A generosidade e criatividade do nosso time tem sido um enorme orgulho para gente. E se há uma lição para esta história, é essa: mesmo em uma gigante de tecnologia, a união das pessoas é o caminho para superar os desafios.

Quais os grandes pilares da empresa?

Trust to be trusted: Confiar é acreditar de olhos fechados. Para ser confiável, você precisa de honestidade, transparência e consistência em qualidade e desempenho. Este é o grande pilar de todos os relacionamentos que envolvem a VTEX dentro e fora da empresa. Somos a confiança em primeiro lugar.

Build for community: Estar pronto para crescer e alcançar novos níveis. Uma base sólida, pensamento modular e essência flexível, são fundamentos para construir em escala. Somos globais, mas somos audaciosos o suficiente para mirar nas estrelas.

Be bold: Ousadia é desafiar o Status quo e não ter medo de cometer erros ou correr riscos. Teste novas alternativas, caminhe para o desconhecido e explore possibilidades nas quais ninguém pensou.

O que norteia a VTEX?

Acreditamos que a nossa cultura tem um DNA forte, e trabalhamos com produtos de alto impacto em nível global. Além disso, criamos o conceito ‘Future-Proof Career’ ou ‘carreira à prova de futuro’, e a empresa passou a investir em diversas iniciativas para democratizar o ingresso de novos profissionais em áreas digitais. A companhia busca identificar talentos na área, além de estimular a educação, suprindo uma demanda que já existe no mercado.

Essa demanda não é só nossa, mas de muitas empresas. Acreditamos que é de nossa responsabilidade abrir esses caminhos para que negócios e profissionais continuem prosperando. Daqui pra frente queremos garantir que nossas ações sejam ainda mais abrangentes e diversas, atendendo outros países, além do Brasil. Para isso, continuamos investindo muito na capacitação e na transformação do mercado através da educação, com vários programas como o TETRIX, VTEX LAB, VTEX DCS – Digital Commerce Specialist Program, entre outros.

É o maior desafio universitário para a área de negócios da América Latina. O desafio é totalmente gratuito e qualquer universitário pode participar, independente da sua disciplina de estudo. O programa foi criado com a missão de capacitar novos profissionais para o mercado atual e impulsionar negócios por meio da conexão de talentos com empresas. A ideia principal do TETRIX – que já está na sua segunda edição – é desenvolver habilidades que as universidades ainda não atendem.

O VTEX LAB nasceu em 2017 como a Central de Inovação da VTEX. O projeto tem foco em estudantes universitários e parceria com instituições de ensino. A iniciativa permite que alunos principalmente dos cursos de engenharia de software e design de produto, atuem, conheçam e participem do dia a dia da empresa, além do desenvolvimento de novos produtos e soluções criados em laboratórios que ficam dentro dos próprios campus universitários, sendo uma melhor forma de começar a carreira e se preparar na prática para o mercado sem sair do Campus.

O VTEX DCS é um programa sem restrição de curso e tem até 2 anos de duração. O VTEX DCS Program visa preparar graduandos e aqueles que estão iniciando suas carreiras para um futuro na indústria digital. Uma mescla de estudo com mão na massa em cenários reais de uma empresa de tecnologia que atua em mais de 43 países. A ideia principal é estimular jovens de alto potencial que queiram se manter atualizados, investindo seu tempo em carreiras que se conectam diretamente a um futuro próximo.

Trabalhar em home office requer um novo direcionamento da empresa?

Acredito que o protagonismo e sentimento de “donos” fez com que a adaptação dos colaboradores fosse a mais fácil e possível. Com o isolamento social, o home office total está sendo realizado por todas as sedes da empresa – em 16 países.

Para que esse processo fosse possível, a empresa também adotou algumas mudanças que influenciassem os colaboradores para suas transformações pessoais. De incentivo ao estudo, encontros online, acompanhamento diário para os recém-chegados, ajuda de custo para comprar mesas e cadeiras para o trabalho remoto. Também colaboramos com a conta de luz e internet.

Novos colaboradores – Temos 300 vagas

O nosso processo de recrutamento sempre foi em sua maioria realizado on-line, principalmente porque contratamos de qualquer lugar do Brasil, no entanto, era regra que a última etapa pelo menos fosse em nosso escritório para que pudéssemos mostrar o nosso ambiente de trabalho e ter uma maior conexão com o candidato. Essa tem sido a única mudança na forma de contratação, para não pararmos, estamos fazendo o processo 100% remoto. Entre as principais mudanças e adaptações aqui na empresa podemos destacar:

Café da manhã para os recém-chegados na sua primeira semana de trabalho; Apoio de 100 dólares para cadeira e mesa; ajuda e custo com luz e internet. VTEX Care, com apoio emocional. E-mail com agenda, vídeos e uma foto do brinde que espera essa pessoa quando voltarmos para o escritório. Almoço virtual com o time na primeira semana.

Buddy – Esse colaborador fica responsável por prestar apoio para o recém-chegado, convidando ele para o almoço do time, tirando as suas dúvidas sobre a empresa ou alguma ferramenta com checkpoints diários.

