Hoje em dia, é possível fazer investimento com pouco capital. Muitas pessoas acreditavam que isso não era possível e que só era acessível para grandes investidores com um alto capital. Por isso, é importante desmistificar a ideia de que só pessoas com renda elevada têm esse potencial de investimento. Com estratégia, planejamento e aplicação no local certo, torna-se possível e acessível para todas as pessoas investir o dinheiro, mesmo que seja um valor baixo.
Apenas poupar o dinheiro e mantê-lo na poupança, por exemplo, pode não ser a decisão ideal, pois, em longo prazo, pode gerar perdas no poder de compra. Portanto, ao fazer um investimento, além do dinheiro render, os valores se multiplicam e aumentam o seu patrimônio financeiro.
Mesmo com baixo valor financeiro a ser investido, para buscar e saber a melhor opção para o local a começar a investir, é importante ter em mente quais são os seus objetivos, pois o mercado financeiro é dinâmico e hoje em dia oferece diversas opções a serem aderidas.
Existem três pontos em destaque para serem analisados após saber quais são os seus objetivos: rentabilidade, riscos e liquidez. Ao começar a investir, investigue a rentabilidade que o dinheiro terá em determinado prazo, de acordo com as taxas e a variação do mercado. Outro ponto importante é analisar os riscos e a liquidez do dinheiro investido, pois eles representam a facilidade de converter o investimento em dinheiro, principalmente caso precise do retorno imediato, como o caso de uma perda de emprego ou de algum problema de saúde.
Uma das opções que são melhores dentro do mercado financeiro, é apostar no investimento do Tesouro Direto. O Tesouro Selic é um dos mais conhecidos: a variação e as taxas feitas através dele são baixas e garantem resultados mesmo com investimento de baixo valor.
Exemplificando, o dinheiro é emprestado para o governo por um período de tempo e, após isso, é devolvido com as taxas de juros acordados. Por conta de o governo ser o credor, dificilmente corre riscos de o dinheiro não retornar.
Existe outra opção, que seria investir nas Letras de Crédito Imobiliário, conhecidas também como LCI. Elas são títulos com rendas fixas, onde o investimento é diretamente feito com um banco e, logo em seguida, paga-se uma remuneração com taxas parecidas com a taxa Selic.
Há outras formas de investir com baixo recurso financeiro. Para isso, é necessário avaliar o que seria benéfico para o investidor.
Eder Fonseca é o publisher do Panorama Mercantil. Além de seu conteúdo original, o Panorama Mercantil oferece uma variedade de seções e recursos adicionais para enriquecer a experiência de seus leitores. Desde análises aprofundadas até cobertura de eventos e notícias agregadas de outros veículos em tempo real, o portal continua a fornecer uma visão abrangente e informada do mundo ao redor. Convidamos você a se juntar a nós nesta emocionante jornada informativa.
A Guerra do Contestado (1912–1916) é um dos episódios mais significativos e complexos da história…
Poucos criadores na história da televisão podem reivindicar um impacto cultural tão duradouro quanto Marta…
A Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP) é um marco na história…
A presença feminina na política sempre foi marcada por desafios históricos, sociais e culturais. Durante…
O fim de Nicolae Ceaușescu, o ditador que governou a Romênia com punhos de ferro…
A confiança na Polícia Militar (PM) brasileira tem sido um tema de intenso debate nos…