Categories: Sociedade

Empreender e relacionar-se por Renatta Alarcon

Compartilhe este conteúdo com seus amigos. Desde já obrigado!

Em 2006 Renatta Alarcon trabalhava em uma editora e foi comunicada que a empresa estava encerrando as atividades. Ela lembra com exatidão que suas colegas de trabalho choravam desesperadas, momento que lembrou que enquanto alguns choram outros vendem lenços, mas também não esqueceu que sua situação era muito delicada, afinal havia acabado de fazer um financiamento imobiliário. Preocupada em como resolver sua situação, foi desanimada para casa, e aleatoriamente assistiu um filme, Hitch – Conselheiro Amoroso, neste momento nasceu uma grande ideia. Lembrou que suas amigas sempre vinham pedir conselhos sobre problemas amorosos, e este filme despertou a possibilidade de se tornar uma conselheira amorosa. Sem dinheiro, pediu emprestado R$1.500,00 para uma amiga com o objetivo de fazer um anúncio na Revista Nova, passados 15 dias saiu a publicação e seu telefone não parou de tocar. Se tornou a primeira conselheira amorosa do Brasil, lançou um blog e escreveu um livro falando de relacionamentos, na ocasião concedeu diversas entrevistas para rádio e TV, dentre elas, uma entrevista no extinto Programa do Jô em 2008, quando sua vida mudou completamente. Fundou em 2009 o Armário Feminino – Portal de conteúdo para a Mulher com mais de 7 milhões de visitas por mês que se transformou em 2018 na Reawplay – Plataforma digital (site e app) para a mulher.

Renata, o que não fez você desistir de ter o seu negócio próprio?

Empreender é uma tarefa árdua em nosso país, empreender é superar os desafios. E minha jornada no empreendedorismo foi de luta e superação. Desistir dos seus próprios sonhos é abrir mão da felicidade e da realização pessoal. Dificuldades existem em qualquer campo da vida: é necessário buscar conhecimento e soluções para chegar no objetivo desejado. Acho importante além de realizar os próprios sonhos e desejos, ajudar outras pessoas a empreender, através de cursos e eventos. Hoje minha empresa Reawplay tem o foco de trazer felicidade e competência para as mulheres.

Ser a primeira conselheira amorosa do Brasil teve o seu preço?

Boa pergunta. Me tornei a primeira conselheira amorosa do Brasil pegando dinheiro emprestado com uma amiga, exatos R$1.500,00, e nem imaginava que minha vida daria uma virada de 360 graus. Fiz um anúncio na Revista Nova e passados 15 dias saiu a publicação e meu telefone não parou de tocar. Me tornei a primeira conselheira amorosa do Brasil, lancei um blog e escrevi um livro falando de relacionamentos. Na ocasião concedi diversas entrevistas para rádio e TV, dentre elas, uma entrevista no extinto Programa do Jô em 2008, quando minha vida mudou completamente.

Fundei em 2009 o Armário Feminino – Portal de conteúdo para a Mulher, com mais de 7 milhões de visitas por mês, mas em 2017, por questões financeiras, fui obrigada a encerrar o negócio, faliu. Mas desde 2015 tinha o desejo de lançar uma plataforma de streaming para a mulher, com foco no desenvolvimento pessoal e profissional. Vendo o potencial do empreendedorismo feminino no Brasil em 2018 meu desejo se tornou realidade e lancei a Reawplay – streaming para a mulher. Com a chegada da pandemia em 2019 não foi possível “segurar a onda”, e quebramos mais uma vez, mas como toda empreendedora persistente demos a volta por cima e retomamos a plataforma.

Lembra como foi a conquista da primeira cliente?

Sim, lembro com exatidão da minha primeira cliente. Marcamos um encontro em um café, mas sem dinheiro, adiantei que gastos com café era por conta da cliente. Quando a cliente olhou para mim, ficou estarrecida, pois, achou que era nova demais para dar conselhos, me posicionei e mostrei que estava lá com propósitos definidos e profissionais, e assim começou vários atendimentos para esta cliente.

