O universo da moda se renova com frequência e para as noivas isso não poderia ser diferente. Todo ano novas tendências fazem parte das mais renomadas coleções de estilistas do mundo inteiro, ditando o que será usado pela maioria das mulheres no dia de seus casamentos.
A estilista de vestidos de noiva Flayza Vieira, que produz peças exclusivas feitas por encomenda para cada mulher, acredita que o trabalho em detalhes no próprio tecido dos vestidos é uma tendência forte para 2023. “Além do uso do tule, a escolha pelo tomara que caia e o foco no volume das peças, veremos mais esculturas nos vestidos, mais detalhes feitos com o próprio tecido, diminuindo o uso da renda como um artifício”, relata.
Embora opções mais modernas e diferentes sejam pautadas pelas noivas, o vestido de casamento branco ainda é líder em todas as buscas. “Nos últimos anos a procura por vestidos floridos ou com cores diferentes aumentou consideravelmente. No entanto, ainda assim, os vestidos brancos e mais tradicionais seguem sendo os de maior desejo por parte das noivas”, revela a estilista.
Flayza alerta sobre as decisões adequadas na hora de escolher os decotes. “O decote nas costas está em alta porque é um diferencial elegante e sensual. É a cara da mulher brasileira. Por outro lado, o decote frontal depende de onde será realizada a cerimônia. Um casamento na igreja, por exemplo, pede um pouco de cuidado nesse sentido”, pontua.
Os detalhes da peça vão ser moldados de acordo com a personalidade das noivas. “Depende do estilo dela, do que ela usa no próprio dia a dia. Como estilista, costumo analisar esse perfil e ver o que ela já está usando. Se é uma noiva cheia de acessórios, com a roupa casual com muitos detalhes, é nítido pra mim que ela vai querer detalhes feitos com renda e bordado. Por outro lado, se uma noiva está com uma vestimenta mais minimalista, ela vai preferir um tecido mais clean”, sugere.
De acordo com a estilista, 2023 trará uma mescla entre vestidos glamurosos e minimalistas. “Acredito que a modelagem será repleta de glamour, porém, com tecidos trabalhados de uma forma mais simples. Os estilistas terão maior liberdade criativa para criar volumes com o próprio tecido, desenvolvendo peças que podem ser inovadoras. O uso de renda irá diminuir, principalmente pelos problemas com a exportação desse tipo de material. Por outro lado, o bordado produzido no Brasil é de altíssima qualidade e continuará sendo escolhido por algumas noivas”, projeta.
A pandemia aumentou uma tendência que já estava em crescimento, que são os casamentos em espaços abertos. “Isso abriu um leque de possibilidades. As pessoas começaram a ver com bons olhos esse tipo de casamento e acho que é um movimento sem volta. As cerimônias realizadas em igrejas diminuíram muito, enquanto casar no campo e na praia se tornou prática comum. Isso também atinge a escolha de vestidos, que seguem uma linha mais leve, com florais e apliques bordados”, pontua.
Para Flayza Vieira, quando o assunto é vestidos de noiva, não existem tendências que saem de moda. “Casar é um sonho. Então a questão é se adaptar ao que aquela mulher sempre sonhou, independente do design que ela quer aplicar no vestido que irá usar nesse dia tão importante”, finaliza.
Sobre Flayza Vieira:
Apaixonada pelo universo do casamento e pela moda, Flayza Vieira teve seu talento descoberto aos cinco anos de idade, quando desenhava e fazia roupas para as bonecas e sua avó a ajudava com a máquina de costura. Considera-se uma ferramenta da mulher que a procura e desenvolve o vestido de acordo com o biótipo e o estilo de cada uma. Adora ouvir as suas histórias, pois por meio delas adiciona um significado para o vestido tão especial. Ama o universo do casamento por considerá-lo um dos dias mais importantes para a mulher.
Sobre o Atelier Flayza Vieira Couture:
Localizado em São Paulo, desenvolve vestidos de noiva sob medida, totalmente exclusivos e feitos para expressar verdadeiramente a essência da noiva, pois acredita na individualidade de cada mulher. Por esse motivo, trabalha com peças únicas, feitas com técnicas de alta costura e tecidos nobres.
*Com participação da jornalista Carolina Lara.
Eder Fonseca é o publisher do Panorama Mercantil. Além de seu conteúdo original, o Panorama Mercantil oferece uma variedade de seções e recursos adicionais para enriquecer a experiência de seus leitores. Desde análises aprofundadas até cobertura de eventos e notícias agregadas de outros veículos em tempo real, o portal continua a fornecer uma visão abrangente e informada do mundo ao redor. Convidamos você a se juntar a nós nesta emocionante jornada informativa.
A queda de Bashar al-Assad marca um dos eventos mais significativos da história contemporânea do…
O setor agrícola do Brasil está passando por mudanças significativas à medida que o dinheiro…
A Guerra do Contestado (1912–1916) é um dos episódios mais significativos e complexos da história…
Poucos criadores na história da televisão podem reivindicar um impacto cultural tão duradouro quanto Marta…
A Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP) é um marco na história…
A presença feminina na política sempre foi marcada por desafios históricos, sociais e culturais. Durante…