Acompanhamento semanal do People Partner – Depois de uma semana de atividades, almoço, café da manhã, vídeos e treinamento, um colaborador, do time de People, entende se há alguma necessidade extra e entende como foi a primeira semana de trabalho.

Daily meeting – uma reunião diariamente com todos os funcionários conectados ao redor do globo Adiantamento do vale-refeição.

As suas responsabilidades como CPO da VTEX aumentaram durante a pandemia?

Como Chief People Officer da VTEX, eu sempre trabalhei pelo cuidado das pessoas dentro das empresas e de seu desenvolvimento pleno. Nunca, no entanto, desde que passei a dedicar minha carreira aos colaboradores, esta função foi tão vital, no sentido literal da palavra. Com o impacto da disseminação do Covid-19 pelo mundo, nosso foco está na segurança e saúde de nossos funcionários, suas famílias e da população dos mais de 28 países que atuamos.

Ao mesmo tempo, com as pessoas em isolamento social para conter a disseminação da doença, nosso serviço na VTEX nunca foi tão imprescindível para as empresas. Precisamos garantir que os produtos cheguem às casas, assim como ajudar as pequenas, médias e grandes empresas a superarem este período com menos impacto. Estamos dando início a um momento sem precedentes e faremos nossa parte na retomada do mundo acelerando a transformação digital de muitos negócios.

A empresa é conhecida pela sua cultura. Qual o “tempero” dessa cultura e que faz a empresa ser singular?

Na empresa temos uma cultura forte e valorizamos a autonomia e o protagonismo dos nossos colaboradores. Todo colaborador é peça fundamental na empresa e cada ação traz mais e mais resultados positivos, se todos estiverem bem e juntos. Hoje, mesmo longe, temos nosso ecossistema conectado e acreditamos que isso é o que mantém a VTEX firme e forte, rumo ao futuro.

O que é primordial para uma empresa que queira triunfar no mercado de cloud computing?

Acho que a dica principal é apostar em pessoas que sonham em trabalhar com tecnologia, que tenham afinidade com o tema. Esse é o primeiro passo para que esse profissional se desenvolva e traga bons resultados com o seu trabalho. Na VTEX, por exemplo, temos cerca de 800 colaboradores e escritórios em 16 países. Tecnologia é uma área que muda o tempo todo e por isso essas pessoas precisam respirar inovação. É papel das empresas dar recursos para que esse colaborador se desenvolva e tenha autonomia, e possa ser protagonista das suas ações, entendendo a real importância de trabalhar com produtos de alto impacto – principalmente neste mercado em que atuamos. Separamos os 5 principais atributos que o colaborador precisa ter para trabalhar em uma empresa de tecnologia, com produtos de alto impacto, como a VTEX:

High Performer: Definimos objetivos grandes para a empresa e para alcançá-los, precisamos de pessoas que querem voar alto com a gente. Você provavelmente tem alguns exemplos de pessoas de alto desempenho ao seu redor, pois, elas são facilmente identificadas. Essas pessoas atuam além das suas limitações, tendo uma atitude positiva e curiosidade sobre o futuro. Isso se traduz na busca constante por oportunidades de aprendizado e crescimento, e em de fato estar presente para se dedicar, dia após dia.

Go-to-person: Pense na primeira pessoa que você liga quando precisa de ajuda para resolver uma crise. Você descobrirá que essas pessoas têm alguns traços em comum. Nossas “Go-to People” engajam com os outros com integridade e são confiáveis, o que significa que você pode sempre contar com suas entregas, e que as mesmas serão profundas e completas. Contudo, “Go-to People” não deveriam ser constantemente necessárias: estas pessoas têm a responsabilidade de consistentemente prover os times ao seu redor com o conhecimento e o ferramental necessários para escalar seu impacto.

E-Commerce: Bons candidatos mostram que estão interessados e/ou se conectam com o problema que estamos resolvendo. A VTEX precisa ser a escolha natural para os especialistas em e-commerce que buscam uma empresa onde trabalhar; e um esforço intensivo é investido na atração, contratação e retenção dessas pessoas.

Tecnologia e Matemática: A VTEX é uma empresa de tecnologia e precisa de pessoas que vivam e respirem inovação. Conversas profundas sobre tecnologia e computação devem existir em toda a empresa. Além disso, buscamos pessoas com raciocínio fluido; que sejam capazes de gerar, transformar e manipular diferentes tipos de novas informações em tempo real, e aplicar lógica para a resolução de problemas novos e complexos.

Relevante para a função: Alguém que fez a mesma tarefa – com sucesso – por muitos anos, tem alta probabilidade de replicar a mesma solução que funcionou no passado e evitar construir algo novo e criativo. No entanto, acreditamos em criar um time diverso com um equilíbrio delicado entre generalistas curiosos e experts capazes de construir áreas de alta especialização.

Aceleração e transformação do digital no varejo passa por quais caminhos?

