Categories: Sob a Superfície

Os 12 passos dos Sexaholics Anonymous (SA)

Compartilhe este conteúdo com seus amigos. Desde já obrigado!

Os Sexaholics Anonymous (SA) são uma irmandade de homens e mulheres que compartilham sua experiência, força e esperança para resolver seu problema com sexo e amor de forma compulsiva. Inspirados nos Alcoólicos Anônimos (AA), eles adotam os 12 Passos como um caminho de recuperação. Este guia explora cada um desses passos, oferecendo insights sobre seu significado e aplicação.

Admitimos que éramos impotentes perante o sexo — que tínhamos perdido o domínio sobre nossas vidas.

O primeiro passo é reconhecer a própria impotência perante o comportamento sexual compulsivo. Isso envolve aceitar que a pessoa não tem controle sobre seus impulsos sexuais e que isso está afetando negativamente sua vida. Muitas vezes, é um momento de grande humildade e honestidade consigo mesmo.

Acreditamos que um Poder superior a nós mesmos poderia devolver-nos à sanidade.

O segundo passo introduz a ideia de um poder superior, o qual pode variar conforme a crença pessoal de cada membro. Para alguns, é uma entidade religiosa tradicional; para outros, pode ser a força do grupo ou a própria ideia de recuperação. Esse passo enfatiza a necessidade de buscar ajuda além das próprias capacidades.

Decidimos entregar nossa vontade e nossa vida aos cuidados de Deus, na forma em que O concebíamos.

Entregar-se ao cuidado de um poder superior marca o terceiro passo. É uma decisão consciente de confiar na orientação divina ou no suporte espiritual para orientar as decisões e comportamentos relacionados ao sexo. Esse passo reflete um compromisso profundo com a espiritualidade e a rendição ao processo de cura.

Fizemos minucioso e destemido inventário moral de nós mesmos.

O quarto passo envolve um inventário detalhado e honesto de todos os aspectos da vida do indivíduo, especialmente aqueles relacionados ao comportamento sexual compulsivo. Isso inclui examinar padrões de pensamento, comportamento e suas consequências. É um processo desafiador, mas fundamental para o crescimento pessoal e a autoconsciência.

Admitimos perante Deus, perante nós mesmos e perante outro ser humano, a natureza exata de nossas falhas.

No quinto passo, o membro do SA compartilha abertamente o resultado de seu inventário moral com um poder superior, consigo mesmo e com outro ser humano. Isso promove a responsabilidade pessoal e a aceitação das próprias imperfeições. A confissão e a transparência são essenciais para o processo de cura.

Estivemos inteiramente dispostos a deixar que Deus removesse todos esses defeitos de caráter.

O sexto passo envolve estar pronto para permitir que o poder superior remova os defeitos de caráter identificados no inventário moral. Isso requer humildade e fé na capacidade de mudança e transformação pessoal. É um momento de entrega e abertura para receber orientação espiritual.

Humildemente pedimos a Ele que removesse nossos defeitos.

No sétimo passo, o membro do SA faz uma prece ou um pedido formal ao poder superior para remover seus defeitos de caráter. É um ato de rendição e confiança na orientação espiritual. Esse passo enfatiza a importância da e da persistência na jornada de recuperação.

Fizemos uma relação de todas as pessoas a quem tínhamos prejudicado e nos dispusemos a reparar os danos a elas causados.

O oitavo passo envolve fazer uma lista de todas as pessoas afetadas pelo comportamento sexual compulsivo e estiveram sujeitas a danos. O objetivo é preparar-se para fazer as reparações necessárias, reconhecendo o impacto negativo que suas ações tiveram sobre os outros. Isso promove a responsabilidade e a consciência das consequências do comportamento.

Fizemos reparações diretas a tais pessoas, sempre que possível, exceto quando fazê-lo pudesse prejudicá-las ou a outros.

No nono passo, o membro do SA procura fazer reparações diretas aos indivíduos prejudicados, sempre que isso for possível e apropriado. Isso pode envolver pedidos de desculpas, compensações ou outras ações que ajudem a reparar os danos causados. Esse passo promove a integridade e o perdão mútuo.

Continuamos fazendo o inventário pessoal e, quando estávamos errados, nós o admitíamos prontamente.

O décimo passo é um compromisso contínuo com o autoexame honesto e a prontidão em admitir erros. Os membros do SA praticam regularmente a reflexão sobre seus pensamentos e ações, buscando manter um comportamento responsável e ético. Esse passo incentiva a vigilância constante e o crescimento pessoal contínuo.

Procuramos, através da prece e da meditação, melhorar nosso contato consciente com Deus, na forma em que O concebíamos, rogando apenas o conhecimento de Sua vontade em relação a nós, e forças para realizar essa vontade.

No décimo primeiro passo, os membros do SA buscam fortalecer sua conexão espiritual através da oração e da meditação. Isso ajuda a desenvolver uma compreensão mais profunda do poder superior e a buscar orientação para viver de acordo com sua vontade. Esse passo promove a espiritualidade e a sabedoria interior.

Tendo experimentado um despertar espiritual como resultado destes passos, procuramos transmitir esta mensagem aos sexahólicos e praticar estes princípios em todas as nossas atividades.

O décimo segundo passo celebra o despertar espiritual alcançado através do programa dos 12 Passos. Os membros do SA são encorajados a compartilhar sua experiência com outros que sofrem do mesmo problema e a viver de acordo com os princípios do programa em todas as áreas de suas vidas. Isso promove a recuperação contínua e a solidariedade dentro da comunidade.

Apoio para a compulsão

Os 12 Passos dos Sexaholics Anonymous oferecem um caminho estruturado e espiritual para a recuperação do comportamento sexual compulsivo. Cada passo é uma jornada de autoconhecimento, responsabilidade pessoal e crescimento espiritual. Ao seguir esses passos, os membros do SA encontram apoio, orientação e a possibilidade de uma vida livre do sofrimento causado pela adição ao sexo.


Compartilhe este conteúdo com seus amigos. Desde já obrigado!
Espaço Publicitário:

Recent Posts

Stephen King: e se não fosse ‘santa’ Tabitha?

Stephen King é uma das figuras mais reconhecidas da literatura contemporânea, autor de best-sellers e…

1 hora ago

Oportunidade para adquirir Cervejaria Malta

A Cervejaria Malta, localizada em Assis, interior de São Paulo, foi uma das pioneiras no…

7 horas ago

Elize Matsunaga: Yoki, caça e um esquartejo

A história de Elize Matsunaga é uma das mais chocantes do Brasil, envolvendo traição, luxúria,…

13 horas ago

Tipos de sonhos e significados: o que seu subconsciente diz?

Os sonhos sempre intrigaram a humanidade. Ao longo dos séculos, eles têm sido vistos como…

17 horas ago

Keith Haring: talento nato e um fim prematuro

Keith Haring foi um dos artistas mais icônicos da década de 1980. Seu trabalho, vibrante…

19 horas ago

Roleta para iniciantes: qual é a melhor?

Ao longo do longo período de sua existência, surgiram muitas variedades de roleta. Um grande…

23 horas ago