De acordo com o Anuário da Comunicação Corporativa, elaborado pela Mega Brasil, o faturamento das agências de relações públicas e assessoria de imprensa atingiu a cifra de R$ 4,88 bilhões em 2022, um salto de 31,46% – R$ 1,17 bilhão – se comparado ao de 2021.
Ainda segundo o relatório, que anualmente faz um mapeamento completo do setor de relações públicas e comunicação empresarial do país, a perspectiva das agências para este ano é otimista: 67,9% delas têm planos para a expansão de seus negócios em 2023.
O jornalista especializado em assessoria de comunicação Gilclécio Lucena avalia que o alto faturamento desse setor indica que as empresas têm percebido cada vez mais a importância de cuidar de sua imagem institucional. “Em tempos de hiperconexões e multiplicidade de vozes, estabelecer uma comunicação assertiva, que impacte positivamente os consumidores, é primordial para o crescimento e sucesso das marcas”.
Lucena ressalta que o investimento em assessoria de comunicação é imprescindível para as empresas que pretendem ter uma maior visibilidade, para garantir a melhora em seu posicionamento no mercado e para diferenciar-se no nicho em que atuam.
Além disso, o jornalista destaca que, no cenário atual, no qual o excesso de produção de conteúdo pode pôr em dúvida a credibilidade das corporações, o papel da assessoria é fundamental para construir uma comunicação eficiente entre as empresas e as mídias. “O diferencial não é a quantidade de publicações que se conseguiu ter nos veículos de comunicação, mas sim a qualidade de cada uma dessas inserções”, enfatiza.
Em matéria do portal Poder 360, Daniel Brunin, presidente da Associação Brasileira das Agências de Comunicação (Abracom) , avaliou que o mercado das agências de RP e assessoria ainda deve crescer até 20% este ano.
Lucena explica que uma das funções da assessoria de imprensa é desenvolver um plano estratégico que alinha os objetivos da empresa com ações de comunicação adequadas, para que ela alcance o posicionamento desejado no mercado. Para atingir tais objetivos, pode-se apostar, por exemplo, na criação de comunicados, artigos e outros materiais relevantes sobre a empresa, que são distribuídos para jornalistas e veículos de imprensa para divulgação. Uma pesquisa da CB Insights mostrou que um marketing ruim corresponde a 14% dos casos de falência analisados no estudo, sendo o 8º principal motivo de fechamento.
Na análise do especialista, outra importante função desempenhada pela assessoria é proteger e preservar a reputação de uma empresa, em casos de crise de imagem. Diante desse tipo de situação, alerta ele, o respaldo oferecido por uma assessoria é crucial, “pois ela orienta a comunicação, garantindo que a versão da empresa seja apresentada de maneira clara e consistente, minimizando a propagação de rumores e informações incorretas.”
Para saber mais, basta acessar https://gilcleciolucena.com/
Fundada em 2012 por um grupo de empreendedores, a agência de notícias corporativas Dino foi criada com a missão de democratizar a distribuição de conteúdo informativo e de credibilidade nos maiores portais do Brasil. Em 2021, foi considerado uma das melhores empresas para se trabalhar.
O comércio eletrônico brasileiro tem experimentado uma expansão significativa nos últimos anos, refletindo mudanças no…
João Augusto Amaral Gurgel, conhecido como João Gurgel, foi um visionário da indústria automobilística brasileira.…
Ao longo da história, as celebrações e eventos excessivos refletem os costumes e valores de…
Nos últimos anos, o Mato Grosso tem despertado a atenção de investidores e especialistas em…
A década de 1990 foi um marco na televisão brasileira. A disputa pela audiência entre…
No cenário do luxo e da alta moda italiana, poucos nomes carregam tanto peso e…