Ao longo dos últimos dois anos, no período da pandemia, a DNA Conteúdo, uma consultoria de experiências educacionais corporativas para grandes empresas, observou uma demanda reprimida por vídeos curtos e também do cotidiano, de baixa e média complexidade, editados de forma rápida. Era a oportunidade de criar uma segunda frente de negócios, a Moov.me, que teria como diferenciais, o baixo custo e a velocidade na entrega do serviço de vídeos editados. A plataforma Moov.me pretende ser a “Uber” do serviço de edição de vídeos curtos, ligando os empresários a uma rede de profissionais qualificados. Através do site, as empresas vão contratar um número predeterminado de horas de trabalho da Moov.me para montagem desses vídeos de baixa e média complexidade. “Temos expertise e uma equipe de profissionais super qualificada e queremos apoiar e potencializar o crescimento digital dos nossos clientes, por meio da edição de vídeos mais profissionais”, declara o CEO da DNA Conteúdo, Eduardo Mitelman. Ele ainda diz: “A DNA Conteúdo é responsável pela produção dos treinamentos digitais das maiores empresas do Brasil. Atuamos dentro das universidades corporativas, como, por exemplo: Renner, Santander, Heineken, Deloitte, GPA, BRF, Albert Einstein, Carrefour, Bradesco, entre outros. Nosso objetivo é fazer com que essas empresas consigam treinar e capacitar seus colaboradores da forma mais eficaz e potente possível”.
Eduardo, vamos falar um pouco sobre a DNA Conteúdo. Como ela está operando hoje em seu mercado de atuação?
Fundada em 2019, hoje a DNA Conteúdo é uma idealizadora de escolas e treinamentos educacionais digitais. Somos especializados em Edutainment, isto é, unimos “educação + entretenimento” em nossos conteúdos de ensino, gerando impacto e alta taxa de retenção dos alunos. O que é somente um conceito nas outras empresas que fornecem soluções em educação corporativa hoje no Brasil, na DNA conseguimos materializar efetivamente em nossas soluções.
A DNA Conteúdo é responsável pela produção dos treinamentos digitais das maiores empresas do Brasil. Atuamos dentro das universidades corporativas, como, por exemplo: Renner, Santander, Heineken, Deloitte, GPA, BRF, Albert Einstein, Carrefour, Bradesco, entre outros. Nosso objetivo é fazer com que essas empresas consigam treinar e capacitar seus colaboradores da forma mais eficaz e potente possível. Já não é novidade que para uma empresa continuar crescendo, precisa ter bons colaboradores, e bons colaboradores precisam de treinamentos eficientes. Nosso modelo de negócio é bem parecido com o de uma agência de propaganda (Fee mensal) aliado a uma consultoria em soluções de educação corporativa.
Quais os principais pilares da consultoria?
Gente + Engajamento + Resultado (carreira profissional para a Pessoa e negócio para a Empresa). Desenhamos soluções educacionais multimídia totalmente centradas no usuário, capazes de atrair e reter a atenção das pessoas de forma eficiente, significativa e (por que não?) inspiradora.
Em 2021, a empresa cresceu 47%. Quais foram os grandes catalisadores desse bom número?
Nossa tese de negócio é o Edutainment. Somos reconhecidos no mercado por esse diferencial. Fazemos conteúdo educacional digital de alta qualidade e, portanto, geramos resultados bastante positivos em nossos treinamentos. Acredito que esse foi um dos principais motivos para o crescimento da empresa. No ano de 2020, conseguimos entrar em grandes empresas, e em 2021 foi o ano de crescer nesses clientes, nos consolidando como principal parceiro à frente das maiores universidades corporativas do Brasil.
Como a empresa passou pelos momentos mais críticos da pandemia?
Na verdade, a pandemia para nós foi um momento de muito crescimento. Como todos estavam presos dentro de casa, o formato online virou praticamente a única solução de treinamento ou cursos. As universidades, tanto corporativas, quanto B2C, precisavam transformar seus conteúdos presenciais em digital ou perdiam sua função. A DNA entrou justamente nessa fase, digitalizando e criando todos os conteúdos educacionais digitais dos nossos parceiros.
Durante esse momento crítico surgiu a Moov.me. Como isso se deu?
A Moov.me surgiu através de uma necessidade de um grande parceiro nosso. A empresa não podia ficar sem produzir treinamentos, principalmente em vídeo, mesmo com todos trancados dentro de casa. Com esse cenário, montamos um “kit de filmagem básico” e todo um processo remoto, para que os próprios colaboradores da empresa pudessem gravar seus vídeos/treinamentos dentro de suas casas.
