Rafael Soares iniciou sua caminhada como vendedor de comida na praia e hoje é dono da Santa Carga, franquia que tem um faturamento de R$5 milhões. Antes de ser o empreendedor da Santa Carga, que desde que adotou o modelo de franquia em 2021 já tem 340 totens e mais de 150 franqueados, Rafael vendeu bolinho de aipim e sanduíche na praia, quase se tornou atleta profissional, abriu e faliu uma empresa de conserto de celulares e uma lan house, teve uma empresa de paintball e faliu antes mesmo de começar uma loja de açaí em Curaçau, no Caribe. Depois disso tudo, apostou em um bar e, por conta dele, nasceu a Santa Carga. “As métricas estão ficando cada vez mais assertivas, entregando ao anunciante números claros de exibição, perfil de público, dia e horários de maior fluxo e veiculação. Inclusive, nosso dados mostram que 88% das empresas que anunciam nos totens carregadores, registraram um aumento na procura pelos seus produtos e serviços em sua região. E nas regiões rurais, esse número salta para 92%, acredito que pelo fator “novidade” que o totem traz”. Ele ainda afirma: “A mídia out of home (OOH) tem se mostrado uma opção cada vez mais relevante para as campanhas publicitárias devido ao seu alcance e impacto visual. Passado o período pandêmico, as pessoas passaram a sair mais de casa, aumentando a exposição às campanhas OOH”.
Rafael, a mídia OOH passa por um bom momento?
A mídia out of home (OOH) tem se mostrado uma opção cada vez mais relevante para as campanhas publicitárias devido ao seu alcance e impacto visual. Passado o período pandêmico, as pessoas passaram a sair mais de casa, aumentando a exposição às campanhas OOH. Além disso, a tecnologia tem permitido a criação de ações cada vez mais criativas e interativas, o que tem aumentado a eficácia dessa mídia.
Quais os maiores desafios desse tipo de mídia na atual conjuntura?
Atualmente, os maiores desafios para a mídia out of home são:
Concorrência com outras mídias digitais: A popularidade crescente das mídias digitais, como a internet e a televisão, tem desafiado a eficácia da mídia out of home.
Mudanças nas tendências de consumo: A pandemia do Covid-19 trouxe mudanças significativas nas tendências de consumo, como aumento do comércio eletrônico e redução do tráfego nas ruas, afetando a eficácia da mídia out of home.
Impactos econômicos: A crise econômica que acompanhou a pandemia tem afetado os orçamentos de publicidade de muitas empresas, o que tem levado a reduções no investimento em mídia out of home.
Mudanças nas regulamentações: As regulamentações sobre a publicidade out of home variam de acordo com as regiões, e mudanças nas regulamentações podem afetar a eficácia da mídia out of home.
Como esses desafios têm sido superados pelas empresas de modo geral?
Com inovação tecnológica: A utilização de tecnologias avançadas, como tela LED e exibição digital, tem permitido que a mídia out of home seja mais atraente e eficaz, aumentando a atenção dos espectadores.
Integração com as mídias digitais: A integração da mídia out of home com as mídias digitais, como QR codes e campanhas de mídia social, tem permitido que as empresas alcancem seus públicos-alvo de maneira mais eficiente.
Otimização do investimento: A utilização de análises de dados e Inteligência Artificial para otimizar o investimento em mídia out of home tem permitido que as empresas alcancem seus públicos-alvo de maneira mais precisa e eficiente.
Adaptação às mudanças: A adaptação às mudanças nas tendências de consumo e regulamentações têm permitido que as empresas continuem a utilizar a mídia out of home de maneira eficaz.
Criação de campanhas criativas e personalizadas: A criação de campanhas criativas e personalizadas que sejam relevantes para o público-alvo e que gerem engajamento tem sido uma forma de superar os desafios da mídia out of home.
Muitos dizem que essa mídia vive uma grande revolução. Você classificaria esse movimento como de fato uma revolução ou seria uma evolução de anos e práticas anteriores?
Acredito que não é uma revolução, e sim uma evolução que anda de mãos dadas com o avanço tecnológico, principalmente dos novos formatos de telas LED, com uma maior atenção para as telas em 3D.
Quais as maiores vantagens em anunciar numa mídia OOH?
Podemos destacar o alto alcance que esse tipo de mídia pode trazer, isso porque, o anúncio em lugares de grande visibilidade e alta movimentação de pessoas, impacta muito os futuros clientes e consumidores. Hoje é possível fazer campanhas OOH com alto grau de segmentação, o que permite ao anunciante escolher, por exemplo, qual região que vai atuar, facilitando o contato entre empresa e cliente.
Existem desvantagens?
É pouco provável ter alguma desvantagem nesse tipo de anúncio, claro que sempre temos exceção. Por exemplo, como toda campanha, para definir antecipadamente os objetivos da ação, orçamento, períodos de veiculação é preciso ter um bom planejamento, público-alvo, métricas de out-of-home, tipo de campanha que precisa e acima de tudo, seu próprio negócio.
Quais os principais formatos da mídia OOH atualmente?
Vai desde outdoors e painéis, mobile, mídia interativa que são: vídeos, sites, aplicativos e Realidade Virtual.
Como foi o movimento do mercado de mídia OOH em 2022?
Foi um movimento de crescimento devido à demanda reprimida causada pela pandemia do Covid-19 no ano anterior. Grandes inovações que estavam sendo desenvolvidas em 2020 foram lançadas em 2022 com a queda das restrições sanitárias nas cidades.
A pandemia afetou esse setor em que pontos?
A pandemia de Covid-19 afetou significativamente o mercado de mídia out of home, pois, muitos dos locais onde essas mídias são exibidas, como shoppings, transportes públicos e eventos ao ar livre, foram fechados ou tiveram suas atividades significativamente reduzidas devido às restrições de distanciamento social. Isso resultou em menos pessoas vendo essas mídias e, consequentemente, em menos receita para as empresas de mídia.
Como medir a precisão e a assertividade de uma mensagem nessa mídia?
As métricas estão ficando cada vez mais assertivas, entregando ao anunciante números claros de exibição, perfil de público, dia e horários de maior fluxo e veiculação. Inclusive, nosso dados mostram que 88% das empresas que anunciam nos totens carregadores, registraram um aumento na procura pelos seus produtos e serviços em sua região. E nas regiões rurais, esse número salta para 92%, acredito que pelo fator “novidade” que o totem traz.
Como vislumbra 2023 para esse setor?
A mídia OOH é um mercado considerado sub-penetrado no Brasil, ou seja, ainda tem muito espaço para crescer e um crescimento considerável será nos anúncios em totens que oferecem algum tipo de serviço ou benefício ao usuário.
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