Quais as principais mudanças dos relacionamentos que você captou desde quando começou a atuar nesse ramo?

Estes conselhos jamais iriam resolver problemas amorosos se a pessoa que solicita esta ajuda não estivesse disposta a escutar e aceitar uma visão de quem está fora do problema.

Percebi que durante a conversação a pessoa compartilhava suas dores e eu mostrava que para tudo tem solução, muitas vezes a mudança de comportamento era imprescindível e só o fato de a mulher expressar suas insatisfações já amenizava a relação.

A mulher tem acompanhado essas mudanças ou os dogmas e as culpas ainda atrapalham esse processo?

As mulheres estão em constante transformação, não temos tempo para cultivar dores, culpas: precisamos buscar soluções e transformar o cenário em felicidade.

A vida das pessoas, em geral, passou por muitas mudanças impostas pela pandemia, mesmo aqueles que não foram acometidos pela doença precisaram se remodelar para o enfrentamento de novos costumes.

Veja um exemplo claro: o casal sempre trabalhou fora e seus filhos na escola ou com babá, a pandemia chegou, virou a mesa: o casal trabalhando em casa e os filhos fora da escola e sem babá. Foi um terror… administrar de forma imediata um novo cenário, trabalho home office, crianças correndo pela casa, cachorro latindo, máquina de lavar ligada, fogão a todo vapor para dar sustento a pequena população do lar, compras on-line no mercado. E as mulheres tiveram que comandar este barco com muita sabedoria.

Quando surgiu a ideia da plataforma Reawplay?

Vendo o potencial do empreendedorismo feminino no Brasil, em 2018 lancei a Reawplay – streaming para a mulher.

O foco da plataforma é no desenvolvimento e na felicidade. A felicidade pode ser um estado permanente em sua visão?

Não. A felicidade se conquista dia a dia, lembrando que o maior dever de cada pessoa é ser feliz, por isso criei uma plataforma para ajudar as mulheres a conquistar a felicidade.

Como alcançá-la tendo os desafios impostos pelo dia a dia como “pano de fundo?”.

O primeiro passo é esse pano de fundo ser cor de rosa escrito em branco felicidade.

Quais são os anseios da mulher na atualidade?

Estabilidade e liberdade financeira e se realizar no campo amoroso com um homem que complete sua vida.

O que essas mulheres esperam dos homens no campo dos relacionamentos amorosos?

Atualmente os relacionamentos entre um homem e uma mulher está complicado, por conta de a mulher estar a cada dia mais independente. Estas mulheres desejam homens parceiros em toda situação.

Fale um pouco mais sobre o SOS Empreendedora.

Foi um evento da minha vida, maravilhoso, um evento com mais de 10 horas de duração com 600 mulheres totalmente envolvidas e participantes. Neste mês de outubro vamos realizar outro evento para levar conhecimento e emoção para estas mulheres maravilhosas.


Compartilhe este conteúdo com seus amigos. Desde já obrigado!
Espaço Publicitário:

Recent Posts

Arquimedes: sua alavanca moveu o mundo?

O conceito de alavanca, que remonta à Grécia Antiga, é frequentemente associado ao matemático e…

3 horas ago

Stephen King: e se não fosse ‘santa’ Tabitha?

Stephen King é uma das figuras mais reconhecidas da literatura contemporânea, autor de best-sellers e…

9 horas ago

Oportunidade para adquirir Cervejaria Malta

A Cervejaria Malta, localizada em Assis, interior de São Paulo, foi uma das pioneiras no…

15 horas ago

Elize Matsunaga: Yoki, caça e um esquartejo

A história de Elize Matsunaga é uma das mais chocantes do Brasil, envolvendo traição, luxúria,…

21 horas ago

Tipos de sonhos e significados: o que seu subconsciente diz?

Os sonhos sempre intrigaram a humanidade. Ao longo dos séculos, eles têm sido vistos como…

1 dia ago

Keith Haring: talento nato e um fim prematuro

Keith Haring foi um dos artistas mais icônicos da década de 1980. Seu trabalho, vibrante…

1 dia ago