Disponibilizamos uma plataforma para que eles colocassem todo esse material gravado para que nossos editores pudessem editá-los.
O processo funcionou perfeitamente, em pouco tempo, vários outros clientes da DNA estavam usando. A partir daí, entendemos que poderíamos lançar esse serviço como um produto separado da DNA Conteúdo. A Moov.me é a criadora de uma nova tendência no mercado: Video As A Service (VAAS).
Quais os grandes diferenciais da Moov.me?
Pelo site da Moov.me, empresas podem contratar um número pré-determinado de horas de vídeos. Em até 72 horas o vídeo fica pronto para uma primeira avaliação. O alvo são empresas de pequeno e médio porte sem um grande orçamento à disposição para incursões no audiovisual. É possível contratar um plano mensal por 7.200 reais, com direito a até 15 minutos de um vídeo finalizado e com legendas para redes sociais. O objetivo é ganhar escala no público PME.
Como as empresas de pequeno e médio porte estão abraçando a Moov.me?
Toda empresa, principalmente aquelas que vendem para o consumidor final, precisam cada vez mais investir na sua comunicação digital. As pequenas empresas possuem uma dificuldade ainda maior: como administrar o tempo e atividade dos fundadores ao longo do dia?
Geralmente, essas pequenas empresas, possuem pouco ou nenhum funcionário, ficando tudo sob responsabilidade dos fundadores. Portanto, poder terceirizar certas atividades é fundamental para a saúde do negócio e do sócio.
Este é um dos cenários que a Moov.me entra. Somos a área audiovisual do pequeno empresário! No momento que ele assina a Moov.me, não precisa mais se preocupar com as produções audiovisuais da sua empresa. É como se ele estivesse criando uma área de produção de conteúdo, porém, terceirizada.
Além de pequenas e médias empresas, quem está se beneficiando com esse serviço?
Grandes empresas, que precisam constantemente de vídeos com rapidez, baixo custo e qualidade mais profissional. Estamos também com algumas conversas interessantes com influenciadores, que precisam de conteúdos diários em vídeo.
Qual seria o maior foco da Moov.me atualmente?
Descomplicar a produção de vídeo de baixa e média complexidade. Hoje, toda empresa precisa estar constantemente se comunicando com seus clientes ou colaboradores, não importa o tamanho que tenha. Sabemos que o melhor formato de comunicação dentro do ambiente digital é o vídeo. Portanto, queremos ser uma empresa que resolva essa questão, dando todo o suporte, baixo valor de investimento, qualidade de entrega final e escalabilidade para produção de vídeos.
Por que a Moov.me pode ser considerada uma solução definitiva para o público alvo da plataforma?
Principalmente pelo baixo custo e agilidade da nossa plataforma, se comparado com a contratação do trabalho de uma agência de audiovisual ou mesmo da busca por um freela. Em ambos os casos, o custo é bem elevado, se comparado com os planos da Moov.me. Hoje, para fazer vídeo, uma empresa precisa contratar uma produtora = Alto custo e processo burocráticos ou contratar um freelancer = Preço baixo, porém, falta previsibilidade com alta demanda e pouca segurança da informação, ou processos.
O que você vislumbra tanto para a DNA Conteúdo quanto para a Moov.me ainda em 2022?
O objetivo é crescer 80% este ano. Grande parte desse crescimento está na Moov.me. Atualmente, já estamos com uma operação bastante sólida e contamos com cinco grandes clientes e mais três PME – Não tivemos nenhuma taxa de rescisão dos contratos.
O objetivo é crescer no mínimo 80% este ano. Atualmente, em uma ponta, estamos com grandes clientes (500 maiores empresas do Brasil) no portfólio e também com algumas PME, principalmente startups que receberam um alto valor de aporte e precisam crescer rápido.
Eder Fonseca é o publisher do Panorama Mercantil. Além de seu conteúdo original, o Panorama Mercantil oferece uma variedade de seções e recursos adicionais para enriquecer a experiência de seus leitores. Desde análises aprofundadas até cobertura de eventos e notícias agregadas de outros veículos em tempo real, o portal continua a fornecer uma visão abrangente e informada do mundo ao redor. Convidamos você a se juntar a nós nesta emocionante jornada informativa.
A queda de Bashar al-Assad marca um dos eventos mais significativos da história contemporânea do…
O setor agrícola do Brasil está passando por mudanças significativas à medida que o dinheiro…
A Guerra do Contestado (1912–1916) é um dos episódios mais significativos e complexos da história…
Poucos criadores na história da televisão podem reivindicar um impacto cultural tão duradouro quanto Marta…
A Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP) é um marco na história…
A presença feminina na política sempre foi marcada por desafios históricos, sociais e culturais. Durante…