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A saga de superação da criativa Amanda Ansaldo

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Amanda Ansaldo viu na costura criativa uma possibilidade de ter o seu próprio negócio e ainda ser uma mãe participativa. “Os meus filhos foram a parte mais importante na minha decisão de fazer uma transição de carreira. Deixar os anos na área de comunicação para focar na costura criativa foi a melhor forma que encontrei para ser de fato uma mãe participativa, que busca os filhos na escola, leva no inglês, acompanha a lição de casa, almoça junto, manda tomar banho… E isso tudo sem perder a minha autonomia financeira e com uma empresa em constante crescimento”, destaca a profissional. Trabalhando em casa e fazendo diversos projetos para venda – como nécessaires, carteiras, bolsas e organizadores de tecido –, Amanda estruturou o seu negócio e viu que era possível, sim, equilibrar as tarefas de mãe e profissional ao mesmo tempo. A transformação foi tão grande que ela decidiu usar as redes sociais para ensinar outras mulheres a empreenderem com a técnica assim como ela. Frente à marca “Passo a Passo Criativo”, Amanda ensina peças práticas, bonitas e rentáveis e, além disso, dá dicas de empreendedorismo para gerir um negócio de sucesso. Se a meta de inspirar outras mães deu certo? Basta olhar os números: apenas no perfil @passoapassocriativo no Instagram, Amanda Ansaldo possui mais de 564 mil seguidores, já no YouTube são mais de 335 mil inscritos no canal Passo a Passo Criativo.

Amanda, ser mãe e ser empreendedora é um duplo desafio?

Com certeza é um duplo desafio, mas empreender me possibilita exercer mais o meu papel de mãe. Ser dona do seu próprio negócio oferece uma flexibilidade importante na maternidade que muitas vezes é inviável num modelo tradicional de trabalho.

Quando começa a sua trajetória pelo mundo do empreendedorismo?

Acho que a sementinha foi plantada desde muito cedo quando via meu pai e meu avô dedicados a empresa que tinham juntos. O meu primeiro sinal do empreendedorismo foi aos 7 anos de idade, quando pedi para o meu avô me levar em umas lojas de comércio popular no centro de São Paulo para comprar miçangas, fios e fechos. Foi nesse momento que comecei a fazer pulseiras e colares de cores e formatos diferentes para vender para as outras crianças na escola.

Mas o empreendedorismo ficou sério mesmo na minha jornada quando virei mãe e, por não ter uma rede de apoio com as crianças diariamente, me vi diante da necessidade de adaptar meu trabalho para a nova realidade da minha vida materna. Em um primeiro momento tive uma loja de bairro focada em aviamentos.

Quais os maiores obstáculos que foram ultrapassados durante essa caminhada?

Acredito que os maiores obstáculos não são palpáveis, são aqueles que criamos dentro de nós mesmos. “Eu não vou conseguir”, “eu não entendo disso”, “isso é muito para mim”, “vai dar trabalho demais”… são alguns dos pensamentos que às vezes passam pela cabeça das pessoas e acabam limitando muitos empreendedores. Um dos grandes obstáculos que ultrapassei foi entender que se podemos sonhar com algo, nós também podemos realizar.

Você é uma jornalista de formação. O que você traz dessa formação para o mundo do empreendedorismo?

Muita coisa. Se você pensar bem, a comunicação é a base e a alma de qualquer negócio. Saber se comunicar de forma correta faz diferença, assim como ter um olhar investigativo, apurar informações e pesquisas fazem parte do empreendedorismo que dá certo. Ser jornalista me permite dialogar de forma mais efetiva com meu púbico em aulas e nas redes sociais.

Como a criatividade se tornou uma das essências fundamentais para você?

Venho de uma escola construtivista, onde o diálogo sempre estimulou muito a busca por respostas, possibilidades, interações e criatividade. Talvez na época de escola a gente não valorize tanto o que recebemos diariamente, mas com o passar dos anos podemos ver claramente a importância dessa base na formação dos indivíduos. Estimular a criatividade desde a infância é um dos bons caminhos para formarmos adultos mais seguros nas tomadas de decisões, mais inovadores e com mais facilidade na resolução de problemas.

O que você aprendeu com essa criatividade?

Que nós não precisamos viver apenas dos formatos tradicionais, que podemos nos reinventar sempre e que testar novos formatos é libertador, tanto no artesanato como no empreendedorismo.

Qual o insight para criação da Passo a Passo Criativo?

O Passo a Passo Criativo nasceu com amigas me pedindo dicas de trabalhos manuais, até que um primo do meu marido falou: “Amanda, por que você não faz um canal no YouTube?”. Ali foi plantada a “pulguinha” atrás da minha orelha.

O que a marca se dispôs a fazer em seu mercado de atuação?

Na época, eu já participava há alguns anos de um trabalho voluntário semanal que visava ajudar a saúde mental das pessoas. Por causa da agenda de trabalho e família eu não conseguiria mais manter a dedicação nesse trabalho voluntário. Quando sai de lá pensei “e se eu criar algo que possa ajudar as pessoas e que não dependa da minha presença física?”.

E como já tinha a semente dessa ideia na cabeça, comecei a estruturar a empresa. Escrevi grande parte do projeto, fui atrás do registro de marca e criação da parte burocrática. Hoje o Passo a Passo Criativo tem dois pilares principais. O primeiro é a geração de conteúdo gratuito que possa fazer diferença na vida de outras mulheres. Tanto as que fazem as costuras para venderem como as que fazem como atividade terapêutica ou hobby. E o segundo são as divulgações de marcas e cursos pagos, que são fundamentais inclusive para sustentar o primeiro pilar.

Como tem sido os feedbacks do público ao qual a marca se destina?

Os feedbacks são diariamente de gratidão, alegria e satisfação delas ao verem que conseguem fazer os projetos fáceis e práticos que ensino. Muitas dúvidas das alunas também me ajudam a produzir novos conteúdos, ainda mais focados nas necessidades das artesãs.

Esse seria um dos grandes combustíveis para a continuação dos seus projetos?

Com toda certeza. Ver que está no caminho e que os objetivos da empresa estão sendo alcançados é o grande combustível para o projeto.

O que vislumbra para 2023?

O planejamento para 2023 inclui a ampliação da divulgação dos conteúdos gratuitos e também teremos um lançamento especial para as minhas alunas dos cursos pagos. Será algo inovador e completo para garantir conhecimento para as mulheres que desejam dar um passo a mais na costura criativa e no empreendedorismo.


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