A transformação natural de um negócio que em circunstâncias normais levariam 5 anos, agora, precisam acontecer em poucos dias por conta da crise gerada pelo coronavírus. Isso passa pelas pessoas que conduzem o processo. Tecnologia é uma ferramenta incrível e capacitadora, mas são as pessoas responsáveis pela visão, criatividade, inovação e mudanças organizacionais.

Na VTEX, para que esse processo fosse possível, a empresa adotou algumas mudanças que influenciassem os colaboradores para suas transformações pessoais. Acreditamos que as empresas têm um papel fundamental de colaborar com as mudanças e habilidades que esses novos profissionais precisam ter a partir de agora. Aqui listamos algumas ações que podem inspirar outras empresas:

Acolher erro: Cabe à empresa criar um ambiente favorável à transformação pessoal de seus colaboradores. Estamos vivendo um momento sem precedentes e aprendendo diariamente. Mais do que nunca é preciso acolher o erro e entender que para criar um ambiente favorável à inovação, autonomia e tolerância ao erro, estarão presentes.

Comunidade: O espírito de comunidade deve estar ainda mais presente, mesmo online. Quando a pessoa entende que faz parte de um projeto maior e que tem um time performando ao seu lado, as transformações pessoais acontecem. Todos nós sabemos que mudanças podem ser desconfortáveis, medo, ainda mais sob condições tão severas. O espírito de time melhora o bem-estar das pessoas e é conquistado com atitudes simples, como ligar a câmera e ver o rosto dos colegas, durante uma videoconferência, por exemplo.

Autonomia: Outro ponto importante para a transformação pessoal é a autonomia – que favorece a criatividade. Entregar uma folha em branco para o time, desenhar novos caminhos, pode ser surpreendente. Em um ambiente home office, em que as pessoas não estão juntas, a autonomia ganha força. Em casa, cada um tem uma realidade e confiar na escolha das pessoas é indispensável.

Protagonismo: O protagonismo das pessoas nunca esteve tão em evidência no mundo corporativo. Nossa capacidade de adaptação, de colocar a mão na massa e utilizar soluções criativas para resolver os problemas em cenários tão adversos é o que sempre vai nos tornar melhores do que qualquer máquina ou tecnologia.

Qual o papel da liderança em tempos de Covid-19?

Acredito que é ainda mais fundamental em tempos de Covid-19. Comunicar as expectativas das entregas e também a estratégia adotada pela empresa ajuda nesse momento de transformação e garante esse alinhamento entre as partes. A comunicação passou a ser um fator ainda mais importante no dia a dia. Agora mais do que nunca – e a distância – é preciso estimular e criar laços de confiança, dar autonomia para que o colaborador consiga fazer o gerenciamento da sua rotina de casa. Além de dar ferramentas para mantê-lo bem e com o criativo ativo, para continuar evoluindo o que estamos construindo juntos. Isso é algo bem forte aqui e está nos nossos pilares.

A VTEX se tornou um unicórnio e é a sexta maior empresa de cloud commerce do mundo. Qual o tamanho da ambição da empresa daqui em diante?

Estamos passando por diversos aprendizados. Reformulamos a nossa visão de futuro da empresa e adicionamos novos requisitos que acreditamos ser importantes. A empresa tem procurado por profissionais mais seniores, principalmente para as áreas de produto e de engenharia. Só para se ter uma ideia, temos 300 vagas abertas.

Como os nossos desafios são globais, com crescente expansão dos times, procuramos pelos melhores talentos e acreditamos que esses são profissionais cruciais para garantir a infraestrutura e escalabilidade da nossa plataforma. Também criamos várias iniciativas educacionais e passamos a investir em ações que visam democratizar o ingresso de novos profissionais na tecnologia e nos negócios digitais. Com o aporte, nossa missão daqui pra frente é contratar e formar a nova geração de lideranças e talentos do mercado, inovar por meio do desenvolvimento de novos produtos, além de acelerar o crescimento em novos mercados. Nossa ambição é grande e temos como objetivo dobrar de tamanho até 2024. Hoje temos mais de 3.500 clientes no mundo todo, 16 escritórios e mais de 800 colaboradores.


Compartilhe este conteúdo com seus amigos. Desde já obrigado!
Espaço Publicitário:

Recent Posts

Quem derrubou Bashar al-Assad de verdade?

A queda de Bashar al-Assad marca um dos eventos mais significativos da história contemporânea do…

29 minutos ago

Relatório de Transformação Digital do Agronegócio Brasileiro: O Papel da Criptomoeda na Modernização das Finanças Rurais

O setor agrícola do Brasil está passando por mudanças significativas à medida que o dinheiro…

36 minutos ago

A Guerra do Contestado contada em detalhes

A Guerra do Contestado (1912–1916) é um dos episódios mais significativos e complexos da história…

12 horas ago

Marta Kauffman: raio-x da autora de Friends

Poucos criadores na história da televisão podem reivindicar um impacto cultural tão duradouro quanto Marta…

1 dia ago

O infortúnio de alguns fundadores da FIESP

A Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP) é um marco na história…

2 dias ago

Histórias inspiradoras de mulheres na política

A presença feminina na política sempre foi marcada por desafios históricos, sociais e culturais. Durante…

2 dias ago