Yuri Mussoly: “Os criativos são pessoas curiosas”

 Yuri Mussoly

Yuri Mussoly, head de criatividade do Tiktok, é a convidada do 4° episódio da série especial dedicada à Intelligent Creative, do Tomorrow Cast, que tem um oferecimento da VidMob – martech pioneira no uso da inteligência artificial e machine learning para medir e otimizar o desempenho de peças criativas, seja em texto, áudio ou vídeo nas plataformas digitais. Durante o papo, a executiva fala sobre o mercado criativo, a transformação do conceito de criatividade e criação de conteúdo. “Os criativos são pessoas curiosas, que estão sempre em movimento, buscando o novo. E eu acredito que, por isso, não se sintam mais conectados ao trabalho desenvolvido em agências”, comenta a executiva.

“No Brasil, temos muitas agências tradicionais que estão apanhando muito para se adaptarem ao mercado digital e sinto que as agências de publicidade ficaram ultrapassadas no modelo de criação. Os criativos que estavam se provocando a usar tecnologia, usar insights das redes sociais e que estavam envolvidos com inteligência de dados fazem esse movimento natural de buscar sempre o novo”, complementa.

A executiva ainda diz que sua proposta como criativa é provocar o mercado para conhecer novas possibilidades.

“Não acredito em criatividade sem risco. Precisamos cometer erros novos e estar preparados para arriscar. Quando o lugar de trabalho se torna um ambiente insosso, é natural procurar um novo lugar para se inspirar e para criar. É necessário exercitar a criatividade de um outro ângulo”, diz.

Para Yuri, o que a motiva é perceber que a criatividade transcendeu a publicidade e que está nas mãos de qualquer pessoa que tenha vontade de criar.

“Hoje, a criatividade está acontecendo muito além da publicidade. E é muito bonito ver a criatividade na mão de pessoas comuns”, diz.

“Me inspira ver o quanto de conteúdo que é produzido e criado por pessoas comuns faz sucesso no TikTok. O poder da comunidade, o poder do viral. E eu aprendo todo dia que eu navego no for you da plataforma”, complementa ela.

No TikTok, o movimento é real, latente e orgânico.

A plataforma é conhecida por descentralizar o poder da criação e, por isso, fazer uma entrega completa que vai além de apenas apresentar o produto, mas agregar valor ao que se é mostrado ali.

“Os criadores de conteúdo que despontaram na plataforma, até hoje, são pessoas comuns e que vivem na humildade delas. Enxergo que o TikTok é um lugar muito mais possível para que pessoas reais criem para o mundo real, e não que sigam roteiros ou façam o que o publicitário acha que deve ser feito. Não há mais espaço para o influencer que fica posando ao lado do produto. O que as pessoas querem é ver de fato as pessoas usando aquilo que se é mostrado e vendo que ele funciona”, comenta Yuri.

Por fim, a dica da executiva é usar e abusar da tecnologia, fundamental para a comunicação nos tempos atuais.

“Nós não passamos por uma transformação digital, mas por uma adaptação digital. Estamos muito mais evoluídos e não existe evolução sem tecnologia. A tecnologia pode e deve ser usada para construção de marcas e comunidades. faça a pergunta certa no timing certo. Preste atenção nas pessoas e no que elas gostam. O próprio algoritmo do TikTok é a resposta delas. Todos estão saturados da vida fake”, diz.

“Hoje, claro, existe uma preocupação com informações e dados que fornecemos, mas não dá para rejeitar a tecnologia. Se você é uma marca e faz isso, está fadada ao fracasso”, finaliza ela.

O 4° episódio na íntegra da série especial Intelligent Creative no Tomorrow Cast está disponível nas plataformas de áudio: Spotify, Apple Podcasts, Breaker, Google Podcasts e Rádio Public.

Sobre a VidMob:

A VidMob é uma marketing creative platform que fornece solução tecnológica de ponta a ponta para todas as necessidades criativas das marcas. Atua como uma plataforma integrada que combina análise criativa pioneira com a melhor produção criativa do mercado, formada por profissionais qualificados para entender e melhorar a eficácia das campanhas. A VidMob é a única empresa no mundo a se tornar parceira certificada de peças criativas de marketing de todas as principais plataformas sociais e digitais. Uma parte de cada dólar recebido pela VidMob é usada para financiar serviços criativos gratuitos para organizações sem fins lucrativos por meio da VidMob Gives.

*Com participação da jornalista Nathália Chamon.

Compartilhar:
Voltar ao Topo
Skip to content