A Evol, empresa de eletrodomésticos de luxo com sede em Santo André, viu o faturamento crescer 100% desde o início da pandemia do novo coronavírus. O fato de as pessoas ficarem mais em casa colaborou para o incremento na venda de itens destinados à montagem de espaço gourmet em casa, tais como churrasqueira a gás, coifas, cervejeiras e adegas. Embora os produtos sejam produzidos em três fábricas da China, todo processo de desenvolvimento é feito pela marca. Adelfo Cidi Júnior, diretor executivo da Evol, observou que a demanda subiu no último ano porque as pessoas tiveram que ficar isoladas em casa, onde tiveram que se reinventar para aproveitar o tempo. “Houve um investimento muito alto em espaços gourmet. O brasileiro gosta muito de se reunir, viajar, ir a um restaurante, mas sem poder sair, começou a aproveitar a própria casa, tanto que a parte de gastronomia cresceu muito”, afirmou durante entrevista coletiva realizada recentemente. O empresário assinalou que as vendas também são impulsionadas pelo resultado do mercado imobiliário, um dos poucos setores que apresentaram crescimento na pandemia. Exemplo é que, na região, o número de lançamentos de imóveis cresceu 74% no primeiro trimestre deste ano em comparação ao mesmo período de 2020, conforme pesquisa da Acigabc (Associação dos Construtores, Imobiliárias e Administradoras do Grande ABC).
Adelfo, quais as peculiaridades do mercado em que a Evol atua?
Hoje a Evol atende o mercado eletrodomésticos de luxo e a principal peculiaridade deste mercado é a exclusividade, os produtos precisam ter qualidade e diferenciais, é necessário um atendimento personalizado superando a expectativa do público, tudo com muita sofisticação.
Como esse mercado tem passado por esse momento turbulento causado em grande parte pela pandemia?
Felizmente o mercado de luxo foi um dos que menos sofreram com a pandemia, com as pessoas isoladas, acabaram olhando mais para dentro de casa e enxergaram coisas que poderiam mudar, apostando em reformas ou mudanças para casas maiores. Além disso, com restaurantes fechados, o ato de cozinhar para a família vira um evento e o espaço gourmet o protagonista como um ambiente para confraternização.
Quais os grandes pilares da Evol e que fazem a empresa ser líder desse mercado?
Buscamos sempre apoiar os nossos parceiros, que são as lojas revendedoras da marca, oferecendo disponibilidade de estoque, treinamentos, eventos e parceria com clubes de arquitetura. Hoje a Evol está em mais de 200 boutiques de eletrodomésticos em todo Brasil.
Como o entendimento dos desejos dos brasileiros foi fundamental para moldar os negócios da Evol?
Hoje podemos dizer que o que as churrasqueiras da Evol entregam praticidade, você poder fazer um churrasco em minutos, sem fuligem, com maior controle do calor e a possibilidade de diversas receitas, isso tudo alinhado com muito design, pois, a Evol tem a linha completa para o espaço gourmet.
O resultado de 2020 ficou dentro do esperado?
Sim, 2020 foi um ano muito positivo para a Evol, aumentamos o nosso portfólio de produtos para além da churrasqueira a gás e isso resultou em um crescimento de 91% em relação a 2019.
Quais as perspectivas para 2021?
Este ano continuamos aumentando o nosso portfólio de produtos, lançamos duas novas churrasqueiras a gás, Modena 28” e Amalfi e mais um modelo de coifa, Ômega. Além disso, no segundo semestre tivemos o redesign da nossa linha mais tradicional, as churrasqueiras design, que estão com um design lindo e robusto. E em relação a 2020 o crescimento da Evol em 2021 será de mais 67%.
Como o mercado imobiliário está ligado aos negócios da Evol?
Nosso produto é um produto que está diretamente ligado a uma obra ou reforma, porque é um produto de embutir, é necessário um nicho em pedras personalizado para a churrasqueira, o crescimento imobiliário é muito favorável para as vendas da Evol.
Em quais estados a empresa está tendo um melhor desempenho?
Nossa maior área de atuação no momento é São Paulo, com grande força no interior de São Paulo também, seguida pelos estados de Santa Catarina e Paraná.
Como a Evol lida com a inovação?
A Evol investe muito no desenvolvimento de produtos, buscamos sempre melhorar o nosso portfólio ouvindo feedback de clientes, eles têm participação ativa nas melhorias, por exemplo, a tampa das nossas churrasqueiras tem abertura de 105º, isso foi um feedback de um consumidor para melhor exaustão da fumaça. E para o ano que vem ainda temos mais novidades nos produtos.
Quais os próximos passos da empresa?
Os planos para 2022 são vários lançamentos de produtos, queremos atender totalmente o espaço gourmet, então teremos um lançamento de cooktop dominó em janeiro e mais algumas novidades.
Como a Evol pretende ser diferenciada e valorizada em seu mercado de atuação pelos próximos 5 anos?
A Evol é a marca referência em eletrodomésticos de luxo para o espaço gourmet e quer fazer isso com produtos de extrema qualidade, sofisticados, inovadores, tecnológicos.
Eder Fonseca é o publisher do Panorama Mercantil. Além de seu conteúdo original, o Panorama Mercantil oferece uma variedade de seções e recursos adicionais para enriquecer a experiência de seus leitores. Desde análises aprofundadas até cobertura de eventos e notícias agregadas de outros veículos em tempo real, o portal continua a fornecer uma visão abrangente e informada do mundo ao redor. Convidamos você a se juntar a nós nesta emocionante jornada informativa.
Dubai se destaca cada vez mais como um dos destinos mais desejados do mundo para…
A privatização das telecomunicações no Brasil foi um dos episódios mais marcantes da década de…
Frank Miller é um dos nomes mais importantes e influentes da história dos quadrinhos. Sua…
O estilo de vida nômade, em que pessoas optam por viver em constante movimento, sem…
Ernest Hemingway, um dos escritores mais icônicos do século XX, viveu uma vida marcada por…
Apostar em smartphones de gerações anteriores pode ser uma alternativa para quem busca economia sem…